terapia dos cristais

Cristaloterapia: Indicações e Efeitos dos Cristais

A Cristaloterapia é também chamada de terapia dos cristais. Ou seja, os cristais são usados de forma terapêutica, como uma ferramenta de cura, onde suas propriedades promovem o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. 

Cristaloterapia, uma terapia milenar

Os cristais são objetos admirados e utilizados há milhares de anos, por diversos povos, desde que o homem começou a observar e certificar-se do poder dos cristais.

Os cristais não eram simplesmente objetos existentes na natureza, usados para ornamentação de suas moradias, como sinônimo de beleza, pureza e poder. No entanto, fora a sua beleza, os cristais passaram a ser utilizados como ferramenta de cura, com resultados surpreendentes e cada vez mais potentes.

Os homens da antiguidade descobriram que os cristais emanavam uma energia especial, singular, que poderia ser usada para vários fins, como curar e equilibrar os seres humanos.

Muitos dos antigos reis da história possuíam suas coroas cobertas de pedras preciosas e feitas de ouro. A finalidade era auxiliar o regente maior de determinado reino a conectar-se com as leis divinas, uma vez que acreditavam que a junção do cristal com o ouro potencializava a conexão espiritual do rei, para que pudesse governar com maior sabedoria.

Por volta de 40.000 a.C., na África, a Especularita (uma variedade da Hematita) já era utilizada como cosmético e, também, em rituais religiosos por representar o sangue da terra.

No Egito, em cerca de 19.000 a.C., algumas pedras eram utilizadas para a proteção de recém-nascidos, como: Cornalina, Jaspe, Lápis-Lázuli e Turquesa.

Os egípcios antigos tinham adoração pela Hematita, uma pedra irradiante, onde acreditavam que ela propiciava a tranquilidade, a paz, harmonia e outros efeitos terapêuticos. Por esse motivo, era usada como um presente em enterros, sendo colocada debaixo do travesseiro do falecido, facilitando o caminho para a eternidade. E assim foi feito com o faraó Tutancâmon, acompanhado da Hematita em sua jornada ao infinito. Ainda, para homenagear o faraó menino, foi talhada uma jóia com as seguintes pedras: Ouro da Líbia, Sangue de Ísis, Lápis-Lazuli e Turquesa, a fim de guiar o seu espírito pela jornada além-túmulo.

A Lápis-Lazuli, associada à Deusa Ísis, é uma pedra muito apreciada pelos faraós, simbolizava a água como elemento fundamental da criação, sendo colocada nas múmias para substituir o coração e fazer a regeneração na outra dimensão. Também, foi muito utilizada pelas senhoras da realeza, como Cleópatra, sobre os olhos, para levarem à iluminação e à consciência.

Outra pedra utilizada em rituais egípcios pós-morte era o Quartzo Rosa colocado na testa dos mortos. Esse povo acreditava que ajudaria a pessoa a ser orientada para uma vida futura segura.

As mulheres egípcias tinham o hábito de dormir com uma Hematita debaixo do travesseiro, para que seus bebês nascessem perfeitos e com saúde. Arqueólogos encontraram Hematitas nos sarcófagos de múmias femininas. Os pesquisadores ainda concluíram que, para os egípcios, a Hematita favorecia o renascimento dos mortos em outra dimensão.

Os dançarinos egípcios colocavam rubis em seus umbigos para promover a energia sexual. Outros indivíduos usavam cristais sobre o coração para atrair o amor e possuíam uma coroa repleta de cristais para impulsionar a iluminação e o despertar do terceiro olho.

Esse povo, também, usava alguns tipos de cristais como sedativos sobre um órgão que apresentasse hiperatividade, e outros tipos de cristais para despertar um órgão inativo. Assim como, faziam uso de pedras para energizar remédios.

Os faraós carregavam uma espécie de cilindro contendo Quartzo para equilibrar as energias do corpo. Os egípcios, também, utilizavam o pó de Malaquita sobre as feridas a fim de prevenir infecções e facilitar o processo de regeneração e cura de feridas expostas.

Dentro da tradição chinesa, com mais de 5.000 anos de práticas, há menção do uso de cristais, especialmente, nas pontas das agulhas, usadas na acupuntura e em outras práticas de cura.

Na Grécia Antiga, a pedra Hematita era esmagada e esfregada nos corpos dos soldados antes de irem às batalhas, com a crença de que os fizessem invencíveis.

A palavra Cristal é derivada da palavra grega krustallos, que significa “gelo”, já que até o século XVIII, muitos indivíduos acreditavam que os cristais de Quartzo eram uma espécie de gelo eterno enviado dos céus. A pedra Cristal era muito utilizada, também, para energizar os remédios.

Na mitologia Grega, o termo Ametista era o nome de uma ninfa, que para que fosse protegida do assédio de Dionísio, foi transformada pela deusa da castidade Diana em um cristal transparente. Por não ter o que fazer a respeito, Dionísio a mergulhou no vinho (daí sua coloração púrpura). Essa lenda influenciou para que a origem do nome da pedra fosse determinada como grega (a, quer dizer “não” e methuskein, “intoxicar”), baseada na antiga crença de que a pessoa que possuísse a Ametista, seria protegida da intoxicação e da embriaguez.

Existe menção aos cristais em mais de 200 mil vezes, como no livro do Êxodo, capítulo 28, onde o irmão de Moisés, Aarão, que foi guiado para executar um peitoral para uso sacerdotal com doze pedras preciosas, com a finalidade de proteção, sabedoria e espiritualidade. As pedras utilizadas representavam as doze tribos de Israel, que eram colocadas em posições específicas nesse objeto. As pedras usadas eram: Ágata, Ametista, Berilo, Diamante, Esmeralda, Jacinto, Jaspe, Ônix, Safira, Sárdio, Topázio e Turquesa.

Tanto na cultura da Índia como da Grécia Antiga, os cristais eram utilizados para energizar remédios e em outras aplicações dentro da medicina, favorecendo a cura de muitos indivíduos.

Diz a lenda, que a Atlântida, um continente que estava situado onde é hoje o Oceano Atlântico, continha uma civilização extremamente desenvolvida a nível tecnológico e espiritual. Sendo que toda sua matriz energética seria fundamentada nos cristais, onde o desenvolvimento da área médica, também, era baseado nas pedras.

Fala-se que o mau uso das forças geradas pelos cristais, fez com que o continente sofresse diversos desequilíbrios em todos os seus sistemas, resultando em uma série de catástrofes naturais, que acabou ocasionando a submersão de Atlântida ao longo de milhares de anos.

Na cultura Romana, os cristais eram usados para fazer amuletos e talismãs aos romanos. Quase sempre essas pedras eram consideradas importantes para a recuperação da saúde, para atrair coisas boas e ajudar na proteção em batalhas.

Dentro da tradição indiana e da medicina Ayurvédica, o cristal é uma pedra valiosa para a metafísica, para a cura de doenças e desequilíbrios emocionais. Todas as referências ao uso e aos benefícios dos cristais estão documentados nos Vedas (escrituras sagradas), que fazem menção às habilidades específicas de cada pedra. Para os indianos, o Jasper era utilizado para trazer harmonia, vitalidade sexual e equilíbrio no Chakra Básico, e a Safira para trazer astúcia, clareza e equilíbrio mental.

Dentro das crenças japonesas, os cristais e outras pedras eram utilizadas para a vidência. E os cristais de Quartzo equivaliam ao coração de um dragão, manifestando poder e sabedoria.

Na Idade Média, a Hematita era muito usada pelos Alquimistas, que depositavam na pedra a crença de que tinha poderes mágicos. Era a pedra preferida dos guerreiros antigos, para que fosse colocada em seus peitorais e armaduras, uma vez que era associada à guerra, força e virilidade.

Os guerreiros esfregavam a Hematita em seus corpos para que se tornassem invulneráveis, já que a associavam ao Planeta Marte.

Os aborígenes chamavam os cristais de luz solidificada e o povo Dakota os reverenciavam como “Seres de Pedra”, como detentores dos diversos segredos da Mãe Terra. Tribos indígenas como os navajos, cherokees, aparanho, hopi, ananazi, tupi-guaranis, e algumas outras, utilizavam sempre as propriedades curativas dos  cristais.

Existiam tribos indígenas que lapidavam as pedras de cristal no formato de animais com o objetivo de fortalecer as qualidades dos mesmos a quem as portassem.

Também, havia indivíduos que utilizavam cristais escuros como amuletos para proteção contra más energias. Outros utilizavam os mesmos em jóias para mostrar status social.

