como praticar filosofia havaiana e oracoes

Ho’oponopono – A Filosofia Havaiana: Como Praticar e Orações

Ho’oponopono é uma filosofia, uma prática ancestral havaiana que possibilita apagar em nós as memórias e programas inconscientes que, de alguma forma, causam um desequilíbrio, uma perturbação e/ou um desajuste em nossas vidas.

O que é Ho’oponopono?

O significado de Ho’oponopono é “reparar, endireitar, harmonizar, ajustar, reordenar, corrigir o que está errado.”

E, tradicionalmente, é um método de arrependimento ou reconciliação exercido entre pessoas de uma mesma família, comunidade ou território.

É um sistema de cura que significa “corrigir um erro”. Ho’o significa “causa” em havaiano e ponopono quer dizer “perfeição”.

Para os antigos havaianos, o erro nasce a partir de pensamentos que estão contaminados por memórias dolorosas do passado. E o Ho’oponopono disponibiliza uma forma de liberar a energia desses pensamentos, ou erros, impregnados de dor e que ocasionam o desequilíbrio e a doença.

Quando surgiam discórdias ou algum problema dentro de uma família ou comunidade, havia um mediador (que podia ser um padre) para que reunisse os membros envolvidos, com o intuito de orientá-los no processo de perdoarem-se.

É uma prática bastante simples, porém, que nos leva a olhar a vida e a forma como as coisas se apresentam de forma diferente do que estamos acostumados.

É necessário que os envolvidos efetuem uma grande mudança em relação a suas crenças e valores.

Ho’oponopono e suas raízes xamanista

Sabe-se que o xamanismo é praticado em todo o mundo há milhares de anos. Não é uma religião, uma vez que não apresenta livros canônicos ou uma mitologia própria e específica. 

A palavra xamã vem do vocábulo “saman” que significa “aquele que conhece”, usado pelos tungues, povo do nordeste da Sibéria

Há muitas dúvidas quanto a sua real origem, sendo que alguns estudiosos consideram o seu início na Sibéria ou na Ásia Central. Porém, o xamanismo também foi amplamente usado em regiões da Europa.

Os druidas foram importantes xamãs em sua época e, também, na Grécia os xamãs eram muito ouvidos como sacerdotes.

O fato é que o xamanismo estabelece a conexão entre o mundo dos homens e dos espíritos, com a presença dos espíritos em todos os elementos da natureza. É baseado em um conjunto de rituais muito antigos, com músicas e danças, que passaram por séculos e séculos.

Tudo o que vive, vive para sempre. Somente o invólucro, o que é perecível, desaparece. O espírito não tem fim. É eterno. Imortal. (Bhagavad Gitâ)

História: um pouco do povo havaiano e sobre os kahunas

Os primeiros habitantes do arquipélago havaiano foram os nativos polinésios, que já praticavam rituais similares ao que é o Ho’oponopono.

Também estavam lá há séculos os nativos vindos do Taiti, cada qual com sua cultura, religião e sabedoria, representada por seus xamãs.

Depois, foram chegando às ilhas os estrangeiros vindos da Europa, principalmente. Surgiram, também, muitos reis e líderes locais, com a introdução de suas religiões e sistemas de governo próprios.

O Havaí foi reconhecido pelo governo americano como um  país independente a partir de 1839, através da Constituição do Havaí. Depois de 1850, começaram a chegar inúmeros imigrantes europeus e asiáticos.

Muitos acontecimentos sucederam-se, inclusive a troca de reis e de governo, juntamente, ao descontentamento da população havaiana. Em 1898, o Havaí adentrou em um processo de anexação aos EUA e, em 14 de junho de 1900, passou a ser oficialmente território norte-americano. 

Foram anos onde a população exigia a mudança para a categoria de Estado, mas foi só em 1957, que o Congresso aprovou a solicitação, onde em 21 de agosto de 1959, o Havaí enfim tornou-se o 50° Estado americano.

Existem diversas religiões espalhadas pelo Estado havaiano, sendo que a maior parte da população é de protestantes ou outros cristãos.

Restaram poucos nativos da ilha, principalmente, os que possuem a sabedoria Kahuna original.

