os sete chakras

Guia dos Chakras: O que São, Como Funcionam e Exercícios de Alinhamento

Os Chakras são centros de força (vórtices energéticos) que apresentam-se em forma de círculos (chakra = roda, em sânscrito) e vibram o tempo todo. Existem milhares em todo o corpo, porém, vamos nos ater nos sete principais, já que regem as principais partes do nosso corpo.

Tudo no Universo é Energia

Tudo no Universo é energia e possui uma determinada frequência vibratória.

O corpo físico é matéria, então, é energia. O planeta Terra é composto de energia condensada, da mesma forma que a natureza, os animais e tudo o que o homem criou. Há energia dentro e fora do planeta.

Para o físico e cientista Nicolas Tesla, para descobrir e entender os segredos do Universo, tem-se que pensar em termos de energia, vibração e frequência.

Ao estudar o universo, Tesla descobriu que o Universo inteiro é composto de energias que originam a matéria. Outros cientistas também puderam observar que no interior dos átomos não existe matéria, mas sim apenas padrões vibracionais. Esse é o fundamento da Física Quântica.

A definição de vibração é:

“É qualquer movimento que se repete, regular ou irregularmente, dentro de um intervalo de tempo; ou o movimento de um ponto oscilando em torno de um ponto de referência. A amplitude do movimento é indicada em milímetros ou polegadas. O número de vezes que ocorre o movimento completo em determinado tempo é chamado de frequência, em geral, indicada em Hertz.”

Uma ampliação do conceito de vibração poderia ser descrito como uma característica especial das ondas, que lhe fornece uma identidade ou uma finalidade.

Nesse contexto, energia é tudo o que vibra, como a luz, o som, a água, os raios solares etc. E tudo o que enxergamos é composto por energia condensada, ou matéria.

Todos os seres vivos necessitam de energia vital (chi, ki, prana, bioenergia…) para que se mantenham vivos. Essa energia é obtida da luz solar, da água, das plantas, do ar, dos alimentos, da terra.

universo energia

Os Centros de Força – Os Chakras

Muitos estudos ainda de milhares de anos atrás, mostraram a existência de diversos pontos energéticos no corpo, com a comprovação científica mais recente de que são responsáveis por determinadas áreas do corpo, resultando em harmonia quando há um fluxo de energia equilibrado em todos eles. E, ao contrário, demandam falta de harmonia quando não há um fluxo equilibrado da energia.

Entende-se que o corpo humano é uma rede complexa de energia. Cada ser possui um campo magnético que o diferencia dos outros seres.

Esses centros de força (vórtices energéticos) são chamados de Chakras, que apresentam-se em forma de círculos (chakra = roda, em sânscrito) e vibram o tempo todo. Existem milhares em todo o corpo, porém, vamos nos ater nos sete principais, já que regem as principais partes do nosso corpo.

Esses sete chakras encontram-se ao longo da coluna vertebral e localizam-se no chamado Corpo Etérico ou Duplo Etérico (corpo sutil). E apresentam uma função importante na manutenção da saúde vital nos aspectos físico, mental, emocional e espiritual de todos os seres. Os Chakras, também, são influenciados pelos pensamentos e sentimentos que geramos, ou seja, representam nossa vibração tanto física quanto mental.

Esse sistema energético fantástico liga-se ao Universo multidimensional e favorece a comunicação e a expressão dos aspectos emocionais e espirituais.

Os Chakras se desequilibram com os excessos, ou com a falta. Assim, relacionam-se à energias Yin e Yang, sendo Yin a energia do recesso, do descanso e da não-ação; e Yang a energia do excesso, da atividade e da ação.

Dessa forma, quando um dos Chakras está em desequilíbrio ou bloqueado, interfere diretamente no funcionamento do corpo em qualquer de seus âmbitos. O alinhamento dos Chakras e o fluxo energético desimpedido resultam em uma vida saudável, alegre, com bem estar e conectada com o divino.

E, para mudar crenças, pensamentos e atitudes é essencial que conheçamos bem os nossos chakras. Porque é somente assim que conseguiremos o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual, de forma a reencontrarmos a harmonia que habita dentro de nós (e que acabamos esquecendo disso).

Sem os Chakras não haveria a vida e nem a expressão da consciência.

Todas as células de nosso corpo são nutridas pela energia vital que chega através dos Chakras, onde recebem e liberam energia constantemente. Essa troca energética é responsável pelo nascimento e desenvolvimento de todos os seres, sendo que quando não ocorrerem mais, o corpo físico morre juntamente com todas as células.

Todos os Chakras desempenham importantes papéis no corpo, mas alguns apresentam funções primordiais. Assim, existem os Chakras primários e os secundários (não estão associados às glândulas endócrinas).

Os 7 Principais Chakras

Nomeando de baixo para cima os sete principais Chakras temos: Básico, Umbilical (Sacral ou Sexual), Plexo Solar, Cardíaco, Laríngeo, Frontal (ou Terceiro Olho) e Coronário.

Todos eles estão ligados ao sistema endócrino do corpo humano e cada um deles está associado a uma glândula específica.

Aqui vamos nos basear nos estudos dos hindus e da medicina ayurvédica, que há cerca de 10 mil anos estudam os Chakras. Por eles os Chakras são representados com flores-de-lótus e com quantidade diferentes de pétalas, onde quanto mais sutil o chakra, mais pétalas apresenta, com exceção do Chakra Frontal.

De acordo com princípios da espiritualidade, cada Chakra traz uma missão que deve ser cumprida pelo homem. E a vibração de cada Chakra pode indicar o estado de bem estar,  saúde e fluidez de determinada parte do corpo da pessoa ou de alguma área de sua vida. Se o Chakra está com uma vibração acelerada, em excesso, fala-se que está hiperativo; quando o Chakra está vibrando menos que o normal, está hipoativo. Ambas as situações traduzem um desequilíbrio.

Os hindus relacionaram, também, os Sete Chakras às cores do arco-íris.

Aprenda a acalmar os ventos da tua mente e desfrutará de uma grande paz interior. (Romez Sasson)

os sete chakras

CHAKRA BÁSICO (1° CHAKRA)

primeiro chakraÉ chamado, também, de Muladhara (“suporte”, “fundamento”, em sânscrito) pelos hindus. Localiza-se na região do períneo, entre o ânus e os órgãos genitais, na base da coluna (região do cóccix).