Há relatos que existiam místicos e ciganos que acreditavam no poder dos cristais como depósitos de memórias, onde guardavam impressões da vida de pessoas e, também, que essas poderiam ser resgatadas por um cristaloterapeuta ou um sensitivo.

“Em um cristal temos a clara evidência da existência de um princípio de vida formativa, e embora não possamos entender a vida de um cristal, ele não deixa de ser um ser vivo.” (Nikola Tesla) – citação da obra “The Problem of Increasing Human Energy”, de 1900.

Sabemos que tudo o que há no Universo é energia, inclusive os cristais. Nesse contexto, Nikola Tesla profere o conceito citado acima, como uma das formas de entender o Universo e como uma prova de que determinadas formas de energia tem a capacidade de alterarem a ressonância vibracional de outros tipos de energia.

Os cristais sempre foram usados para alinhar, curar e alterar a vibração das células do organismo, dos chakras e dos corpos sutis, sendo que atravessaram o tempo e são utilizados até hoje como ferramenta terapêutica.

Enfim, não se pode negar o fascínio e a admiração que o ser humano sempre teve pelos cristais, independentemente da época ou do povo em questão, com a presença de uma forte conexão com o espiritual, a cura e o sagrado. E essa ligação foi passando de geração em geração, sendo que as experimentações com o seu uso também foram expandindo.

Nesse contexto, emergiu a Cristaloterapia, trazendo a utilização dos cristais como ferramenta de cura.

Cristaloterapia é a terapia dos cristais

Cristaloterapia é a denominação dada ao uso terapêutico dos cristais. Suas propriedades terapêuticas promovem o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. É importante que sejam usados de forma correta.

Essa terapia pode ser chamada, também, de Gemoterapia, Litoterapia e Cristalterapia. O fundamento é a utilização dos cristais como ferramenta de cura.

Como já foi explicado anteriormente, desde a antiguidade, o homem faz uso dos cristais para diversos tipos de tratamentos, com o objetivo de equilibrar a energia do organismo. Sabiamente, já tinham os cristais como uma poderosa ferramenta energética extraída da natureza direcionada para a harmonização dos sistemas energéticos mais sutis dos indivíduos.

Objetivos da Cristaloterapia

A terapia com os cristais tem o objetivo trazer a consciência de elementos importantes para o “Eu Superior”, para o contentamento da alma, o bem-estar, o que podemos fazer de melhor para nós mesmos.

Como também favorecer o enfrentamento dos conflitos de família, a remoção de mágoas e raiva, amenização de sentimentos de insegurança, medo, não capacidade, propiciar a elevação da autoestima, do amor próprio, da autoconfiança, promovendo a tranquilidade mental e clareza das situações em geral.

Uso de cristais em Terapias Integrativas e Complementares

Várias técnicas de terapia integrativa e complementar utilizam pedras e cristais para trabalhar questões mais profundas, complexas e delicadas, como: Reiki (chamado por alguns de Reikristal), a Acupuntura (Cristalopuntura), a Cromoterapia (Cromoterapia de Cristais), a Massoterapia e a Harmonização Energética (com pedras e cristais nos Chakras), entre outras.

A técnica mais adequada a determinada pessoa é escolhida pelo terapeuta, após uma anamnese detalhada e entrevista com o paciente.

Os cristais atuam de forma harmônica, de forma a equilibrar o campo energético da pessoa devido a suas propriedades físicas e químicas. Conseguem absorver, armazenar, transformar, amplificar e emitir energias específicas. Sendo que, as qualidades energéticas de cada cristal é definida por sua composição química e estrutura anatômica. Eles conduzem um campo eletromagnético com alto poder de vibração.

Assim, para cada necessidade específica, há um mineral indicado.

O terapeuta utiliza os cristais para conduzir uma limpeza energética, favorecendo a melhora da saúde e bem-estar do paciente.

Através da Cristaloterapia, o indivíduo entra em contato com uma determinada pedra (ou várias pedras), que tem suas propriedades absorvidas pelo sistema energético do mesmo, reverberando, também, para todos os sistemas do organismo do sujeito.

Com isso, resulta no reequilíbrio das energias da pessoa, do mesmo modo, que de suas emoções e bem-estar. Muitos pacientes descrevem o grande bem-estar e alívio das dores que sentem logo após uma sessão de Cristaloterapia.

A Cristaloterapia não está relacionada a religião alguma, apenas direciona-se a promover o equilíbrio energético das pessoas, nos âmbitos físico, emocional e espiritual.

terapia com cristais reiki

Os componentes da terapia com cristais

O foco da Cristaloterapia é trabalhar as funções energéticas dos indivíduos, porém, primeiramente, é importante compreender a formação do corpo humano em sua constituição física e não física.

Somos seres multidimensionais e possuímos um sistema corporal onde o corpo físico é um conjunto envolvido pelos outros corpos não materiais do homem, ou seja, é permeado por energias mais sutis que vão formando os outros corpos energéticos, que são em número seis além do físico.

Em primeiro lugar, vem o corpo físico, onde sua fisiologia e anatomia é estudada e conhecida por pesquisadores e profissionais da saúde.

A segunda instância a ser conhecida é a constituição energética, que representa a parte não visível do corpo humano, mas que o envolve e possibilita uma grande influência em todos os seus aspectos. Nessa parte, há três estruturas principais: Campos Energéticos, Chakras e Canais Condutores de Energia (nadis e meridianos).

Os Campos Energéticos são como capas ou coberturas, que revestem todo o corpo do indivíduo, sendo o conjunto deles conhecido como aura. Para alguns autores são em número de sete, para outros seis corpos sutis além do físico, como também, varia a nomenclatura dos mesmos. Vamos trabalhar aqui com os seis principais corpos energéticos do homem, que são: etérico ou duplo etérico, astral ou emocional, mental inferior, mental superior, búdico e átmico.

O outro grupo refere-se aos Chakras, campos de força ou vórtices energéticos, que localizam-se em sua maioria ao longo da coluna vertebral, que apresentam a função de regulação de vários aspectos do organismo, uns físicos e outros não físicos. Quanto a área física, regulam as principais glândulas endócrinas do organismo, além de ajustar todos os sistemas fisiológicos do corpo (respiratório, circulatório, digestivo etc). Os Chakras, também, alimentam de energia vital  (ki, qi ou prana), revitalizadora, todos os tecidos físicos do organismo, atuando como “narizes” e válvulas de recepção e distribuição dessa energia.

A função não física dos chakras é ajustar aspectos emocionais e mentais que envolvem a existência humana.

Por fim, há os Canais Condutores de Energia distribuídos pelo corpo, chamados de nadis pela Medicina Ayurvédica e meridianos pela Medicina Tradicional Chinesa. A nomenclatura e o número deles pode variar de acordo com a vertente de estudo, porém, sua função é praticamente a mesma. São canais que transcorrem todos os níveis energéticos do corpo humano, distribuindo a energia vital.

Esses componentes do sistema energético agem em conjunto e são responsáveis pelo equilíbrio de todo o corpo.

Quando o indivíduo sente que há alguma disfunção em seu organismo, seja físico, emocional, mental ou espiritual, a origem desse desequilíbrio está no sistema energético. Esse sistema é influenciado constantemente por nossos sentimentos, emoções, ações, o ambiente que frequentamos e possíveis doenças.

As desarmonias formam concentrações energéticas chamadas de miasmas, que bloqueiam o fluxo da energia vital pelo organismo, causando o desequilíbrio que é sentido no corpo.

Como funciona a Cristaloterapia?

A Cristaloterapia atua de forma a resgatar o equilíbrio energético.

Os cristais têm o poder de entrar em ressonância com o sistema energético do indivíduo e com o padrão de vibração perfeito, restabelecendo um padrão harmônico de vibração. Desse modo, os miasmas vão sendo eliminados, gradativamente, para que o sistema energético do corpo atinja o seu estado mais equilibrado.

Na terapia com os cristais, é extremamente eficaz colocar as pedras diretamente sobre os Chakras, onde a energia das mesmas adentram de forma mais eficaz.

O terapeuta faz uma seleção dos cristais a ser utilizado, de acordo com a necessidade do indivíduo e as questões que serão trabalhadas.

Os cristais colaboram para a limpeza e purificação energética e a liberação de traumas reprimidos, ao desobstruírem os centros energéticos. Possibilitam o poder de transmutação, de cura, o exercício da compaixão e do altruísmo, o perdão, a tolerância e a gratidão. Assim como, eliminação de memórias infelizes, de crenças limitantes, ativando os chakras e proporcionando maior percepção, foco e atenção.