A palavra Kahuna vem de  “Ka” que quer dizer guardião e “Huna”, segredo, onde leva ao significado de “guardião do segredo”. O sentido de segredo aqui é de essência da existência humana.

Huna é um sistema muito antigo, com cerca de 5000 anos, que foi praticado pelos sacerdotes do Oriente Médio, como uma doutrina oculta e secreta. Estudiosos encontraram vestígios de que esse sistema influenciou religiões da Mesopotâmia, do Egito, da Índia, de Israel e outras regiões, assim como, há a grande possibilidade desses conhecimentos terem chegado a Jesus.

Existe a teoria de que a Huna era de conhecimento dos mais antigos habitantes da Terra, que viviam na Lemúria, o continente perdido. Há cerca de treze mil anos, a Lemúria afundou depois de catástrofes e devastações, que deram origem às Ilhas Polinésias.

Vem daí a sabedoria xamânica e, também, de práticas iniciais de Ho’oponopono, exercidas pelos nativos polinésios, que foram habitar as ilhas havaianas.

A recuperação do conhecimento da Huna foi feita pelo psicólogo americano Max Freedon Long, que foi morar no Havaí e estudou os kahunas por mais de 40 anos, como discípulo do Dr. William Tufts Brigham.

Esses pesquisadores concluíram que na língua havaiana não há passado e futuro e que os antigos kahunas já viviam na eternidade do agora, do momento presente. Sendo o homem a ponte entre o céu e a terra.

É fato que os kahunas são verdadeiros xamãs, uma vez que a prática Huna está relacionada ao Xamanismo havaiano, fornecendo maneiras de enxergar e se relacionar com o mundo.

Os princípios Kahunas são:

  • O mundo é o que você pensa que ELE é (IKE)
  • Não há limites (KALA)
  • A energia segue o fluxo do pensamento (MAKIA)
  • Seu momento de poder é agora (MANAWA)
  • Amar é compartilhar (ALOHA)
  • Todo o poder vem de dentro (MANA)
  • A eficácia é a medida da verdade (PONO)

Quando esses ensinamentos são realmente incorporados, a pessoa muda a forma de ver a vida, transforma seus pensamentos, o que reflete diretamente em seus sentimentos e possíveis ações. Cada detalhe da vida sofre transformação.

Origem do Ho’oponopono

Na verdade, o Ho’oponopono é uma técnica praticada pelos kahunas há pelo menos três mil anos.

E desde os primórdios, os sacerdotes ensinavam essa prática às comunidades, com o objetivo de curar os seus males.

No sistema Huna era estabelecido que todos os indivíduos deveriam participar do processo de transmutação e cura traduzindo em um processo interpessoal. E outro ponto importante, é que essa população era muito espiritualizada, com forte conexão com a natureza, com o outro e com o Divino, ou seja, com a totalidade da existência.

O Ho’oponopono, desde o início, era utilizado pelos nativos que habitavam os vilarejos havaianos, a fim de resolver os seus problemas e os problemas comunitários, de forma a dividirem as suas questões. Nesses encontros, organizados pelos xamãs (muitos eram kahunas), uns pediam perdão aos outros, pelas atitudes e pensamentos inapropriados.

Então, o problema sempre foi utilizado como a chave do Ho’oponopono, já que ele surge trazendo aflorando o que precisa ser transmutado, restaurado, sendo que nem sempre sabe-se a causa.

Porém, o importante é mudar o padrão anterior, limpar essas memórias e, se no caminho, vier à lembrança a origem da questão, tudo terá mais sentido para a pessoa, que se beneficiará do resultado.

Assim, quando os Kahunas promoviam essas reuniões, faziam uso da prática do Ho’oponopono (mesmo que não usassem esse termo), utilizando-o como uma técnica de reconciliação entre os habitantes desses vilarejos e, paralelamente, para manter a harmonia da tribo com os espíritos da natureza que ficavam ao redor da mesma.

Porém, com o passar do tempo, esse ritual foi se modificando e/ou sendo esquecido.