Está relacionado à glândula suprarrenal, que possui entre suas funções, a regulação das reações do corpo ao estresse, já que é responsável pela liberação do hormônio adrenalina no sangue diante de situações de decisão ou perigo em nossa vida.

Como também, a função de cuidar da sobrevivência e às necessidades básicas (comer, beber, dormir, sexo e abrigo).

Possui sua abertura para a terra (para baixo). Este Chakra absorve a energia telúrica e está ligado à energia sexual, conectado à força de ancoramento e de ação, sendo que fornece um estímulo direto à energia do corpo e à circulação sangüinea.

Assim, é ligado à terra, regendo os órgãos e componentes que fornecem estrutura ao corpo (como os músculos, ossos, coluna vertebral etc), as pernas e os pés. Com isso, o Chakra Básico propicia um suporte para que o indivíduo viva no plano terrestre, já que favorece a conexão com a terra, que é a existência do ser.

Então, segurança é um aspecto desse Chakra, para manter a pessoa focada e estruturada.

Pessoas que apresentam depressão, pessoas apegadas a bens materiais, ou acumuladoras, que têm o intestino preso, muito provavelmente, expressam um desequilíbrio deste Chakra.

O Chakra Básico, também, está relacionado à forma como a pessoa conduz a sua vida financeira, como expressa seus medos e cuida do corpo.

Quando o Chakra Básico está em equilíbrio, a pessoa apresenta boa saúde e prosperidade na vida. Este Chakra tem a função de ancorar o espírito e de manter o indivíduo em constante equilíbrio em relação ao planeta Terra.

Qualidades e atributos

  • Qualidades: estabilidade, segurança, paciência, estrutura e capacidade de manifestar seus sonhos.
  • Problemas relacionados: agitação, pouca vitalidade física, excesso ou falta de sono.
  • Idade de ressonância: concepção aos 7.
  • Atividades físicas: yoga, corridas, caminhadas (descalço é melhor), exercícios de quadril e dança.
  • Atividades espirituais: ter a percepção da beleza e da perfeição do mundo natural.
  • Elemento de origem: Terra.
  • Metal: chumbo.
  • Planeta: Saturno.
  • Óleos essenciais: sândalo, canela, gengibre, manjericão, tomilho, alho.
  • Planta: sálvia (opção de chá: dente de leão).
  • Pedras mais usadas: rubi, turmalina preta, ônix, hematita, jaspe vermelha, quartzo fumê, granada vermelha, magnetita.
  • Cor: vermelho.
  • Mantra: LAM.

Aspectos do Sistema Solar: Terra e Saturno

Associação Astrológica: Capricórnio.

Lição espiritual: Serviço.

Afirmações para se conectar com o Chakra Básico

  • Vivo minha integridade com amor e estou conectado à vida em toda sua glória e alegria.
  • Estou aberto ao espírito de vida que me leva além dos meus limites a um espaço superior e mais criativo.
  • Sou grato por todas as oportunidades de crescimento e desenvolvimento que surgiram em meu caminho.
  • Amo a vida e suas nuances que me fortalecem.
  • Sou grato pelos desafios que muito me ensinaram, principalmente, a entender quem realmente eu sou.

CHAKRA UMBILICAL,  SEXUAL OU SACRAL (2° CHAKRA)

segundo chakraChamado pelos hindus de Swadhisthana (“cidade do prazer” em sânscrito). Localiza-se na região do baixo ventre.

Está ligado fisicamente às gônadas, nos homens, e aos ovários, nas mulheres, assim como, à energia feminina, ao útero materno, à gravidez e à procriação (indica criação de diversas coisas, como projetos profissionais e pessoais).

Este Chakra é regido pela Lua, portanto, expressa o vínculo estreito com o feminino, a sexualidade, a maternidade e a criação; assim como, também é regido pelo elemento Água, que relaciona-se ao líquido amniótico, à maternidade, ao amor próprio, à autoestima e às relações interpessoais.

O Chakra Umbilical ou Sexual é responsável pela reprodução e pelo controle de líquidos por todo o corpo humano. Energiza toda a parte genital e urinária, facilitando, também, a filtragem e circulação de líquidos nos rins, assim como, as excreções do corpo.

Também, é responsável pelo desejo sexual, onde quando apresenta-se hiperativo pode despertar um desejo sexual exagerado e outros tipos de compulsões. E, quando está bloqueado, pode causar impotência, tristeza, desânimo, problemas de relacionamento, confusão, culpas, medo, ciúme, inveja, falta de objetivos, desejo de possuir (apego) e baixa autoestima.

Este Chakra representa o corpo emocional.

Quando o Chakra Umbilical encontra-se em equilíbrio, estimula o bom funcionamento dos outros Chakras colaborando no despertar da Kundalini. O indivíduo apresenta, também, uma autoestima mais elevada, conseguindo absorver as melhores sensações, aproveitando e apreciando os melhores prazeres da vida em sua simplicidade.

Qualidades e atributos

  • Qualidades: bem estar, prazer, sensualidade, sexualidade, abundância.
  • Problemas relacionados: disfunções no aparelho reprodutor, rins e bexiga. Pode acarretar, também, aumento de peso, diminuição do desejo sexual, da alegria e da criatividade.
  • Idade de ressonância: 7 – 14.
  • Atividades físicas: exercícios na água, esportes aquáticos e danças que explorem os movimentos de quadris.
  • Atividades espirituais: meditação, jejum, celibato.
  • Elemento de origem: Água.
  • Metal: estanho.
  • Planeta: Mercúrio.
  • Óleos essenciais: flor de laranjeira, canela, ylang-ylang, jasmim, néroli, gardênia, toranja (grapefruit).
  • Planta: jasmim (opção de chá: calêndula).
  • Pedras mais usadas: coral, granada, jaspe, ágata de fogo, cornalina, olho-de-tigre, calcita laranja, ônix, ágata marrom-alaranjada, opala de fogo, âmbar.
  • Cor: laranja.
  • Mantra: VAM.

Aspecto do Sistema Solar: Júpiter.

Associações Astrológicas: Câncer e Escorpião.

Lição Espiritual: Paz e Sabedoria.