A Cristaloterapia pode auxiliar a despertar dons e potenciais antes adormecidos ou escondidos no subconsciente. Favorece a descoberta dos talentos singulares e abre caminho para desbravar a missão de vida.

Contudo, o indivíduo deve sempre procurar a ajuda médica e fazer uso de medicamentos prescritos e adequados para buscar a sua cura.

cristais nos chakras

Visão científica sobre os cristais

Existem conceitos de eletromagnetismo comprovados pelo físico James Clerk Maxwell, que paralelamente aos avanços da Física Quântica, reafirmam o que os antigos já sabiam. Que tudo no Universo é energia e que tudo vibra a uma determinada frequência, sendo que os cristais emitem uma vibração capaz de alterar as frequências de outros corpos ou objetos, ao estarem compartilhando o mesmo espaço ou proximidade.

Desse modo, um determinado cristal, que apresenta suas oscilações de frequência, tem a capacidade de vibrar dentro de um campo energético segundo a lei de ressonância da física, originando um campo de vibração ampliado, interferindo diretamente no sistema nervoso que envia informações ao cérebro.

Basicamente, essas vibrações de ligação harmonizam e impulsionam mudanças bioquímicas, que interferem na saúde física de forma positiva, propiciando a cura do indivíduo.

O que são cristais?

Os cristais são ferramentas potentes que favorecem o equilíbrio natural para questões físicas, emocionais e espirituais. Essas pedras representam o poder da natureza superior.

Os cristais têm o poder de desbloquear, liberar e reequilibrar as energias, harmonizando sentimentos e emoções, amenizando sentimentos negativos aflorando e/ou limpando memórias no trabalho de desenvolvimento pessoal.

Favorecem a cura de diversas disfunções no organismo, promovem o equilíbrio e o despertar dos centros energéticos, a ativação dos chakras, trabalham com as memórias, propiciam a expansão das percepções, do foco e da atenção. Da mesma forma, podem colaborar para o despertar de dons e potenciais do indivíduo, já que a alma possui um leque de dons e a pessoa pode apresentar vários talentos.

Como já foi dito, os cristais podem seu usados em conjunto com outras terapias, o que vai potencializar a sua ação no ser. São muito utilizados em conjunto com a Cromoterapia.

Os cristais emanam uma energia que é composta de elementos da natureza e de raios vibracionais, que propagam uma espécie de raios que são absorvidos pelo corpo físico. São esses raios que desbloqueiam e fazem o alinhamentos dos Chakras (os centros de força).

É possível de cada cristal retirar um proveito específico, também, mesmo que todos eles possam abrir os canais intuitivos, trazendo harmonia, fortalecimento e amor para a vida das pessoas que os utilizam.

Como cristais devem ser utilizados?

As pedras e os cristais atuam como amplificadores de energia, dessa forma, ao empregá-los em um tratamento terapêutico, busca-se a sintonização com esses elementos tão poderosos, propiciando o equilíbrio energético e o aprimoramento das energias do indivíduo.

Em um trabalho contínuo, consegue-se obter grandes benefícios para a saúde e bem-estar geral, com a interiorização das características vibracionais das pedras e cristais dentro das necessidades da pessoa.

É importante, assim, ter o conhecimento das pedras e cristais e de suas potencialidades para colaborar nos ajustes dos processos internos de todo e qualquer sujeito.

O terapeuta que trabalha com os cristais deve conhecer as características, as propriedades e os potenciais dos mesmos, assim como, saber como potencializá-los por meio da limpeza, visualização e energização dos cristais.

Os cristais podem, também, ser usados em práticas meditativas e de visualizações com excelentes resultados. Há trabalhos onde o indivíduo é conduzido a invocar a presença de um determinado cristal em seus pensamentos, de forma a imaginar a sua cor, trazendo assim a sua energia para o exercício terapêutico. Emerge uma energia vibracional de alta frequência, amplificada e direcionada nas energias naturais do corpo e da mente do indivíduo.

As funções de cada cristal

Cada cristal apresenta uma função específica, de acordo com sua cor e tamanho.

Por exemplo, a Drusa que é um cristal grande, um quartzo de várias pontas, é excelente para a limpeza de ambientes e a purificação de outros cristais.

De um modo geral, os cristais mais comuns são os de quartzo (transparente), devido a facilidade de uso e por alinhar os chakras.

Os cristais coloridos podem são utilizados em cima da região correspondente a cada um dos Chakras, para tratar questões específicas.

A utilização dos cristais deve ser apenas no âmbito externo do corpo, com a exceção dos elixires de cristais, que podem ser ingeridos já que a água é energizada e vai promover o equilíbrio físico e emocional da pessoa.

Como e por que limpar os cristais?

Todo cristal, seja pessoal ou utilizado por terapeutas, deve passar por um processo especial de limpeza e energização.

Isso porque, ao entrar em contato com o corpo físico, o cristal absorve muitas energias negativas, necessitando de limpeza e energização antes de usá-lo novamente.

É necessário retirar todas as energias negativas que o cristal ou a pedra absorveram. A limpeza de um cristal faz com que todas as energias que foram absorvidas por ele sejam purificadas e descarregadas.

Essa limpeza deve ser feita regularmente, para que o cristal tenha o efeito desejado em sua aplicação. O processo de purificação e limpeza pode ser feito com um ou mais cristais juntos.

O processo de depuração dos cristais possibilita o restabelecimento da força, do brilho e da positividade dos mesmos.

Depois da limpeza, para resgatar as vibrações, as energias e as características terapêuticas de determinado cristal, também, é necessário que o mesmo seja energizado e reprogramado quando for novamente utilizado.

É fundamental, que a pessoa que for utilizar o cristal ou o terapeuta, mentalize pensamentos positivos além de limpar o cristal.

Há diversas formas eficazes de fazer a purificação de pedras e cristais. Cada pessoa ou terapeuta deve escolher aquela com que mais se identificar.

Dicas de como fazer a limpeza das pedras e cristais

  • Vasilha de água

Pegar uma vasilha de vidro ou de plástico (não pode ser de alumínio). Colocar água com um punhado de sal grosso ou sal marinho e, em seguida, deixar os cristais submersos nessa mistura por 24 horas, no mínimo. Pode deixar, também, os cristais expostos  por toda a noite para captarem as energias lunares. Depois, retire-os da vasilha pela manhã e os lave em água corrente, retirando o excesso de sal que pode deteriorar algum tipo de cristal mais delicado. Em seguida, deixe os cristais em contato com a luz solar, por algum tempo, para a energização.

  • Incenso

Separar os cristais a serem purificados. Acender um incenso de sua preferência (há alguns específicos para purificação, especialmente, os com aroma de arruda, alecrim e alfazema) e passar sobre os cristais, de forma a serem envoltos pela fumaça por alguns minutos. Essa limpeza pode ser potencializada se acompanhada de uma oração. Repetir o processo por 3 vezes.

  • Água da chuva

Separar os cristais a serem limpos. Colocá-los em uma vasilha de vidro ou plástico e deixá-los expostos à água da chuva, para que descarreguem as energias negativas.

  • Água do mar ou nascente

Pode ser feita uma purificação com água natural (do mar ou de nascente), banhando os cristais diretamente nessas águas límpidas. Caso não seja possível, pode substituir a limpeza com água mineral, deixando as pedras submergidas por algumas horas. Depois, deixe-as secar naturalmente e coloque-as em contato com a luz solar, para a energização.

  • Terra

Há a purificação utilizando o elemento terra. O cristal deve ser enterrado em um jardim ou em um vaso, por cerca de 24 horas. Após sua retirada, deve ser lavado com água corrente e deixar secá-lo naturalmente. Prestar atenção na acidez da terra escolhida, para  não deteriorar o cristal.

  • Fogo

A purificação pode ser feita através do elemento fogo. Acende-se uma vela e circunda-se o cristal com a chama da vela, várias vezes. Deve-se tomar cuidado com os cristais mais sensíveis ao fogo, como a Opala.

  • Defumação com ervas

Uma forma, também, de purificar o cristal é através da defumação com ervas, como sálvia, benjoim, alfazema, alecrim, guiné, cedro etc. Pode-se preparar as ervas em um recipiente próprio para defumação, ou improvisar em um pires ou cumbuca. Após colocar fogo e soprar para ficar a fumaça, passe lentamente o cristal nessa fumaça, mentalizando para expulsar as energias negativas que possam estar nele. Repita o processo mais uma vez.