Mas, foi na segunda metade do século XX, que uma xamã havaiana, Morrnah Nalamaku Simeona modernizou a prática do Ho’oponopono. Morrnah era kahuna lapa’au, curandeira que atuava com plantas medicinais e guardiã do segredo.

A adaptação do Ho’oponopono praticado no sistema Huna para o Ho’oponopono da Identidade Própria foi, então, feita por Morrnah.

Isso foi fundamental para que houvesse aceitação da técnica pela sociedade, introjeção dos conceitos e ajustada às necessidades do momento atual.

Nós somos o acúmulo de todas as nossas experiências, o que equivale a dizer que nós estamos carregados com nossos passados. (Morrnah Simeona)

Isso porque segundo vários estudiosos do assunto, inclusive a xamã, as memórias originadas de cada experiência obtida ficam armazenadas sob a forma de pensamentos no corpo etérico (corpo sutil, o mais próximo do corpo físico).

Morrnah não abandonou de todo o ritual antigo, mas criou uma nova forma de praticar o Ho’oponopono, mais simples, agora sem a ajuda de outra pessoa (guia ou padre), como um processo de reconciliação consigo mesmo baseado na energia universal do amor. Onde cada um poderia praticá-lo sozinho, de forma independente e eficaz.

Nesse sentido, a própria pessoa traz o perdão, o amor  e a paz.

Morrnah Simeona e seus estudos

A kahuna Morrnah Simeona nasceu em 19 de maio de 1913, em Honolulu, no Havaí, filha de nativos havaianos. A mãe de Morrnah foi uma das últimas nativas reconhecidas como kahuna la’au kahea, ou seja, sacerdote que cura com palavras.

Ela lecionou na Universidade do Havaí e direcionou os seus estudos nos conflitos interiores das pessoas. E estabeleceu como foco entender e trabalhar o Inconsciente (também chamado de Subconsciente) e sua conexão com a Divindade (Deus, Universo, Supremo), por meio do que chamava de Supraconsciente (consciência superior, mais elevada).

Definição de superconsciência segundo o xamanismo:

A Supraconsciência é um estado elevado de conexão da mente com o coração, da alma com o espírito, do eu inferior com o eu superior, ou seja, do Eu Consciente com o Eu Inconsciente.

A Supraconsciência é um grau extraordinário da realidade que todo Ser Humano é capaz de desenvolver. Não é algo que se possa adquirir. É algo que brota no interior, quando permitimos expandir a consciência para compreender o Ser Inconsciente, parte intrínseca de nossa natureza humana, que cria a realidade ordinária e extraordinária que vivenciamos. É um estado de completude, de integração e de conexão com o Todo. (Akaiê Sramana)

Em 1976,  Morrnah iniciou a modificação do processo tradicional do perdão e reconciliação havaiano do Ho’oponopono para as realidades dos dias atuais, com influência de sua educação cristã (protestante e católica) e dos seus estudos filosóficos sobre a Índia, a China e sobre Edgar Cayce. Agregou conceitos de reencarnação e karma, onde foi muito criticada por grupos havaianos tradicionais.

O Ho’oponopono propicia o equilíbrio entre o mundo exterior (visível e invisível) e o mundo interior, este chamado de “identidade de si”.

O mundo interior é composto por quatro elementos:

  • Unihipili ou subconsciente (mente inconsciente):

Armazena a memória das experiências passadas, ao longo desta vida e até de vidas passadas, e também, as emoções; o “Eu básico”, instintivo;

  • Uhane ou consciência (mente consciente):

Representa a nossa razão e nossa inteligência; o Ego consciente, que quer manter o controle;  chamado por alguns de “Eu médio”;

  • Aumakua ou Eu Superior (mente superconsciente):

É a Centelha Divina; situa-se em uma outra dimensão. Entrar em contato com a Aumakua é restabelecer a ligação, é entrar em contato com a essência.

  • Inteligência Divina ou Fonte Divina: Onde é criada a “identidade de si” e as inspirações.

Essas quatro instâncias, preferencialmente, devem estar em equilíbrio. São considerados o estado inicial do vácuo, isto é, do “vazio”, que é a essência da criação divina, desde antes da explosão do Big Bang.