Afirmações para se conectar ao Chakra Umbilical (Sacral, Sexual)

  • Amo quem sou, exatamente como sou, honro o meu corpo e me trato respeitosamente.
  • Sou um ser de luz e me abro para a alegria suprema.
  • Curo qualquer condição quanto a saúde de meu corpo, buscando equilíbrio e regeneração.
  • Sou grato pelo prazer, criatividade e abundância recebidos em cada respiração que faço.
  • Estou alinhado com a bondade, a alegria, a beleza e o amor que ressoam de minha alma.

CHAKRA PLEXO SOLAR (3° CHAKRA)

terceiro chakraÉ chamado de Manipura (em sânscrito, “cidade das jóias”) pelos hindus. Localiza-se acima do umbigo, na região do estômago e está relacionado ao pâncreas e ao baço.

O Chakra Plexo Solar relaciona-se ao poder pessoal, à vontade e à forma que a pessoa interage com a matéria; onde reside o ego do indivíduo.

É nesse Chakra que as emoções densas ficam represadas, como a raiva, tristeza, medo, angústia, mágoa, rancor, ansiedade.

Assim, este Chakra controla a região das vísceras, onde as emoções mais densas e viscerais se armazenam. É responsável pela absorção da energia dos alimentos e sua distribuição por todo o organismo.

É um Chakra muito facilmente afetado pela rotina dos indivíduos e, também,  sujeito ao desequilíbrio. Relaciona-se a disfunções de ordem gástrica e diabetes.

Entende-se que por todas as suas características é um Chakra que precisa ser olhado com atenção, tratado e harmonizado sempre que possível.

Representa o corpo mental.

Se estiver com excesso de energia pode gerar egoísmo, egocentrismo, prazeres imediatos, medo, ódio, fúria, dificuldade em digerir ou assimilar.

Quando esse Chakra está bloqueado, com pouca energia, o indivíduo apresenta enjoos, irritação, apatia, baixo magnetismo, falta de vontade de agir, insatisfação, medo, surtos de pânico possibilidade de doenças crônicas entre outros. Já, quando está harmonizado, fornece força, coragem e autoconfiança, um grande poder de realização e desejo de agir. Também, quando está saudável e com grande vitalidade, atua como um radar psíquico, onde sinaliza quando há energias espirituais intrusas no ambiente.

O Chakra Plexo Solar controla, assim, as atividades do indivíduo, seja pessoal ou profissional. Dessa forma, é muito importante a pessoa observar se suas atividades estão alinhadas com o seus objetivos e quais as ações para equilibrá-las.

Qualidades e atributos

  • Qualidades: autoestima, autovalor, confiança, poder pessoal, liberdade de escolha.
  • Problemas relacionados: distúrbios digestivos e gástricos, diabetes.
  • Idade de ressonância: 14 – 21.
  • Atividades físicas: esportes em geral; competições; caminhada; ciclismo; atividades e exercícios que exijam flexão da coluna vertebral; qi gong; executar atividades quaisquer das quais realmente gosta.
  • Atividades espirituais: psicoterapia, artes cênicas amadoras, programas de liderança, apreciação da solidão.
  • Elemento de origem: Fogo.
  • Metais: ferro e ouro.
  • Planeta: Sol.
  • Óleos essenciais: limão, bergamota, alecrim, cardamomo, laranja-doce, toranja (grapefruit), junípero, lavanda.
  • Planta: cravo.
  • Pedras mais usadas: citrino amarelo, calcita amarela, cristal com enxofre, topázio imperial, olho de tigre, calcita mel, âmbar.
  • Cor: amarelo.
  • Mantra: RAM.

Aspectos do Sistema Solar: Marte e o Sol.

Associações Astrológicas: Áries e Leão.

Lição Espiritual: Amor humano e divino.

Afirmações para se conectar ao Chakra Plexo Solar

  • Eu mereço o melhor e escolho o melhor para mim.
  • Eu escolho o bem, o amor, a luz, a paz e o poder imenso da vida.
  • Aceito o poder do meu ser para gerar saúde, amor, abundância e alegria em minha vida.
  • Sou digno de amor, bondade, sucesso e respeito, independente de minhas ações.
  • Exerço o desapego e sou valioso porque existo.

CHAKRA CARDÍACO (4° CHAKRA)

quarto chakraChamado pelos hindus de Anahata (em sânscrito, “câmara secreta do coração”). Localiza-se no centro do peito, próximo ao coração e está relacionado à glândula Timo, que atua junto ao armazenamento de um tipo especial de linfócito denominado como “células de memória”.

Estas células guardam  por anos ou pela vida toda a capacidade de reconhecer os agentes infecciosos, que anteriormente atacaram o organismo. Assim, se houver um novo ataque desses agentes, as células de memória passam a se  reproduzir para atuarem na defesa do corpo.

O Chakra Cardíaco é o centro do sistema energético humano e tem a função de energizar todo o sistema cardiorrespiratório e toda a energia do tórax. Representa o canal de expressão dos sentimentos, sendo considerado o centro do amor, onde relaciona-se, também, ao amor universal, ao equilíbrio, à compaixão e ao altruísmo. Na parte física, relaciona-se ao sistema imunológico e ao tato.

Este Chakra carrega a função de equilibrar as energias dos outros Chakras, uma vez que encontra-se no centro, ligando os três Chakras inferiores correlacionados à Terra, e os três Chakras superiores e mais sutis, associados ao plano espiritual. Aqui trata-se da conexão entre o Céu e a Terra, entre a espiritualidade e a matéria.

Nesse contexto, este Chakra representa o corpo astral.

Esse Chakra nos ancora à identidade que é o próprio amor.

Quando existe um desequilíbrio emocional, este Chakra fica bastante fragilizado. E se existir um bloqueio, o indivíduo sentirá angústia, tristeza, depressão, irritação, aperto no peito, por exemplo, e talvez seja excessivamente materialista e apegado à coisas, situações e pessoas.

Quando o Chakra Cardíaco é bem desenvolvido, em equilíbrio, torna-se um verdadeiro canal de amor, favorecendo a autoestima, o poder de percepção, a paz interior e o sentimento altruísta. Abre caminho para a consciência.

No âmbito físico, o bloqueio energético pode gerar medos e indicar necessidade de se livrar do ego;  infarto, distúrbios emocionais, taquicardia, sensação de opressão, e distúrbios respiratórios. Nas mulheres, pode colaborar para o desenvolvimento  do câncer de mama.