  • Energias positivas

Outra forma, é fazer a limpeza utilizando as energias positivas e radiantes de outros cristais. Deve-se colocar o cristal juntamente a um aglomerado de Cristal de Quartzo, que é excelente para a energização de outros cristais, pela sua força e limpidez. Outro cristal muito usado para essa limpeza é a Ametista. Os cristais devem ficar nessa posição por algum tempo, juntos, de forma a eliminar as energias negativas.

  • Pétolas de flores

Escolher as flores desejadas, com as quais mais se identificar e separar suas pétalas. Colocar os cristais em uma vasilha de vidro (ou plástico), cobrir com as pétalas e deixar por 24 horas ao ar livre, de forma a captarem as energias solares e/ou lunares (muito eficaz na lua cheia). As pétalas de rosas cor-de-rosa são muito benéficas para a purificação do Quartzo Rosa e as folhas de alfazema para a limpeza dos cristais de cor violeta.

Energização de um cristal

Após a limpeza, deve-se proceder à energização e programação do cristal. Há diversas formas de fazer isso. Seguem alguns exemplos.

  • Deixar os cristais expostos à luz solar, por no mínimo seis horas.
  • Colocar os cristais para que fiquem expostos a noite inteira às energias lunares.
  • Deixar a água da chuva, de uma cachoeira, nascente de um rio ou riacho vair sobre os cristais por alguns minutos.
  • Enterrar os cristais por 24 horas em um jardim ou vaso, que seja fácil de manusear.
  • Pegar o cristal, segurá-lo nas mãos e deixar a água corrente de uma torneira cair sobre ele, imaginando uma luz dourada intensa penetrando nesse cristal. Fazer isso por uns 3 minutos para a energização do mesmo.
  • Colocar o cristal próximo a uma Drusa (Quartzo Transparente com várias pontas) por umas 3 horas, no mínimo, para sua energização.

Programação de um cristal

Existe a possibilidade de programar um cristal para determinado fim.

E, para isso, é necessário estar em um ambiente agradável, tranquilo e propício para inspirar amor aos cristais.

Isso porque as pedras e cristais são muito sensíveis à mente e à energia que emanamos a elas.

Procure se conectar às energias universais do amor quando for iniciar o processo de programação ou reprogramação de um cristal. As boas vibrações que emergem são fundamentais para a conclusão do processo com sucesso.

O mesmo cristal pode ser reprogramado para outros fins, desde que passe por todo o processo de purificação e energização novamente. Só depois, pode dar sequência a sua programação.

Segue um exemplo do processo de programação de um cristal:

  • Escolha um cristal de sua preferência (Ex.: Quartzo Transparente ou um outro cristal colorido)
  • Agora, segure o cristal na mão direita e, mentalmente, pense em qual será a função dele (Ex.: “Este cristal vai ser direcionado à cura”)
  • Fique com o cristal nas mãos, em sintonia com as energias universais a que se conectou, por cerca de dez minutos. Está feita a reprogramação. E, assim, sucessivamente, de acordo com o cristal e sua aplicação.

tipos e usos dos cristais

Indicações e efeitos dos cristais

A seguir, falaremos sobre algumas pedras e cristais, mas há muitas delas, que serão analisadas em outro momento.

Ágata

Características

Pertencente à família das Calcedônias, é composta por microscópicos cristais de Quartzo, dispostos em faixas coloridas. Pode ser transparente, mas quase sempre é translúcida. É uma pedra ligada à terra.

Indicações

Moléstias do sistema digestivo, enxaqueca e dores-de-cabeça em geral.

Efeitos

Colaboram para a obtenção do equilíbrio mental e físico. Favorece o despertar da consciência e encaminha para uma maior aceitação do “eu”, trazendo autoconfiança.

Sugestão de uso

Colocar no local que deseja tratar por, no mínimo, trinta minutos até duas horas. Por exemplo, quando colocada sobre o abdômen ou ingerida como elixir, estimula o processo digestivo e alivia a gastrite. Colocada sobre o coração, ameniza qualquer questão emocional e favorece a aceitação do amor. Para energizar e purificar ambientes, coloque uma pedra de Ágata em um local fixo que desejar (casa ou trabalho).

Existem alguns tipos de Ágatas, onde veremos seus efeitos:

  • Ágata Azul

Diminui problemas de pescoço e ombros. Propicia o relaxamento geral do ser, promove a paz e a felicidade. Alivia o estresse, harmoniza a mente e eleva a espiritualidade. Favorece a expressão de pensamentos e sentimentos.

  • Ágata Dendrita

Reconhecida com a “pedra da plenitude”. Propicia um ambiente pacífico, acolhedor e estimula o aproveitamento do momento presente. Muito usada para doenças do sistema nervoso e para nevralgia. Desbloqueia e alinha os Chakras. Auxilia a curar plantas.

  • Ágata de Fogo

Indicada para distúrbios gástricos, endócrinos, sistema circulatório e sistema nervoso. Ajuda a elevar a autoestima e a confiança. Protege o indivíduo por possuir uma forte energia protetora. Revitaliza e elimina o cansaço.

  • Ágata Musgo

Purifica o sistema circulatório, fortalece o sistema imunológico, trata infecções, gripes e resfriados. Revitaliza a alma e traz inspiração para a beleza da vida. “Pedra do otimismo” e dos recomeços, muito ligada à abundância, riqueza e prosperidade.

Ágata Cornalina

Características

É um tipo de Quartzo; translúcida ou clara, apresenta-se em uma variedade de cores, que vai do vermelho ao laranja e, às vezes, até o marrom escuro. A Ágata Cornalina está sintonizada com as energias da terra e relaciona-se com a segurança e conforto do meio em que situa-se.

Indicações

Circulação sanguínea, problemas de pele, região inferior da coluna, órgãos reprodutores, disfunções digestivas, distúrbios do fígado e do baço, doenças do intestino e problemas renais.

Efeitos

É uma pedra de renovação, que propicia mais vitalidade, energia e alegria de viver. As oscilações de suas ondas atingem a região inferior do corpo de forma curativa. Utilizada em meditações, fortalecendo as necessidades do coração e colaborando na opção de decisões assertivas em questões de relacionamentos pessoais (amorosos e de amizade).

Sugestões de uso

Para mudanças e proteção energética pessoal, use uma jóia, semijóia ou amuleto de Cornalina. Para tratar um local específico do corpo, pode colocar a pedra sobre o local e visualizar uma luz vermelha saindo dela e penetrando na parte envolvida. Para purificar e energizar o ambiente, deixe uma pedra de Ágata Cornalina em um local desejado, na casa ou no trabalho.

Água-Marinha

Características

É uma pedra clara, azul-esverdeada. Como a Esmeralda é um tipo de Berilo. Também, pode ocorrer na cor amarela.

Indicações

Problemas respiratórios como asma, bronquite e outras doenças pulmonares; dores no pescoço, como cervicalgia e dores nos membros. Fortalece os órgãos purificadores como fígado, baço, tireóide e rins. Auxilia na visão e revigora os maxilares, o estômago, os dentes e a garganta.

Efeitos

Possui a capacidade de filtrar as informações necessárias ao cérebro, descansa os nervos e clareia a percepção. Colabora nos estados de depressão e de estresse. Aumenta a criatividade, aprimora a intuição,  favorece a percepção das emoções e, consequentemente, fortalece a autoconsciência. É excelente para a meditação e para proximidade com a natureza. Ajuda a desenvolver a tolerância em relação a outras pessoas e equilibra os níveis da personalidade do indivíduo. Favorece o desbloqueio da comunicação e auxilia na expressão verbal. É conhecida por sua capacidade em estabilizar e harmonizar ambientes não tranquilos.

Sugestões de uso

Colocar embaixo do travesseiro, para acalmar os nervos e proporcionar um sono tranquilo. Pode colocá-la na água do banho. Também, pode ser usada como pingente para ancorar as energias. Meditação e desbloqueio de Chakras.

Âmbar

Características

Essa pedra é composta de resina fossilizada, formada há milhares de anos da seiva de árvores, em geral, contém insetos ou matéria orgânica em seu interior. Sua cor vai do amarelo claro até o alaranjado ou marrom escuro, podendo ser opaco ou transparente.

Indicações

Proporciona benefícios para qualquer parte do corpo, especialmente, para o cérebro, pulmões, baço, tireóide, pulmões, ouvido interno e tecido neurológico. Ajuda nos estados de depressão e de estresse. Também melhora a memória.