O vazio é o alicerce de todo o Cosmo e é chamado pelo Dr Hew Len de “Estado Zero” ou vácuo.

Morrnah explicitou que, quando as memórias estão atuando, elas desviam esse vazio, o vácuo, e acabam impedindo que as inspirações cheguem.

Morrnah dizia: “Limpem, apaguem e encontrem seu próprio Shangri-Lá. Onde? Dentro de vocês mesmos.”

No Ho’oponopono da Identidade Própria a pessoa deve assumir 100% da responsabilidade para si mesmas, em um processo intrapessoal. Assim, somente assumindo essa responsabilidade total por todos os males, a pessoa é capaz de transmutar todas as memórias do paciente e dos indivíduos envolvidos na questão.

Morrnah aprofundou-se em seus trabalhos em reafirmar a presença e a ação da Divindade na regência de uma vida plena e equilibrada, acima das três mentes: Subconsciente (Unihipili), Consciente (Uhane) e Supraconsciente (Aumakua).

Paralelamente, retirando as camadas do Ego e suas funções, por exemplo, de controlador, de vítima, de manipulador etc.

Em 1982, Morrnah organizou o Primeiro Simpósio Mundial de Identidade do Homem.

Assim, foi estabelecendo uma psicologia espiritual distinta, sendo difundida por vários países do mundo. Ministrou diversos cursos e teve a oportunidade de apresentar sua psicologia às Nações Unidas, assim como,  a diversas universidades e instituições religiosas.

Morrnah Simeona escreveu três livros didáticos também traduzidos em outros idiomas. E, no final de 1990, fez o seu último ciclo de palestras e seminários pelo mundo. Em 1991, voltou para a Alemanha, onde morou na casa de um amigo até sua morte.

Morrnah faleceu em 1992, não sem antes ensinar há muitos, fazendo alguns discípulos pelo mundo. A fundação criada por ela, atualmente, é gerida pelo Dr. Ihaleakala Hew Len, Ph.D., psicólogo e cientista pela Universidade de Iowa.

Quem é o Dr. Ihaleakala Hew Len

O Dr. Len é um psicólogo que aceitou o convite para trabalhar na ala psiquiátrica de uma penitenciária do Havaí, sendo um setor bastante problemático, que causava medo nos funcionários e a desistência de outros psicólogos que lá atuavam.

Dr. Len não visitava os pacientes, simplesmente, pegava suas fichas e trabalhava olhando para elas. O que ele fazia era olhar para dentro de si mesmo, para enxergar o que existia nele que estava compartilhando essa experiência que ele via, do lado de fora. Ou seja, o Dr. Len limpava as memórias  que tinha em comum e havia dividido com cada paciente, enquanto observava a ficha dos mesmos. Na verdade, ele lidava com os sentimentos experienciados.

À medida que limpava o que estava dentro dele, os pacientes começavam a obter melhora e a ficarem curados. E foi assim que o Dr. Len ficou por quase quatro anos trabalhando nessa ala psiquiátrica da penitenciária, que fechou as portas. Os pacientes ficaram totalmente curados ou alguns já não mais precisavam ficar lá.

E como foi que ele fez isso? Repetindo as quatro frases:

  • “Eu sinto muito”,
  • “Me perdoe”,
  • “Eu te amo”,
  • “Sou grato.”

O Dr. Len repetia, não para as pessoas, mas para o Divino, uma vez que queria purificar a energia compartilhada. E mencionou várias vezes que curava a parte de si mesmo que as havia criado. Isso porque sempre acreditou que somos totalmente responsáveis por tudo em nossas vidas, e que o mundo que nos rodeia é criação nossa, através de nossos sentidos. Assim, temos a possibilidade de limpar e purificar em nosso interior qualquer situação não boa que foi criada por nós.

Não devemos culpar os outros e as circunstâncias externas pelo que nos acontece, ou deixa de acontecer. Porque não existe “lá fora”. 