Qualidades e atributos

  • Qualidades: amor, unidade, paz, pureza, irmandade, inocência.
  • Problemas relacionados: distúrbios cardíacos e respiratórios, timidez e tristeza.
  • Idade de ressonância: 28 – 35.
  • Atividades físicas: meditação; yoga; massagem; toque de cura; caminhada; dança; atividades e exercícios que priorizem a respiração; e que tenham a companhia de pessoas das quais goste.
  • Atividades espirituais: aprender a amar a si mesmo primeiro e, depois, os outros; oração; canto; cura; atividades que propiciem a alegria.
  • Elemento de origem: Ar.
  • Metais: cobre e ouro.
  • Planeta: Vênus.
  • Óleos essenciais: gerânio, eucalipto, pinho, camomila romana, rosa, cravo, lírio-do-vale.
  • Plantas: rosa, cravo, lírio, dedaleira.
  • Pedras mais usadas: quartzo verde, turmalina verde, turmalina melancia, amazonita, quartzo rosa, esmeralda, diamante, peridoto, malaquita, ônix verde-maçã, hidenita maçã-verde, fluorita verde-mar, jade, rodocrosita, turmalina rosa, kunzita.
  • Cor: verde (nas questões do amor utiliza-se o rosa também).
  • Mantra: YAM.

Aspectos do Sistema Solar: Vênus e o Sol.

Associações Astrológicas: Libra e Touro.

Lição Espiritual: Amor e Irmandade.

Afirmações para se conectar ao Chakra Cardíaco

  • Minha essência é puro amor e a alegria preenche todo o meu ser.
  • Eu sou amor, eu sou paz, eu sou luz.
  • O amor de Deus me preenche e abre meu coração para a bondade, a compaixão, a gratidão e o perdão.
  • Ancoro meu coração na verdade, no amor, na alegria e na graça de Deus.
  • O amor tudo pode e tudo cura.

CHAKRA LARÍNGEO (5° CHAKRA)

quinta chakraTambém chamado pelos hindus de Vishuddha (“o purificador do sangue”, em sânscrito). Está localizado na região da garganta e relaciona-se à glândula Tireoide (e paratireoides). A Tireoide produz os hormônios T3 e T4 e, também, tem a função de filtrar o sangue e regular os ciclos menstruais nas mulheres.

É o primeiro centro energético que diferencia os humanos de outras formas de vida.

O Chakra Laríngeo é responsável pela comunicação, pela criatividade, pela expressão das ideias, pela verbalização e concretização de projetos, além de estar ligado à intuição e à criatividade.

Esse Chakra está conectado à integridade e honradez e, uma vez que existe o comprometimento com a verdade, o Chakra Laríngeo se expande e atua como um grande aliado do espírito, canalizando energia para a vitalidade física e para o desenvolvimento espiritual. O indivíduo fica mais forte e mais resiliente na forma de pensar ao expressar a verdade. Com isso, aglomera energia suficiente para realizar o seu propósito de vida. Sendo que está diretamente conectado ao “Eu” superior.

Na parte física, é responsável pela saúde da boca, da garganta e das vias respiratórias, como também, das mãos, braços e ombros, pois são extensões físicas desse Chakra, uma vez que trazemos as ideias ao plano material quando “colocamos as mãos na massa”.

Este Chakra representa o corpo etérico.

Quando está em harmonia, favorece a generosidade, compaixão, intuição, psicofonia e  clarividência. Além de traduzir em uma facilidade na expressão. Também, é conhecido como um filtro energético, que impossibilita que as energias não tão boas cheguem aos Chakras da cabeça.

Ao apresentar desequilíbrio, pode acarretar dor de dente, problemas na gengiva, dor de cabeça, dor de garganta, hiper ou hipotireoidismo, além de fala desconexa e falta de discernimento ao se expressar. Pessoas que deixam de falar o que desejam, “engolem muito sapo”, aguentam coisas caladas etc, podem estar com o Chakra Laríngeo bloqueado.

Qualidades e atributos

  • Qualidades: comunicação, vontade, criatividade, integridade, autenticidade.
  • Problemas relacionados: distúrbios de fala, problemas na tireóide, disfunções respiratórias e na mandíbula.
  • Idade de ressonância: 35 – 42.
  • Atividades físicas: yoga; qi gong; tai chi; alinhamento osteopático da coluna; terapia craniossacral; reeducação postural (exemplo: técnica de Alexander); teatro; dança; exercitar o canto e outros exercícios de expressão verbal.
  • Atividades espirituais: yoga; meditação; oração; canto religioso; jejum; retiros de silêncio; executar oratória em público; fazer um diário (pode associar a prática da gratidão, escrevendo coisas pelas quais é grato).
  • Elemento de origem: Éter.
  • Metal: mercúrio.
  • Planeta: Mercúrio.
  • Óleos essenciais: gardênia, camomila azul, erva-doce, patchouli, sândalo, ylang-ylang, eucalipto.
  • Planta: gardênia.
  • Pedras mais usadas: água marinha, quartzo azul, turquesa, ágata azul, larimar, cianita azul, sodalita, topázio azul, calcedônia.
  • Cor: azul-celeste.
  • Mantra: HAM.

Aspecto do Sistema Solar: Mercúrio.

Associações Astrológicas: Gêmeos e Virgem.

Lição Espiritual: expressar a vontade divina.

Afirmações para se conectar ao Chakra Laríngeo

  • Minha força de vontade está alinhada com o meu propósito espiritual de vida.
  • Desenvolvo minha integridade sempre que digo a verdade e compartilho minhas experiências.
  • A forma de me comunicar vem diretamente de minha essência profunda e minhas palavras são como sementes.
  • Expresso meu amor, minha bondade e criatividade toda vez que falo.
  • Compartilho meus sentimentos e minha verdade com facilidade, alegria e leveza.

CHAKRA FRONTAL OU TERCEIRO OLHO (6° CHAKRA)

sexto chakraÉ chamado pelos hindus de Ajna (“centro de controle”, em sânscrito). Localiza-se na testa, entre as sobrancelhas.

Está relacionado à glândula pituitária ou hipófise e apresenta a função de secretar diversos hormônios. Representa, também, o centro de comando do sistema nervoso central.