Efeitos

É uma pedra de enraizamento curativo em ressonância com as energias da terra.  Neutraliza a energia negativa e, assim, permite que o corpo cure-se por si só. Nesse contexto, possibilita a criação de um estado mental positivo.

Sugestões de uso

Usar por tempo prolongado, principalmente, no pulso, garganta ou o local que deseja energizar. No caso de bebês, é aconselhável a mãe utilizar a pedra antes.

Ametista

Características

É uma pedra de Quartzo de cor violeta, que varia do violeta escuro a um lilás pálido, chegando à transparência.

Indicações

Essa pedra propicia um efeito calmante sobre o sistema nervoso e o coração. Colabora na transmissão dos sinais neurais. Auxilia nas enxaquecas e nos estados de estresse. A água da Ametista protege a pele e impede a queda de cabelo. Ajuda nos sistemas circulatório e imunológico e no funcionamento do metabolismo. Colabora no emagrecimento. Alivia dores físicas e emocionais, assim como, auxilia no tratamento de indivíduos com distúrbios mentais. Apresenta a capacidade para melhorar o sono e melhorar a concentração. Muito boa para cicatrização.

Efeitos

A Ametista ajuda os indivíduos a ficarem mais centrados e a terem mais controle sobre si mesmos, abrindo um canal para a espiritualidade. Usada, também, para eliminação da raiva, do medo e da ansiedade. Ao aprimorar a intuição, aumenta a capacidade da memória, atenção e clareza mental. Tem o poder de irradiar harmonia, sentimentos de proximidade familiar e sensação de renascimento. Essa pedra é muito utilizada nas meditações, com emanação de impulsos de alegria de viver e capacidade de resolução de problemas. Muito recomendado utilizar a Ametista em conjunto do Quartzo Rosa em tratamentos terapêuticos.

Sugestões de uso

Preferencialmente, usada no coração,  garganta ou pulmões, quando sua força será potencializada. Limpá-la de tempos em tempos. Colocar embaixo do travesseiro para insônia e pesadelos, pois acalma o sono.

Aventurina

Características

Pode ser encontrada nos tons azuis, marrons, vermelhos e verdes. A de cor verde é reconhecida como de utilização mais variada.

Indicações

Cabelos, pele, tecido conjuntivo, coração, unhas, células nervosas, dores-de-cabeça, aumento da vitalidade e da força. Beneficia a glândula timo, o estado geral da mente e bem-estar do corpo.

Efeitos

Essa pedra apresenta influência nos planos físico e mental, com o poder de equilibrar o indivíduo. Quando usada com a Malaquita, promove o desbloqueio mental ou emocional, trazendo clareza e consciência. Já ao ser usada com o Quartzo Rosa favorece o aumento dos sentimentos de empatia e amor. Propicia um estado de paz e tranquilidade no ser. Diminui as perturbações psicossomáticas e os medos. Muito utilizada nas meditações favorecendo os desbloqueios profundos.

Sugestões de uso

Pode ser colocada em qualquer lugar do corpo, especialmente, onde deseja obter a cura, ou carregada em alguma parte do corpo.

Citrino

Características

O Quartzo Citrino é uma variedade de cristal energizador altamente benéfico. A sua cor, normalmente, é um amarelo pálido, mas pode ser encontrado em cores mais escuras.

Indicações

Auxilia no emagrecimento e metabolismo do organismo. Indicado para distúrbios gástricos como  gastrite e úlcera, por melhorar as funções digestivas. Ajuda na limpeza dos órgãos e na desintoxicação do sangue. Propicia a motivação e a vitalidade.

Efeitos

Como está diretamente ligado ao sol, que como ele emite ondas de energia, acaba trazendo uma sensação revigorante, de paz e positividade. Desenvolve a segurança e a calma interna, deixando a pessoa mais receptiva. Desperta a energia criativa, sendo muito interessante seu uso para a educação e os negócios. Favorece a energização de qualquer aspecto da vida e dissipa as emoções negativas. Não deve ser deixado à luz do sol para não perder a sua coloração característica.

Sugestões de uso

Indicado para ser usado nos dedos ou na garganta. Estudos dizem que, quando posicionado com a ponta para baixo, traz os raios dourados do espírito para o plano físico. Na meditação, utiliza-se mais a esfera de Citrino. Segundo o Feng Shui, o Citrino deve ser posicionado no Canto da Abundância da casa ou empresa.

Diamante

Características

Pedra rara, o Diamante é considerado como a mais pura expressão das pedras preciosas produzidas na terra. Apresenta uma singular claridade e capacidade para refratar  inteiramente o espectro de luz. Fica fosforescente ao ser exposto ao rádio, polônio ou actimun. É a substância mais dura produzida pela natureza. Devido a sua dureza e pureza, tem aplicação tanto industrial como utilizado para fazer jóias e, também, para fins curativos.

Indicações

Usado para limpeza e quietude mental. Amplifica a energia de seu usuário. Muito associado com a pedra Água-Marinha para purificação. Estudos indicam que a luz azul do espectro de cor de um Diamante beneficia doenças como o glaucoma, características do cérebro são melhoradas e, também, para órgãos reprodutores masculinos.

Efeitos

Benéfico para a harmonização de todos os chakras. Usado para a proteção e bem-estar geral do indivíduo.

Sugestões de uso

Pode ser usado em jóias, semijóias, amuletos. Também, para desbloquear e ativar os Chakras (Plexo Solar, Cardíaco e Coronário).

Esmeralda

Características

A Esmeralda vem da família do Berilo e é encontrada em tons verdes, indo do claro ao escuro. As esmeraldas de cor verde mais claro são muito valiosas para a meditação. Funciona muito bem quando combina com o Brilhante (Diamante Lapidado). A variação opaca deve ser usada para harmonizar a mente e a emoção.

Indicações

Fortalecimento do sistema imunológico e da memória. Favorece a melhora da capacidade psíquica. Aumenta a consciência; propicia o ânimo e a energia, bem-estar geral, dissolução de hábitos nocivos, aumento do senso de coragem, fidelidade, compreensão e harmonia. Há relatos que a pedra ajuda no fortalecimento dos ossos das costas e auxilia no tratamento de diabetes.

Efeitos

Possui efeito rejuvenescedor sobre a pele. Favorece o equilíbrio físico, emocional e mental. Propicia paz de espírito, calma, harmonia e contribui para afastar os medos. Muito bom para conciliação de amizade e relacionamentos em geral. Auxilia no resgate à esperança e aguça os sentidos (insights e intuição). Na meditação traz relaxamento e desbloqueio de células nervosas.

Sugestões de uso

Pode ser usada em forma de jóia (anel – dedos mínimo e anelar, de preferência; pingentes – sobre o centro do coração; pulseira – braço direito). No entanto, não recomenda-se o uso constante, apenas quando sentir necessidade.

Hematita

Características

Essa pedra é um óxido de ferro, de cor cinzenta como o aço, ou preta como o ferro.

Indicações

Muito utilizada na purificação geral do organismo e das funções renais, por seu efeito de renovação do sangue. Propicia a regeneração dos tecidos. Indicada para as disfunções da menstruação, prisão de ventre, olhos, pernas, pés, cabeça, pele, fígado, baço, para aumentar a vitalidade e o frescor. Ajuda na melhora da autoestima e da autoconfiança, já que é uma pedra de proteção. Colabora em casos de alcoolismo.

Efeitos

Essa pedra atua como um escudo protetor sobre o indivíduo, permitindo-o viver de maneira mais corajosa, com disposição e consciência para enfrentar suas metas. Desse modo, impede que energias negativas penetrem em seu ser. Traz alegria e entusiasmo. Muita usada para a projeção astral.

Sugestões de uso

Em tratamento terapêutico, uma pedra na base e outra pedra no alto da coluna cervical. Não deve ser usada em casos de inflamação, nem por longos períodos.

Lápis-Lázuli

Características

É uma pedra extraordinária, de um azul profundo, frequentemente, com pontos de Pirita. Também, pode vir marcada com pontos de Calcita Branca.

Indicações

Auxilia em problemas respiratórios, pulmões, laringe (problemas de comunicação, fala e expressão), pescoço, tireóide, dores-de-cabeça, nas articulações, sistema nervoso, na purificação do sangue, perturbações menstruais e ajuda no sistema imunológico.