É imperativo realizar que a pessoa que pratica o processo de Ho’oponopono não está curando, e sim que o Ho’oponopono é o processo de se permitir que a Divindade, que criou tudo e sabe de tudo, cancele as memórias que vivenciamos como problemas. (Dr. Hew Len)

Ao aparecer um problema, o intelecto sempre busca alguém ou alguma coisa para culpar. Continuamos procurando lá fora (de nós) a origem de nossos problemas. Não percebemos que a origem está sempre dentro de nós. (Dr. Hew Len)

E, é através do autoconhecimento e da expansão da consciência, que chegamos ao entendimento que somos também responsáveis pelo que todo o mundo diz ou faz, porque essas pessoas fazem parte de nossa experiência, temos uma conexão.

Se somos capazes de criar a nossa realidade, criamos tudo o que vemos, seja o que gostamos e o que não gostamos também.

A purificação da energia compartilhada também tem o propósito de que nunca mais as pessoas tenham que experimentá-la e que a limpeza não necessita mais ser feita.

Ho’oponopono é sobre se entregar e confiar, porque resultados são trabalho do intelecto. Expectativas são somente memórias se repetindo, e nada na vida acontece acidentalmente. É a divindade que está orquestrando os eventos, e nosso trabalho é estar em paz. (Dr. Hew Len)

O Dr. Len diz que:

Somos todos Seres Divinos, mas a mente só pode servir a um mestre de cada vez. Pode servir as memórias repetindo os problemas, ou pode servir a Divindade que são as Inspirações.

O “estado vazio” e o aqui e agora

Morrnah baseou-se na constatação de que o nosso  inconsciente carrega um excesso de memórias repetitivas, isso levando em conta gerações anteriores e favorecendo os problemas atuais que vão surgindo.

Nesse sentido, há a necessidade de transmutar (limpar, purificar) essas memórias, através da mente consciente que faz a conexão com a Divindade, retornando ao que chamam de “Estado zero” ou “vazio” do inconsciente, descrito por Dr. Hew Len no livro Limite Zero. 

A mente não pode agir no momento presente e perde o controle, pois só existe no passado e no futuro. É, nesse sentido, que o processo do Ho’oponopono só conhece o tempo específico do “aqui e agora”.

Fazendo uso da prática do Ho’oponopono atinge-se o “vazio” do inconsciente, onde pode ser preenchido por inspirações e novas memórias. Assim, o  estado de “vazio” só pode ser obtido no “aqui e agora”, no qual não se quer mais nada. Com isso, a inspiração pode surgir.

A partir daí, a mente consciente vai fazer uma nova leitura do que vai acontecendo, porém, não consegue perceber a totalidade dessas informações, apenas uma pequena parte é captada.

Segundo o Dr. Len, a mente consciente não detém o controle total sobre o que é recebido ou praticado, isso porque, a memória e a inspiração direcionam o que a mente consciente experimenta. Assim, no trabalho com o Ho’oponopono, solicita-se  à Divindade o tempo todo, para transmutar essas memórias, propiciando acessar o “vazio”, o limpo, a pureza e o silêncio.

Para atingir o estado de “vazio”, então, é necessário total desprendimento e desapego.

“Busque primeiro o Reino (o vazio/limpo/pureza/silêncio) e o tudo restante (Inspiração) será acrescentado automaticamente.” (psicologia havaiana, usada há gerações pelos xamãs kahunas, em segredo)

Dr. Len cita alguns exemplos conhecidos de todos: Transmutar o vazio – Budha; ao limpo – Shakespeare; à pureza – Jesus; e, ao silêncio – Goethe. 

Assim, a inspiração vem da alma ou da Divindade existente em nosso interior. E a Divindade sabe o que é bom para nós, eclodindo uma inspiração certeira.

Segundo o Dr. Hew Len:

Você tem duas maneiras de viver a vida. A partir da memória ou da inspiração. As memórias são antigos programas que voltam a ser executados; a inspiração é o Divino transmitindo-lhes uma mensagem. Vocês precisam viver a partir da inspiração. A única maneira de ouvir o Divino e receber inspiração é limpar todas as memórias. A única coisa que vocês precisam fazer é uma limpeza.

O Divino é o “estado zero”, é onde temos o limite zero, segundo o Dr. Len.