O Chakra Frontal, também, tem a função de controlar os outros Chakras e é dele que saem todos os comandos para o corpo do indivíduo, já que este centro comanda todo os sentidos (audição, visão, tato, paladar e olfato). Está ligado ao lobo frontal, que é a porção lógica, do raciocínio, da capacidade de aprendizagem, das ideias e pensamentos, concentração, observação e, também, da intuição. Entende-se que possui uma função dupla, que é representar a mente e a intuição, com isso, é um dos Chakras mais difíceis de se manter o equilíbrio, pois o excesso de uma das características pode causar a falta da outra.

Nesse sentido, é o Chakra que contém os dispositivos mentais de que o indivíduo necessita para gerar uma vida saudável e feliz. E já está completamente ativado aos 30 anos.

O Chakra Frontal fornece energia para a pessoa experienciar o pensamento claro e conciso, a contemplação interior e as dádivas da reflexão espiritual. Quando está plenamente ativado, estimula os dois hemisférios cerebrais: o direito controla o pensamento sintético e a atividade criativa; o esquerdo, rege o pensamento racional e analítico. Em um trabalho conjunto, ambos criam uma visão mais equilibrada da realidade que absorve o pensamento lógico e a experiência mais imaginativa.

Também, está relacionado ao poder da mente de criar a realidade nos níveis físico, mental e emocional.

Este Chakra representa o corpo celestial e, ao mesmo tempo, é responsável pela saúde do nariz e dos olhos.

Quando o Chakra Frontal está saudável, exprime a capacidade da clarividência, expande consideravelmente a intuição, traz relaxamento e aumenta a sabedoria. Normalmente, a sua atuação pode ser sentida por uma vibração ou sensação de calor na testa.

Ele representa a dualidade e os dois hemisférios do cérebro, uma vez que é evidenciado apenas com duas pétalas.

Quanto às disfunções do Chakra Frontal, encontram-se o excesso de pensamentos e ideias, que se acumulam e não são colocados em prática, a falta de concentração e foco, o medo, o cinismo, tensão, pesadelos, receio de ser julgado, excesso ou falta de sono, problemas de visão, além da desorganização. Na parte física, a pessoa pode apresentar dores-de-cabeça, sinusite, que evidenciam uma congestão mental, como também, sensação de pânico e alguns problemas mentais, e tumoração craniana.

A prática da meditação é excelente para desobstruir os canais energéticos, esvaziar a cabeça e limpar o Chakra Frontal. Assim como, transmutar os pensamentos negativos em positivos. E, ao destilar a verdade de sua experiência de vida, o indivíduo desenvolve esse Chakra e fortalece seu espírito.

Qualidades e atributos

  • Qualidades: conhecimento, sabedoria, discernimento, imaginação, intuição.
  • Problemas relacionados: distúrbios de aprendizagem, dificuldade de discernimento, psicopatias,  dores-de-cabeça e problemas de visão.
  • Idade de ressonância: 35 – 42.
  • Atividades físicas: yoga; tai chi;  qi gong; meditação; shiatsu.
  • Atividades espirituais: ler livros e assistir a filmes enriquecedores e com mensagens positivas; pensar claramente sobre a vida; contemplar e meditar; induções e meditações que utilizem a visualização de cores e de símbolos; estudos sobre os caminhos da espiritualidade;  reflexão e busca do propósito de vida.
  • Elemento de origem: Todos os elementos.
  • Metal: prata.
  • Planeta: Urano.
  • Óleos essenciais: lavanda, cânfora, ervilha-de-cheiro, sálvia esclareia, eucalipto, menta, jasmim, heliótropo.
  • Planta: amendoeira em flor.
  • Pedras mais usadas: lápis lazuli, safira anil, cianita, sodalita, azurita.
  • Cor: azul índigo (anil).
  • Mantra: OM e AUM.

Aspectos do Sistema Solar: Lua.

Associações Astrológicas: Sagitário e Peixes.

Lição Espiritual: afastamento e intuição.

Afirmações para se conectar ao Chakra Frontal

  • Toda situação é uma oportunidade de aprendizado, crescimento e restabelecimento e estou aberto ao novo.
  • Vivo na luz de minha mente superior, com sabedoria, alegria, verdade e amor, permitindo que ela ilumine minha vida.
  • Eu libero e perdoo o passado, qualquer situação ou pessoa que tenha marcado a minha vida de forma negativa.
  • Abro minha imaginação para ver o melhor nas pessoas e nas situações, também, observando o melhor em mim.
  • Sou a fonte da verdade, do amor, da abundância, da sabedoria e da paz em minha vida.

CHAKRA CORONÁRIO (7° Chakra)

setimo chakraÉ, também, chamado de Sahashara (em sânscrito, “lótus das mil pétalas”) pelos hindus. Esse Chakra possui exatamente 972 pétalas. Localiza-se no topo da cabeça e conduz o cérebro.

O Chakra Coronário é conhecido como Chakra da Coroa, por formar uma coroa de luz sobre a cabeça e por estar voltado para cima. É através dele que recebemos a luz divina.

Está ligado à glândula pineal ou epífise, que é a glândula que fica no centro da cabeça e sua posição é sobre todas as outras glândulas do corpo humano. Uma das funções da glândula pineal é regular os ciclos vitais, especialmente, o do sono.

Esse Chakra proporciona ao indivíduo alcançar a compreensão de tudo e, através dele, conectar-se ao plano espiritual, ao “Eu Superior”, a Deus, à Fonte Criadora, ao Universo, à fonte de energia curativa e ao divino em todas as coisas. Apresenta estreita ligação à forma de professar a fé e à evolução espiritual da pessoa.

No momento em que trabalha-se o Chakra Coronário e o desenvolve, há a facilitação e a conscientização das projeções da consciência. Assim, ele favorece a telepatia, o desenvolvimento mediúnico, a expansão da consciência e as possíveis canalizações com tema mais elevados.

É o Chakra por onde há a recepção e absorção da energia cósmica e da energia do Sol Central.

Nesse contexto, entende-se a grande importância que apresenta o Chakra da coroa, uma vez que é responsável por energizar todo o cérebro, atuar nas funções mentais e na produção de serotonina, que é conhecido como o hormônio do bem-estar, e que regula o sono, o humor, o apetite etc.

Assim, este Chakra representa o corpo causal.

A potencial vibração do 7° Chakra evidencia que o indivíduo está vivo. Então, mesmo pessoas que não acreditam em Deus ou não tenham fé alguma, também, apresentam movimento nesse Chakra.