Efeitos

Excelente para o desenvolvimento espiritual. Essa pedra é um poderoso amplificador do pensamento, sendo que auxilia no alinhamento do corpo com a mente, além de aumentar as habilidades psíquicas e “abrir” o Terceiro Olho (Chakra Frontal). O Lápis-Lázuli colabora em casos de dissipação de bloqueios, medos e preconceitos, gerando maior autoconfiança. Estimula o amor, a amizade e a parceria. Na meditação atua de forma poderosa sobre o Terceiro Olho, conduzindo a uma maior profundidade do espírito (essência); como uma luz atuando na alma e abrindo portais desconhecidos. Essa pedra reforça o poder inerente das pessoas, como um potencializador.

Sugestões de uso

É indicado que a pedra seja colocada em uma região acima do diafragma, para que a energia do indivíduo seja levada para cima. Pode ser usada próximo da garganta, na região do Terceiro Olho, ou na cabeça, como adorno. É muito usada em anel, com menos eficácia.

Malaquita

Características

Trata-se de um dos minérios básicos do Cobre. Essa pedra varia do verde claro ao verde escuro, sendo que apresenta, muitas vezes, a aparência externa matizada.

Indicações

Muito utilizada para tratar reumatismo e artrite, dores articulares em geral. Proporciona relaxamento e ajuda no tratamento de desordens neurológicas e na regeneração de tecidos. Estimula o nervo ótico, auxilia no bom funcionamento do pâncreas, do fígado, do baço e da glândula paratireóide. Regula a pressão sanguínea, colabora nas funções do sistema respiratório, colabora no tratamento de epilepsia e câncer. É usada para aliviar cólicas menstruais. Promove a eliminação de toxinas. É benéfica para a saúde sexual da mulher e muito útil para facilitar o parto. Auxilia no tratamento de dislexia.

Efeitos

A Malaquita é uma das pedras da Nova Era de Aquário, que tem o poder de colaborar na cura espiritual e promover a expansão da consciência e, consequente, evolução do ser. Usada para combater a timidez e insegurança. Potencializa a intuição, clarividência, mediunidade e abertura do Chakra do Terceiro Olho (Chakra Frontal). Alinha o DNA, auxilia em questões espirituais, reorganiza a memória das células, atrai luz e informações para o campo áurico, guiando o indivíduo em um processo de ascensão. Tem a capacidade, também, de resolver problemas de vidas passadas. Purifica o campo energético, eliminando miasmas e energias estagnadas, propiciando a proximidade da conexão e alinhamento com o “eu superior”.

A Malaquita é conhecida como o cristal da esperança, da harmonia e do sucesso e boas resoluções em negócios. Possui uma afinidade com a terra e a água, sua cor verde sintoniza-se com a natureza, a força da vida e a cura. Muito boa para harmonizar os ambientes.

Porém, deve ser utilizada com extremo cuidado, pelo fato de poder ampliar as qualidades negativas do indivíduo.

Sugestões de uso

Indicada para cura, pode ser posicionada sobre a região a ser trabalhada energeticamente. Também, é usada como anel, preferencialmente, na mão esquerda, ou ainda, na região do Terceiro Olho. Se colocada sobre o Chakra Plexo solar, absorve as energias negativas. A Malaquita polida é mais indicada para cura, inclusive, para o preparo de elixires. No caso da Malaquita causar uma palpitação mesmo que leve, deve ser substituída por Quartzo Rosa ou Rodonita. Excelente para a meditação, aumento da espiritualidade  e elevação do padrão vibratório. Pode ser colocada embaixo do travesseiro para obter um sono tranquilo e reparador, além de ampliar a mediunidade e a intuição. Pode ser deixada no ambiente para atrair energias mais elevadas.

Quartzo Branco (Quartzo Transparente ou Cristal de Rocha)

Características

É uma pedra clara, que vai do branco ao incolor ou transparente. É muito abundante no planeta, sendo considerada um dos mais fortes agentes de cura, purificação e amplificação de energias do mundo. A pura luz branca atravessa a pedra facilmente, mas as cores do espectro ficam inalteradas, justamente, porque esse cristal pode ajudar a equilibrar todos os elementos que for necessário, de forma a torná-los integrais e realizados.

Indicações

Auxilia em dores-de-cabeça, dores nas costas, problemas nas articulações e ossos, distúrbios de visão, cabelos, pele, unhas, moléstias gástricas e problemas pulmonares. Melhora disfunções hormonais, de circulação sanguínea e pressão arterial. Ajuda nos casos de depressão,  estresse, fadiga física e mental.

Efeitos

Possui um efeito neutralizante contra irradiações, fazendo uma limpeza física, mental e espiritual no indivíduo. Favorece o desbloqueio mental trazendo clareza mental e emocional; possibilita uma limpeza energética do campo áurico do indivíduo e do ambiente; é um cristal estimulante, que atua sobre a depressão, fadiga e estresse; traz lucidez e facilita a compreensão de questões do dia a dia, acalmando a mente e as emoções; aumenta a concentração e o foco; tem a capacidade de ativar todos os níveis de consciência e favorece a intuição, sendo muito utilizado nas meditações; tem o poder de receber, ampliar e transmitir a energia positiva de pessoas e de lugares. Possibilita, assim, que todos os Chakras fiquem em ressonância positiva. Na meditação favorece a abertura do Terceiro Olho (Chakra Frontal) e estimula os centros nervosos.

Sugestões de uso

Usada como jóia no dia a dia, para elevar a espiritualidade, proteção energética e purificação do campo áurico. Para efeitos terapêuticos, pode colocá-la no local que desejar, de trinta minutos a duas horas, visualizando uma luz branca envolvendo a região. Para energizar positivamente um ambiente, colocar um Cristal de Quartzo Branco em algum ponto da casa ou empresa.

Quartzo Rosa

Características

Apresenta a tonalidade cor-de-rosa clara (mais luminosa e brilhante). Pode ser  um excelente presente para expressar o amor e a amizade, sendo que afeta de forma positiva quem o recebe.

Indicações

Essa pedra é indicada para insônia, agressividade, ansiedade e depressão, por ser uma pedra calmante e harmonizadora. Auxilia no sistema circulatório, sistema reprodutor, nos problemas de pressão alta e órgãos de limpeza. Traz sentimento de felicidade, alegria, compreensão, consolação, aceitação, delicadeza, amor ao próximo, autoconfiança, eleva a autoestima, os desejos sexuais  e bem-estar geral.

Efeitos

O Quartzo Rosa está profundamente ligado aos estados emocionais do indivíduo. Ajuda na auto-aceitação e no autoperdão. Propicia sentimentos prazerosos de amor, amizade, contentamento, pensamentos criativos e delicadeza. Impulsiona as necessidades interiores de fidelidade, amorosidade e equilibra os desejos sexuais. Na meditação, essa pedra penetra, por meio de suaves oscilações, profundamente no corpo do indivíduo. Também, pode ser usada por crianças para desenvolverem o espírito educativo e compassivo (normalmente, usada sobre o coração).

Sugestões de uso

Pode usá-la na região do coração ou da glândula timo. Também, indicada para desenvolver um espírito educativo e compassivo em crianças. Segundo o Feng Shui, o ideal é que seja colocada na área de Relacionamento do quarto.

Quartzo Rutilado (ou Quartzo de Rutilo)

Características

Pode ser encontrado nas cores preta, marrom, prateado, amarelo, dourado, do opaco ao translúcido.

Indicações

Auxilia nos problemas do sistema respiratório, pulmões, brônquios, diafragma, impedindo a falta de ar. Indicado, também, para distúrbios gástricos. Fortalece as células nervosas e os cabelos. Ajuda nos problemas de autoestima.

Efeitos

Propicia bem-estar geral, harmonia e força de viver. É uma pedra de proteção contra forças malignas, mentira e negatividade. Na meditação, o Quartzo Rutilado é utilizado para desbloqueio e ativação do Chakra Plexo Solar.

Sugestões de uso

Em trabalhos terapêuticos, deve ser colocado próximo à região a ser tratada, visualizando uma luz amarela saindo do cristal e envolvendo todo o local. Usar uma jóia de Rutilo para atrair prosperidade. Para purificar o ambiente, deixar uma pedra em um local escolhido (casa ou trabalho).

Olho-de-Tigre

Características

É uma forma comum de Quartzo. Apresenta a energia da Terra. Pode aparecer em várias tonalidades de marrom claro ou escuro, com inclusões fibrosas, que lhe acrescentam luminosidade. A refração da luz fornece à pedra diversas maneiras de enxergá-la, dependendo dos olhos do observador. A pedra assemelha-se a um olho de tigre, quando cortada e polida de forma adequada.