E quando atuamos a partir do “estado zero”, onde não existe limite, não necessitamos de intenções. Nós recebemos e agimos. As inspirações afloram e os milagres acontecem.

O processo do Ho’oponopono só precisa de uma pessoa: a Paz começa comigo. E com ninguém mais. Todos querem estar em sintonia consigo mesmo, e só quando conseguirem poderão cumprir seu destino. (Dr. Hew Len)

Ho’oponopono

As partes da identidade própria

Sabe-se que as memórias ficam armazenadas no subconsciente, chamado de Unihipili ou “Criança Interior” pelos havaianos. Trata-se da sede das emoções e das memórias.

O processo de Ho’oponopono estimula o indivíduo a pedir para que sua Criança Interior se desapegue de seus medos e libere as memórias que geraram o problema ou a questão. Como a Criança Interior precisa ser amada, é através do amor que vai liberar essas memórias.

A consciência, chamada de Uhane, que significa “mãe” para os havaianos, representa o intelecto. Apresenta um papel importante, porque tem a escolha de limpar ou não as memórias, na ilusão de que está no controle. Quando a mente se rende, com humildade, abrindo espaço para a limpeza das memórias, ela apresenta confiança no processo e se retira deixando espaço para a Divindade.

Nesse contexto, o superconsciente ou supraconsciência, alma ou “Eu Superior”, chamada de Aumakua pelos havaianos, significa “pai”. É a parte que encontra-se diretamente em contato com a Divindade Interior, sendo que é a ela que será solicitada a limpeza das memórias, quando forem liberadas pelo subconsciente. E, a partir daí, é feita a conexão com a Divindade que tem a função de limpar e purificar as causas dos problemas e questões.

Há, também, a possibilidade de dirigir-se diretamente à Divindade Interior.

Nesse contexto, quando a “família interior” está em harmonia, o indivíduo está no ritmo da Divindade. E, assim, a vida começa a fluir.

Então, o Ho’oponopono auxilia a restabelecer o equilíbrio na pessoa e, depois, em toda a criação.

Princípios do Ho’oponopono

Os princípios do Ho’oponopono derivam dos princípios Kahunas e apoiam-se, especialmente, no pensamento, que é energia e interfere diretamente nos sentimentos e ações que as pessoas têm, dentro de suas realidades.

São eles:

  • O Universo físico é uma manifestação dos meus pensamentos.
  • Se os meus pensamentos são destrutivos, eles criam uma realidade física destrutiva.
  • Se os meus pensamentos são perfeitos, eles criam uma realidade física repleta de amor.
  • Sou 100% responsável por criar o meu universo físico do jeito como ele é.
  • Sou 100% responsável por corrigir os pensamentos destrutivos que criam uma realidade enferma.
  • Não há o lá fora. Tudo existe como pensamentos na minha mente.

O Ho’oponopono é uma prática que envolve energia o tempo todo, portanto, se houver algum tipo de bloqueio, pode fazer cessar o fluxo energético.

Daí a grande importância em esvaziar a mente, limpar o coração de sentimentos intrusos e nocivos, aquietar e não julgar.

Objetivo do Ho’oponopono

O objetivo do Ho’oponopono é restabelecer o equilíbrio entre as quatro instâncias de sua identidade, de forma a conectar-se a sua centelha divina (ou Divindade Interior), através de sua alma, e retomar a paz interior.

A paz começa consigo. (…) Nós estamos aqui somente para trazer paz a nossa vida e, quando trazemos paz a nossa vida, tudo ao nosso redor volta ao seu lugar, reencontrando o seu ritmo e paz. (Morrnah Simeona)

Para esse processo, é necessário deixar ir todas as expectativas, pois ao entrar na energia do Ho’oponopono você não precisa entender mais nada e nem esperar resultados.

A sua mente não pode interferir porque ela pode travar o processo. É necessário sair da racionalidade, uma vez que a mente nos engana com frequência.

Assim, o intuito do Ho’oponopono é liberá-lo de suas memórias, de modo que você atinja a luz e a iluminação, a fim de que com amor encontre a liberdade e a paz.