Se estiver em desequilíbrio, o indivíduo pode desenvolver fobias, depressão, tendências suicidas, distúrbios neurológicos, apresentar falta de fé, falta de inspiração, falta de propósito, confusão, tristeza relacionada à falta de esperança, alienação, dificuldade em servir ao bem comum  entre outros. Porém, em harmonia, é capaz de aflorar a sensibilidade e proporcionar à pessoa um alinhamento com o seu propósito de vida, assim como, a paz, a sabedoria, a felicidade e a prosperidade em todas as áreas da vida. Proporciona a saúde de todo o organismo, trazendo disposição e vigor, favorecendo a memória e o raciocínio, o relaxamento e a diminuição ou eliminação de medos. Por fim, vislumbra-se a importância do Chakra Coronário, que tem a missão de entender a existência, trazer clareza levando à iluminação em uma verdadeira integração com o Todo.

Qualidades e atributos

  • Qualidades: serenidade, graça, beleza, unidade com tudo o que existe.
  • Problemas relacionados: disfunções cerebrais, distúrbios de aprendizagem e psicopatias.
  • Idade de ressonância: 42 – 49.
  • Atividades físicas: yoga; quietude; atividades ou trabalho de doação e atitudes altruístas.
  • Atividades espirituais: meditação; oração; reflexão;  atividades que utilizem a visualização e indução mental.
  • Elemento de origem: Todos os elementos.
  • Metal: platina.
  • Planeta: Júpiter.
  • Óleos essenciais: lavanda, lótus, violeta, elemi, mirra, olíbano, alecrim, eucalipto, petitgrain.
  • Plantas: flor de lótus e flor de lavanda.
  • Pedras mais usadas: quartzo branco, ametista, diamante, fluorita, angelita alexandrita, pedra-da-lua, ágata branco-leitosa, topázio incolor, fluorita, pirita, charoíta.
  • Cor: violeta.
  • Mantra: AUM.

Aspecto do Sistema Solar: o Universo.

Associação Astrológica: Aquário.

Lição Espiritual: estar em contato com a Fonte Criadora.

Afirmações para se conectar ao Chakra Coronário

  • Aceito quem eu sou,  honro e protejo meu espírito divino.
  • Sou grato pelo despertar, pela consciência ampliada e pela intuição desenvolvida que me permitem curar e viver a vida plenamente.
  • Deus habita em mim e ao redor de mim, e orienta-me por todo o caminho que preciso trilhar.
  • Vivo no amor e na alegria, em busca da verdade suprema e dos caminhos mais saudáveis para passar por esta experiência terrena.
  • Sou grato pela vida, por quem eu sou e pelo que Deus tem permitido que eu me torne.

Desequilíbrio dos Chakras

Desequilibrio-Chakras
Enfraquecimento da Aura medido por GDV – um dispositivo de medição energética – imagens eletrofotônicas.

Com o estilo de vida atual, as pressões do dia a dia, a má alimentação, falta de atividade física, a radiação de aparelhos eletrônicos como os celulares etc, a maioria das pessoas acabam tendo os seus Chakras em desequilíbrio.

Nessa perspectiva, os centros energéticos acabam trabalhando com o mínimo de força, acarretando fadiga física e mental, além de gerar um sentimento de desconexão com o Universo.

O desequilíbrio pode favorecer o aparecimento de diversos problemas de saúde, aumento de peso, baixa autoestima, medos, ansiedade, problemas de relacionamentos, dentre outros.

Comprovação Científica dos Chakras

Como já foi mencionado anteriormente, esse sistema energético localizado no Corpo Duplo Etérico (corpo sutil), liga-se ao Universo multidimensional e favorece a comunicação e a expressão dos aspectos emocionais e espirituais.

Por estarem no corpo mais sutil, não existe nenhum procedimento cirúrgico clássico (ou invasivo), ou qualquer outro meio material convencional para se detectar os Chakras. No entanto, eles existem e é possível detectá-los através de um trabalho profissional e energético, assim como, atuar sobre eles de forma a harmonizá-los, a fim de alcançar a cura de vários tipos de patologias.

As correntes energéticas do sistema de Chakras e Nadis fornecem várias informações codificadas, através do corpo físico, que indicam situações de saúde e doença. Existe a relação com a vibração estabelecida em cada pessoa.

Mas, não se deve descartar os agentes externos como herança genética e  energética, hábitos alimentares, exposição a toxinas ambientais. No entanto, há uma relevância do fator energético sobre o restante. E, também, os bloqueios mais graves no campo energético/emocional não resolvidos, podem ser resquícios de vidas passadas e se manifestam em qualquer etapa da vida do indivíduo.

O novo ramo da Medicina, a Medicina Quântica, possibilita a medição da força dos Chakras, além de utilizar técnicas e ferramentas capazes de energizar e equilibrar os mesmos. São usados equipamentos eletrônicos baseados na energia e nas vibrações de cristais de quartzo e pedras de preciosas.

Há no campo das Terapias Holísticas, também chamadas de Integrativas e Complementares, uma gama muito grande de técnicas e ferramentas que auxiliam na medição, desbloqueio, purificação e harmonização dos Chakras. Como as citadas no próximo ítem.

Alinhamento e Equilíbrio dos Chakras

Além dos equipamentos usados pela Medicina Quântica para equilibrar os Chakras, existem as Terapias Energéticas e Vibracionais, também conhecidas como Terapias Holísticas, e Terapias Integrativas e Complementares.

Há inúmeras terapias que trabalham o alinhamento e energização dos Chakras. Citarei algumas delas: Reiki, Cromoterapia, Cristaloterapia, Meditação, Radiestesia, Apometria, Cura Reconectiva, Terapia Floral, Acupuntura, Homeopatia, Cura pelas mãos, Fitoenergética, Musicoterapia, Terapia Alimentar, Naturopatia, Ayurveda etc.

A forma ideal de entender e perceber se há algum bloqueio nos Chakras para que seja trabalhado, é através do autoconhecimento. Mas, à vezes a autoanálise é complicada, por isso existem técnicas e ferramentas que auxiliam nesse processo, por meio de um profissional capacitado e que trabalha com Terapias Holísticas, que vai fazer o mapeamento do(s) desequilíbrio(s).