Indicações

Auxilia em doenças nervosas e inflamação de nervos. Apresenta efeitos terapêuticos sobre os ossos, cartilagens e articulações. Estabiliza a troca de tecidos. Fortalece o fígado e suas funções. Indicada para distúrbios respiratórios, de tireóide e alergias.

Efeitos

Tem o poder de “abrir” a mente, contribuindo para a ordenação dos pensamentos e ideias, fortalecendo a autoconfiança e o amor próprio. Propicia segurança em questões financeiras e contra fraude, e em outros objetivos também. Favorece os relacionamentos familiares dando equilíbrio. Favorece a atração de pessoas solidárias e de bens materiais. Na meditação, é muito usada para o desbloqueio e ativação do Chakra Plexo Solar.

Sugestões de uso

Pode ser usada com prata ou ouro, preferencialmente, no braço direito. Também, pode ser usado como pingente por breves períodos. Deve ser colocada sobre a parte do corpo a ser tratada, para obter a cura, em tratamentos terapêuticos. Pode colocá-la sobre os Chakras Umbilical e Básico, de forma a efetivar a ligação espiritual com a terra.

Ônix

Características

Essa pedra varia em cor desde o preto e branco ao translúcido, com camadas de estrias vermelhas, rosas, marrons e amarelas.

Indicações

O Ônix é uma pedra indicada para problemas ósseos, de medula óssea e dentes. Equilibra o fluxo sanguíneo e melhora a qualidade do sono. Elimina o cansaço mental e favorece o vigor físico, aumentando a disposição do indivíduo. Também, equilibra o emocional e todo o fluxo energético, promovendo a saúde física, mental e espiritual de forma geral. Indicada para problemas de audição. Aumenta a autoconfiança.

Efeitos

Proporciona o equilíbrio da mente e do corpo, eliminando medos e preocupações. Favorece o foco e a atenção. Aumenta a autoconfiança. É uma pedra que dá equilíbrio e está em sintonia com as energias da terra; muito usada em psicometria, uma vez que favorece a revelação da história do indivíduo. Ao equilibrar o fluxo energético, a pedra balanceia as energias Yin e Yang no corpo, abrindo caminho para a conexão com o Cosmo. O Ônix é uma pedra poderosa para obter o poder pessoal, por isso, muito utilizada na meditação para desbloqueio e ativação do Chakra Plexo Solar. Potencializa o autocontrole, afasta os pensamentos e as invasões negativas e desperta a alegria de viver.

Sugestões de uso

Muito usado em jóias, principalmente, em conjunto com Pérolas e Diamantes. Coloque-o em regiões que necessitem ser energizadas. De preferência, use-o do lado esquerdo do corpo.

Pedra da Lua

Características

Seu nome vem do sânscrito “Shandra Kanti”, que significa raio de lua. Podem ocorrer cores com variedades alaranjadas, castanha, esverdeadas até as azuladas, chamadas de arco-íris por apresentarem esse efeito azulado, outras são verdes.

Indicações

Essa pedra estimula o bom funcionamento de todos os órgãos do corpo humano. Indicada para alterações hormonais, disfunções na menstruação, menopausa, problemas nos ovários, fertilidade, baixo-ventre e doenças das mamas. Também, auxilia na cura energética da pele, dos olhos, pâncreas, fígado, e eliminando toxinas do organismo. Usada para distúrbios psíquicos, no tratamento de  tumores, para aumentar a produção de leite, para melhorar a digestão, aumentar o metabolismo e acelerar o emagrecimento. Fortalece a energia sexual, diminui o cansaço e reduz as tensões emocionais.

Efeitos

Favorece as relações inter-pessoais, familiares, harmonia conjugal, reconciliação e expressão de sentimentos. Desenvolve a intuição e a criatividade. Transmite sensibilidade, tolerância e doçura. Traz a alegria de viver e harmonização em geral. Equilibra a energia feminina, favorecendo a saúde geral da mulher. A Pedra da Lua apresenta alto valor espiritual. Na meditação, promove a revelação dos verdadeiros sentimentos da pessoa, aumentando a intuição, expandindo a mente e potencializando o poder de atração e o magnetismo pessoal.

Sugestões de uso 

Colocar embaixo do travesseiro para fortalecer a intuição e propiciar um sono revitalizador. Pode usá-la em forma de jóia, para favorecer a saúde e potencializar a energia feminina (pode segurá-la com a mão esquerda por alguns minutos no dia). Indicada para meditação, principalmente, quando colocada no Chakra do Terceiro Olho (Chakra Frontal), onde fortalece a mente e desperta a clarividência.

Topázio

Características

Quando puro é transparente, mas em geral, é matizado por impurezas. Quanto à cor, o Topázio típico apresenta-se em amarelo claro ou na cor de vinho. Porém, pode ser encontrado em branco, cinza, azul, verde ou amarelo avermelhado, transparente ou translúcido. É uma pedra de grande empatia devido a seu brilho quente.

Indicações

Essa pedra é excelente para o relaxamento do corpo; acalma o sistema nervoso e diminui as tensões. Favorece a concentração e o foco. Indicada para o estresse, ansiedade, depressão e insônia. Auxilia na regeneração de tecidos e pele, na atividade do sistema respiratório, na circulação sanguínea, na visão e na atividade do fígado. Usada para fazer limpeza energética.

Efeitos

Colabora para o desenvolvimento físico e espiritual dos seres. O Topázio ajuda a pessoa a tornar-se mais completa e satisfeita. Dependendo de sua cor, é capaz de estimular as capacidades artística e musical do indivíduo. Esse cristal é indicado para pessoas com crises motivacionais, de forma a recarregar suas energias e purificar seu corpo de pensamentos negativos. Aumenta a capacidade telepática da pessoa. Estimula a alegria, a generosidade e a saúde em geral. Ajuda, também, a clarear o caminho dos objetivos de um indivíduo. Traz motivação ao caminho espiritual. Na meditação, colabora na limpeza da aura, na limpeza e ativação dos chakras, contribuindo para o desenvolvimento físico e espiritual.

Sugestões de uso

Carregar um cristal de Topázio junto a si, atrai bons fluídos e abre os caminhos. Muito utilizado para elevar a espiritualidade e se conectar com os mestres de luz, principalmente, o Topázio Azul. Utilize-o para meditar. Para afastar as energias negativas e atrair um padrão vibratório positivo, coloque um cristal de Topázio Azul em algum local da casa e no trabalho (ideal que seja em um lugar mais centralizado).

Turmalina

Características

Apresenta uma grande variedade de cores englobando uma grande família de pedras (preta, azul, olho de gato, opalizada, vermelha, melancia, verde e raramente transparentes). Os cristais bicoloridos e multicoloridos são, relativamente, comuns. Apresenta uma capacidade piroelétrica, ou seja, quando é aquecida ou resfriada, pode gerar, temporariamente, energia elétrica.

Indicações

Essa pedra é indicada para combater náuseas e outras disfunções gástricas. Favorece a atenção, a concentração e o foco. Trata dores localizadas; Atua como um escudo natural atraindo e filtrando ondas eletromagnéticas e de radiação. Protege contra invasões energéticas e purifica o indivíduo e o ambiente. É usada, também, para aliviar ataques de pânico, estresse e outros distúrbios emocionais. Propicia sensação de calma e tranquilidade, eliminando a ansiedade.  Melhora a saúde em geral.

Efeitos

Essa pedra, em todas as suas variações de cores e composições, apresenta uma enorme capacidade de purificação e limpeza energética por tempo prolongado. Tem o poder de dissipar a energia negativa acumulada sobre um indivíduo, eliminando pensamentos negativos causadores de problemas físicos, mentais ou espirituais que o afetam (proteção contra vampiros energéticos). Favorece o autoconhecimento, o equilíbrio do ser e a aceitação das coisas. Pelo fato de serem piroelétricas e ao serem aquecidas desenvolverem cargas elétricas opostas, conduzindo energia, acabam colaborando nas conexões cerebrais, potencializando o raciocínio e a concentração (estudo e trabalho). A Turmalina Negra é uma pedra “pára-raio” das energias negativas, que por excelência dissolve todas as energias negativas. Tem a capacidade de ajudar o indivíduo a conhecer o seu propósito de vida, trazendo a expansão de sua consciência. Usada na meditação, a Turmalina  purifica e equilibra os Chakras.