É retornar ao início de tudo, antes do acúmulo de influências externas e criações internas, que trazem as desarmonias, propiciando um novo jeito de olhar o mundo e sentir-se em paz.

O paralelo que se faz com a Física Quântica é que o Ho’oponopono colabora na mudança de pensamentos e informações, apagando as memórias negativas, de forma a interagir com o ambiente.

Assim, depois dos pensamentos negativos apagados, os pensamentos positivos terão a oportunidade de se desenvolver e propiciar um ambiente equilibrado e tranquilo.

Então, a mente humana pode atuar no ambiente tanto em escala individual quanto planetária, assim como, no âmbito microscópico como no macroscópico. Dentro do fator quântico, entende-se que esse processo de reconciliação consigo mesmo,  que ocorre com o Ho’oponopono, é capaz de gerar harmonia na mente do indivíduo, em seu corpo e no Universo.

Quando dizemos à Divindade: Se há algo em mim que estou vivenciando as pessoas de um determinado modo, quero liberar essas coisas: ao se liberar essas coisas, mudamos nosso mundo interior, e isso, em contrapartida, faz com que o mundo inteiro mude.

A partir da prática do Ho’oponopono, o indivíduo torna-se um novo ser humano. Fica renovado, desprendido, purificado, leve e, assim, preparado para ser plasmado pela Divindade de iluminação, que segundo o Ho’oponopono moderno, é chamada de Identidade Própria.

E não ocorre apenas a purificação da energia, mas sim, a liberação energética, deixando o espaço vazio do subconsciente, livrando a pessoa das memórias repetitivas e impregnando esse “vazio” de intuição.

Uma coisa é certa no Ho’oponopono: assumimos a responsabilidade pelo compartilhamento de memórias com as outras pessoas.

O poder das quatro frases

“EU SINTO MUITO”, “ME PERDOE”, EU TE AMO”, “SOU GRATO”.

O problema é a chave para o Ho’oponopono, sendo a oportunidade de transmutá-lo e de desatar nós.

Para a aplicação da técnica, o ideal é colocar o problema em apenas uma frase, delimitando-o, sendo específico e o mais sincero possível, para que o “eu interior” possa conversar com a pessoa.

Os pensamentos e a forma como se apresentam são fundamentais para identificar como está o campo quântico do indivíduo, já que é proporcional ao nível de consciência do mesmo. 

O problema apareceu devido a um pensamento ou atitude inadequados, ou ainda, porque a pessoa captou pensamentos de campos magnéticos de outros. Eles podem estar impregnados de memórias dolorosas de pessoas, lugares ou coisas, independente da causa.

Após identificar e definir o problema que vai ser trabalhado, é recomendável que seja feita uma prece, que traz inspirações e faz a conexão com o Universo.

Depois, é necessário assumir o problema, tanto no trabalho individual de Ho’oponopono ou em grupo. E arrepender-se de ter gerado o problema em sua realidade. Quando a pessoa pede perdão está aceitando o problema e, em seguida, parte para transmutá-lo com a energia libertadora, que é a energia do amor.

Dentro desse contexto, o Dr Hew Len criou a combinação das quatro frases, como uma forma simples de alcançar o que foi descrito anteriormente.

São frases chaves que possibilitam a comunicação direta com o Eu Básico, com a mente inconsciente.

Sinto muito

Ao falar “Sinto muito”, a pessoa está assumindo a responsabilidade do problema para si. 

Me perdoe

Ao dizer “Me perdoe”, está aceitando o problema, mesmo que não esteja de acordo com ele, reconhece-o e entende que já não mais lhe afeta e nem é mais um padrão de pensamento do qual você precisa. No momento em que a pessoa enxerga o problema, a dor vai se dissolvendo, o que é a preparação para a transmutação.

Eu te amo

Quando pronuncia “Eu te amo” exerce a transmutação da energia bloqueada, do bloco energético que causa o problema, fazendo a liberação. Desse modo, a energia do amor, que aumenta a autoestima, acaba elevando o padrão vibracional da pessoa, onde acontece a conexão com a essência divina. 