Porém, o fundamental é que a própria pessoa aprenda a alinhar os seus Chakras e a se curar, de forma a trazer equilíbrio e alegria para sua vida. Assim como, passa a ser responsável pelo estado de sua energia, onde consegue usar luz, pensamento e medicina energética para restabelecer a sua saúde em todos os níveis.

No início do tratamento ou autotratamento, nem sempre haverá indícios visíveis de que a doença ou desarmonia está regredindo. Isso porque no aspecto da energia sutil o que existe é a experiência pessoal para ter a percepção da cura e em que ponto ela ocorre.

A melhora que vem com o alinhamento dos Chakras, evidencia a alegria e o bem-estar. Sendo que cada indivíduo vai ter determinadas sensações e estar ciente delas e de suas diferenças, já que a cura ocorre de dentro para fora.

Durante o processo de cura, a pessoa pode observar mudanças internas antes das mudanças externas, uma vez que os sintomas saem da parte superior do corpo em direção aos pés, segundo a Lei da Cura, que governa a forma como os sintomas físicos deixam o corpo.

Vai ocorrer o processo de desintoxicação, onde o indivíduo vai liberar a energia velha e estagnada, onde poderá sentir-se mais cansado, ou ter vontade de chorar, ou vontade de expressar raiva, ódio, tristeza, enfim, as emoções vão eclodir de forma a auxiliar no caminho da cura. Ainda, poderá eliminar toxinas na forma de diarréia, febre, dor de garganta, gripe e resfriado etc. É importante que o corpo libere o que precisa ser liberado.

No nível emocional, a pessoa pode sentir-se deprimida, irritada, zangada etc, por alguns dias. Isso faz parte do processo, sendo que, quanto mais sintomas surgirem na superfície do corpo, maior o processo de desintoxicação.

Nesse sentido, o indivíduo precisa ter paciência e persistência em seu processo de cura, não importando a(s) terapia(s) escolhida(s) para trabalhar esse objetivo. O fundamental é o comprometimento, a confiança nos mecanismos utilizados e o entendimento de que a mudança de hábitos é necessária para obter sucesso e atingir aquilo que deseja.

A Mudança e o Despertar de Capacidades Superiores

A partir do momento em que ocorre o alinhamento dos Chakras, acontecem muitas  mudanças positivas na saúde do indivíduo, melhorando a sua vitalidade, e até mesmo, suas emoções e pensamentos.

Quando em harmonia, os Chakras trabalham intensamente favorecendo um aumento no fluxo energético do corpo e do espírito. Consequentemente, facilita a expansão da consciência e a percepção ampliada de visão de mundo, juntamente, do aumento da intuição.

Esse processo é, normalmente, chamado de ascensão, despertar espiritual ou iluminação.

É preciso amor pra poder pulsar. É preciso paz pra poder sorrir. (Almir Sater)

Chakras e Fitoenergética

Retomando, cada indivíduo apresenta o seu campo energético, que envolve o corpo físico e os corpos mais sutis. Dentro desse aspecto, cada Chakra vai cuidar de cada área de nosso ser, inclusive, em relação a setores de nossa vida.

Dentro desse conceito já mostrado inclusive em outros textos neste site, fica mais fácil entender como os desequilíbrios nos Chakras podem causar doenças e disfunções diversas em nosso organismo. É possível chegar à causas das doenças e identificar os padrões estabelecidos e que, de forma recorrente, favorece os hábitos nocivos à vida da pessoa.

É identificando e entendendo os sentimentos, pensamentos e emoções que diretamente afetam a saúde física, mental, emocional e espiritual do indivíduo, que o profissional pode auxiliar no tratamento dessas questões e na harmonização energética do paciente.

Existem várias técnicas e ferramentas para tratar os desequilíbrios nos Chakras, conforme já foi citado. Uma delas é a Fitoenergética. As plantas e os vegetais possuem, também, uma energia vital e totalmente apropriada para ajudar no tratamento e cura de doenças nos níveis físico, mental, emocional e espiritual.

A Fitoenergética utiliza a energia das plantas e vegetais no tratamento do campo vibracional do indivíduo, propiciando o equilíbrio emocional, elevando a imunidade, purificando e curando os órgãos que estão doentes no corpo físico. Como também, age curando doenças de ordem psicológicas, como depressão, transtornos de humor, ansiedade entre outras.

Indicação da Fitoenergética para equilíbrio dos Chakras

  • Chakra Básico

Chá de dente-de-leão e consumo de vegetais que enraízam, como cenoura, batata, rabanete etc.

  • Chakra Umbilical (Sacral)

Chá de calêndula ou de gardênia. Também pode-se usar em forma de óleo essencial no difusor de ambientes ou borrifador. Indica-se, também, o óleo essencial de sândalo como aromatizador de ambientes.

  • Chakra Plexo Solar

Chá de alecrim (ou como tempero). Indica-se os óleos essenciais de lavanda, bergamota, alecrim para o difusor de ambientes. O uso de ervas como temperos, como: gengibre, melissa, hortelã, cominho, erva-doce, anis, açafrão, canela. O chá, também, é uma importante opção com todas as ervas citadas, com exceção do açafrão e do cominho.

  • Chakra Cardíaco

Chá de espinheira-santa. E, como chás, temperos ou óleos essenciais: sálvia, pimenta caieira, coentro, salsa, manjericão, jasmim, tomilho e lavanda.

  • Chakra Laríngeo

Chá de erva-cidreira, que também pode ser usada como aromatizador de ambientes, assim como, o eucalipto.

  • Chakra Frontal

Chá de artemísia e alecrim. E os óleos essenciais de menta e jasmim, que podem ser usados como aromatizadores de ambientes.

  • Chakra Coronário

Pode-se usar a flor de lavanda e a flor de lótus em um vaso no ambiente. Assim como, os seus respectivos óleos essenciais podem ser usados como aromatizadores de ambientes.

exercicios dos chakras

Exercícios Respiratórios que Auxiliam no Alinhamento dos Chakras

  • Respiração diafragmática ou abdominal:

Acalma a mente e o coração, e traz mais clareza mental. É a “respiração dos bebês”. É a mais conhecida e utilizada nas terapias e trabalhos com respiração. Coloque uma mão no peito e outra no abdômen. Faça uma inspiração profunda pelo nariz, enchendo bem os pulmões e perceba como o diafragma se alarga, elevando o abdômen, e não o peito. Segure o ar por alguns segundo, depois  expire, sinta o ar saindo e contraindo o abdômen (sua mão que está ali também abaixa, acompanhando o movimento). Repita várias vezes para treinar, por uns 10 minutos, pelo menos. Notará que sua mente apresenta maior clareza e seu coração fica mais tranquilo.