As diferentes composições da pedra Turmalina propiciam a evidência de cores e potencialidades diferentes, como a seguir:

  • Turmalina Negra

É uma pedra de proteção, pois tem a capacidade de repelir a energia negativa. Traz vitalidade, alivia dores em geral e protege contra invasões psíquicas. Estimula o altruísmo e a criatividade.

  • Turmalina Azul

Pedra que intensifica a espiritualidade, colaborando na comunicação e negociação. Dissolve tristeza e sentimentos estagnados. Auxilia em problemas renais, de visão, digestivos, de bexiga, inflamação de garganta, aumenta a imunidade, ajuda em insônia e aumenta a criatividade.

  • Turmalina Verde

É a Turmalina de cura, que favorece, também, a comunicação e a criatividade. É atuante no rejuvenescimento. Auxilia no reconhecimento das energias negativas e em como evitá-las.

  • Turmalina Transparente

Promove a desintoxicação do organismo, ajuda em distúrbios nervosos  e beneficia o sistema imunológico.

  • Turmalina Vermelha

Indicada para circulação sanguínea, sistema digestivo, disfunções de baço e fígado, estresse, ansiedade, insônia, depressão e  tensão nervosa. Atenua espasmos musculares. Regenera nervos. Promove a segurança, bem-estar, amor, ternura e amizade.

  • Turmalina Melancia

Essa pedra combina os tons verde e rosa, mostrando que os opostos podem trabalhar juntos. Auxilia no entendimento, percepção e compreensão das coisas. Destaque-se em proporcionar a aceitação do passado e favorecer um presente mais agradável. Indicada para a circulação sanguínea, coração, ossos e articulações.

Sugestões de uso

Para tratar o enjoo, pode deitar de barriga para cima e colocar a pedra sobre o umbigo, preferencialmente, ficando nessa posição por cerca de dez minutos para equilibrar os pólos. Também, é sugerido que ande com uma pedra de Turmalina na bolsa, bolso ou mesmo um colar, para afastar os vampiros energéticos. Para aumentar a concentração, deve-se segurar a Turmalina por cerca de cinco minutos nas mãos (casa, ambiente de trabalho ou estudo). Usada para desbloquear e purificar os Chakras do corpo, de forma a  liberar os fluxos energéticos, que trazem energia vital ao organismo. Utilizada para purificar os ambientes, basta colocar uma pedra no local desejado, para obter bem-estar geral.

Turquesa

Características

Apresenta uma linda coloração, que varia do azul celeste ao verde azulado suave. Turquesa é uma cor envolvente, refrescante e tranquilizante. É uma pedra mental e espiritualmente especial.

Indicações

É indicada para combater a ansiedade, a insônia, a depressão, o excitamento nervoso, a inflexibilidade e o negativismo. Acalma a mente.  Melhora o bem-estar físico em geral, a qualidade de vida e eleva a imunidade. Auxilia nos distúrbios estomacais, como gastrite.

Efeitos

Essa pedra promove uma energia de paz, harmonia e equilíbrio, colaborando em assuntos e situações difíceis da vida da pessoa. Trabalha aliviando a tristeza profunda, os pensamentos repetitivos, o negativismo e a falta de fé em si mesmo. Traz um sentimento de renovação, com novas idéias. Ajuda na comunicação e  expressão de sentimentos. Possibilita a sintonização com a energia de poder, generosidade, integridade, seriedade, de saúde e cura, de purificação e limpeza em geral.

Sugestões de uso

A Turmalina é muito utilizada para relaxar e meditar. Sobre o Chakra Frontal (Terceiro Olho) proporciona clareza nos pensamentos e sentimentos. Pode deixar a pedra sobre o local por, pelo menos quinze minutos, inspirando e expirando lentamente,  imaginando inspirar um ar azul. Pode, também, ser usada no Chakra Laríngeo (altura da garganta), para ajudar na comunicação e expressão de ideias, sentimentos e emoções, colaborando para extinguir a timidez. Usada nos locais a serem trabalhados em tratamentos terapêuticos, assim como, nos ambientes em geral para purificação energética.

Zircônio

Características

É, geralmente, uma pedra transparente, ou branca acinzentada, com variações  de marrom, vermelho, alaranjado, amarelo, verde e azul. Muitas vezes, é vista como um Diamante barato, mas apresenta muitas indicações importantes.

Indicações

Auxilia no tratamento de ossos, músculos, articulações, colaborando em doenças como artrose, osteoporose entre outras. Alivia dores em geral. Muito boa para a insônia.

Efeitos

Essa pedra é conhecida como “pedra da virtude” ou “pedra do equilíbrio”, uma vez, que colabora para o equilíbrio de aspectos virtuosos no indivíduo. E harmoniza os aspectos físicos, emocionais e espirituais. É uma pedra de ancoramento e aterramento espiritual. Fortalece o amor-próprio e potencializa as habilidades latentes. Fornece proteção e paz espiritual, favorecendo a quietude. Muito utilizada na meditação, para aumentar a intuição, equilibrar e ativar os Chakras. Trabalha o sentimento de compaixão, generosidade e altruísmo. Faz aflorar a abundância e a prosperidade.

Sugestões de uso

Pode ser usado diretamente na região a ser tratada. Também, usada como jóia ou adorno em ambientes para purificação e proteção.

benefícios dos cristais

Benefícios gerais dos cristais

Existem muitas pedras e cristais, onde podemos nos beneficiar de suas propriedades e efeitos. Aqui estão alguns dos mais utilizados pelos terapeutas e estudiosos dos cristais.

De um modo geral, os benefícios dos cristais são:

  • Purificar e limpar os campos energéticos;
  • Aliviar dores físicas em geral;
  • Desintoxicar o organismo como um todo;
  • Favorecer o bom funcionamento dos sistemas do organismo;
  • Fortalecer os órgãos e permitir que realizem suas funções;
  • Proporcionar um relaxamento mais profundo;
  • Desbloquear os campos de força (Chakras) do corpo;
  • Combater depressão, ansiedade, insônia, síndrome do pânico e outros distúrbios psíquicos;
  • Combater alergias em geral;
  • Auxiliar na elevação vibracional do indivíduo;
  • Propiciar um bem-estar geral na pessoa;
  • Renovar a energia vital;
  • Possibilitar a paz interior;
  • Aumentar a intuição, clarividência, mediunidade etc.
  • Purificar as energias negativas;
  • Equilibrar e potencializar aspectos de saúde física, mental e espiritual;
  • Favorecer a abundância e a prosperidade do indivíduo;
  • Ajudar na meditação e em outras práticas integrativas e complementares;
  • Possibilitar a abertura de caminhos  ao indivíduo;
  • Entre outros.

Sugestões de uso de cristais e pedras

As pedras e cristais são ricamente utilizados para vários fins, como já explicitado anteriormente. Seguem algumas outras sugestões de uso:

  • Banhos
  • Energização de ambientes (residência, empresa, local de estudo etc)
  • Uso pessoal (jóia, adorno, dentro da bolsa ou roupa etc)
  • Embaixo do travesseiro
  • Vaso de vidro em local desejado
  • Meditação
  • Tratamento e aplicação de Reiki
  • Tratamento de Cromoterapia
  • Em Apometria
  • Em plantas a serem energizadas
  • Sob a forma de elixir
  • Entre outras.

Cuidados importantes com os cristais

  • Limpar e energizar o cristal assim que o adquirir, levando em conta as sugestões dadas anteriormente neste texto. Fazer isso frequentemente.
  • Guardar o cristal em local com ventilação e claridade moderadas.
  • Utilizar uma flanela ou um pincel de cerdas suaves para tirar o pó do cristal.
  • Evitar deixar os cristais em lugares não adequados, com outros elementos juntos, pois poderá danificá-los.
  • Evitar deixar as pedras e cristais próximo a aparelhos eletrônicos, como geladeira, freezer, microondas, computador, aparelhos com caixas de som, porque podem  absorver energias e serem carregados negativamente.
  • Preferencialmente, não expor o cristal diretamente ao sol forte, para que não afete sua cor, energia ou propriedades. Fazer isso de forma indireta.
  • Nunca utilize produtos abrasivos ou químicos para limpar o cristal, o que pode exterminar com sua energia. Use somente água e sabão neutro para lavá-lo.
  • Caso o cristal seja transportado com frequência, faça-o em tecido natural, como seda ou algodão, protegendo bem as suas pontas, quando carregá-lo na bolsa ou no corpo.
  • Não utilizar muitas pedras e cristais ao mesmo tempo, pois poderá ser dificultada a conexão com cada uma delas, como também,  a terapia/ação pode não ter o efeito desejado.

Fontes e Referências