  • Técnica de respiração para “esfriar” o corpo:

Reduz a frequência cardíaca, acalma a mente e regula a pressão sanguínea. É praticada na Yoga. Sente-se com a coluna ereta e alinhada. Relaxe todo o corpo, braços, pernas, ombros etc. Inspire de forma pausada e relaxada. Em seguida, retire a língua para fora e com a ponta tente desenhar a letra “U” no ar. Ao exercer esse movimento, inspire por 5 segundos e com muita concentração. Agora, feche a boca em silêncio e perceba as sensações dentro de você, como alívio e frescor.

  • Técnica de respiração nasal alternativa:

Eficiente na redução da pressão arterial,  do estresse, ansiedade e melhora do sono. A recomendação é fazer antes de dormir. Sente-se confortavelmente e com as costas eretas. Relaxe todo o corpo por alguns minutos. Em seguida, coloque o polegar direito na narina direita de modo a tampá-la.  Inspire pela narina esquerda enchendo completamente os pulmões, depois feche a narina esquerda com o dedo anelar direito e vá liberando a narina direita expirando todo o ar contido. Agora, inspire pela narina direita, mantendo a narina esquerda tampada. Em seguida, vá liberando o ar pela narina esquerda que vai sendo destampada. Repita novamente essa sequência, alternando as narinas. Faça essa respiração por uns 10 minutos.

  • Técnica de respiração 1X4:2:

Redução da pressão arterial e da ansiedade. Sente-se confortavelmente e com as costas eretas. Relaxa todo o seu corpo, dos pés à cabeça. Você vai escolher o tempo de inspiração que lhe for confortável (3, 4, 5). Depois, você vai multiplicar esse tempo por 4 segundos, que será o período em que vai segurar o ar nos pulmões. Em seguida, divida esse tempo em que segurou o ar por 2, que será o tempo de expiração. Por exemplo: inspira em 3, segura em 12 e solta em 6. A contagem pode ser lenta para dar os segundos corretamente e, também, a expiração pode ser feita pela boca para ir liberando todas as tensões.

  • Técnica de respiração utilizando música lenta:

Acalma a mente e o corpo, trazendo benefícios como a redução da ansiedade e da pressão arterial. Escolha uma música calma e lenta (clássica, blues etc) de sua preferência, antes de iniciar o exercício. Sente-se confortavelmente, com as costas eretas e feche os olhos, de modo a sentir a música. Relaxe todo o seu corpo. Agora, inspire pelo nariz suavemente, pausadamente, lembrando-se da expansão do abdômen. Segure um pouco o ar e, depois,  vai expirando suavemente procurando expelir todo o ar dos pulmões, lembrando dos movimentos de contração do abdômen. Pode repetir por 10 minutos e, aos poucos, ir aumentando o tempo, gradativamente, de forma a sentir-se confortável.

  • Técnica de respiração concentrando-se em uma palavra:

Colabora na redução da pressão arterial e na diminuição do estresse e ansiedade. Sente-se em local confortável. Aquiete-se. Deixe suas costas eretas. Relaxe todo o seu corpo. Agora, escolha uma palavra positiva (amor, paz, mar, flores, harmonia, sol, tranquilidade, calmaria etc). Repita a palavra, lentamente, até que uma imagem relativa à palavra, apareça em sua mente. Respire profundamente. Agora, inspire o ar e segure por, aproximadamente, 4 segundos, depois expire pela boca de forma sonora por vários segundos, soprando o ar. Alterne com expirações dizendo a palavra escolhida, por exemplo. Pode repetir por uns 10 a 15 minutos.

  • Técnica de respiração com atenção plena:

Aumento do foco e da concentração, com redução do estresse e da pressão arterial. Sente-se confortavelmente. Feche os olhos e respire normalmente, paulatinamente. Registre qualquer tipo de sensação que esteja notando em seu corpo (os pés no chão, as nádegas na cadeira, as costas encostadas na cadeira etc). Apenas perceba. Observe os movimentos de inspiração e de expiração.

Sugestão de Meditação com a Pedra do Chakra

  • Sente-se em um lugar tranquilo (se preferir, pode deitar-se), de forma confortável e relaxada.
  • Coloque a pedra escolhida (verifique a indicação neste texto das pedras mais utilizadas para equilibrar cada Chakra) sobre o Chakra em desequilíbrio ou entre as suas mãos.
  • Relaxe todo o seu corpo, cabeça, pescoço, ombros, braços, coluna vertebral, abdômen, quadris, pernas, pés, respirando lenta e profundamente.
  • Observe detalhadamente a pedra escolhida, de forma a lembrar-se dela mesmo de olhos fechados.
  • Continue respirando, profundamente, e deixe os seus pensamentos fluírem normalmente, sem bloqueá-los.
  • Feche os olhos. Agora, em pensamento, você deve vislumbrar a pedra observada.
  • Conte de 1 até 7, e vai visualizando a pedra crescendo até chegar ao tamanho de uma rocha gigantesca.
  • Quando a pedra atingir o tamanho de uma rocha gigantesca, veja você mesmo andando na superfície da pedra de forma a explorá-la.
  • Caminhe pela pedra por fora e por dentro. Explore-a.
  • Após essa exploração, você vai voltar ao lugar onde começou esse movimento sobre a pedra.
  • Conte novamente de 1 a 7, visualizando agora a pedra diminuindo até o seu tamanho normal.
  • Respire, profundamente, no mínimo por três vezes. Sinta o seu corpo. Movimente-se delicadamente, ombros, pernas, mãos, para voltar ao estado normal de alerta.
  • Agora, pode abrir os olhos.
  • É importante que você anote as sensações captadas durante a visualização (o que viu, ouviu e sentiu).
  • Pode repetir esse exercício por duas ou três vezes na semana.

A paz interior é alcançada quando você transforma a sua mente para que ela processe a vida como ela é, e não como você acha que deveria ser. (Wayne W. Dyer)

Meu coração perdoa e liberta. A paz interior é o meu objetivo. (Louise Hay)

Fontes e Referências