Eu sou grato

Ao dizer “Eu sou grato”, expressando a gratidão, sente e agradece já por seu desejo realizado. Ou seja, é o reconhecimento da benção recebida, reverberando para o todo. A partir da quinta dimensão somos todos UM, assim purificamos em nós mesmos o problema.

Ho’oponopono

Como praticar o Ho’oponopono

Existe uma memória por trás de cada acontecimento, situação e de todo encontro que acontece na vida das pessoas. E o Ho’oponopono tem o intuito de liberar o indivíduo de tudo o que representar algum obstáculo em sua vida, assim como, aquilo que se apresentar como fonte de dor, sofrimento ou pesar.

A prática conduz ao estado “zero” ou de “vazio”, favorecendo o acolhimento das inspirações vindas da parte divina da pessoa. A partir daí, auxilia o indivíduo a sentir e acolher, cada coisa que lhe acontecer, mesmo as mais insignificantes, com um sentimento de amor, humildade, perdão e gratidão.

Há diferentes maneiras de praticar o Ho’oponopono, assim como, existem várias orações que podem ser feitas. O importante é a conexão que deve ser feita com a Divindade, que se encontra em nós mesmos para favorecer o processo.

Podemos praticar o Ho’oponopono em diversos locais, até mesmo quando estamos com a família, na rua, no trânsito, no trabalho etc. Isso levando em conta a adaptação da técnica para a atualidade. Porque a maneira nativa de praticar o Ho’oponopono seria um pouco mais rígida e teria que atender a alguns requisitos.

De uma forma geral, para a prática da técnica, o ideal é a pessoa aquietar-se, procurar acalmar a respiração, baixando a frequência cerebral. Isso traz a interiorização e o silêncio, sem distrações, o que auxilia no processo.

E, assim, a pessoa vai sentindo a energia e o movimento da prática, para que não seja algo mecânico. Vai exercitando e sentindo o amor em seu coração, favorecendo a captação das sensações e o processo do perdão.

Esse ritmo que traz o sentimento amoroso e o perdão, acontece ao pronunciar as orações e as palavras de cura – Eu sinto muito, Me perdoe, Eu te amo , Sou grato, entre outras já mencionadas.

Praticar o Ho’oponopono favorece a iluminação de seu caminho, lembrando da autorresponsabilidade, antes de qualquer coisa, e do desapego. Em seguida, vem a aceitação, o entendimento e a lembrança de quem você é. Para então, liberar as memórias do inconsciente e permitir a sua parte divina que as transmute.

É necessário haver dedicação e disciplina ao praticar a técnica, principalmente, quando o bloqueio existente for muito grande. Porém, é bastante interessante o fato de poder fazer esta prática em qualquer lugar e hora, desde que a pessoa esteja disponível e esvazie a sua mente. Aquietar, sentir, encontrar o vazio dentro de si e confiar na Divindade, para que consiga limpar todas as memórias que impedem o fluxo de sua vida, em qualquer área.

No entanto, é fundamental que a pessoa queira fazer as mudanças necessárias e perdoe antes mesmo de começar o processo. Refletir sobre essas questões e, caso seja mais fácil de fazer uma análise, escrever em um papel os pensamentos e sentimentos que o incomodam e estejam relacionados com as questões a serem transmutadas.

Lembre-se: ao mesmo tempo em que acontece a prática do Ho’oponopono, os pensamentos e atitudes relativas ao problema precisam mudar, para que a pessoa emita outra vibração ao Universo, que vai determinar a realidade a ser construída (ou reconstruída).

Orações do Ho’oponopono

As orações podem ser utilizadas de diversas formas, inclusive especificando o problema que a pessoa quiser trabalhar.

O ideal é usar a Respiração-Ha, que favorece a conexão com a Divindade.

Pode, também, repetir as quatro frases:Eu sinto muito, Me perdoe, Eu te amo, Sou grato.

Seguem algumas orações utilizadas no trabalho de Ho’oponopono.

1. ORAÇÃO ORIGINAL – HO’OPONOPONO 

Esta oração foi criada por Morrnah Nalamaku Simeona e é indicada para relacionamentos de qualquer natureza. Ajuda no processo de limpeza de memórias negativas, traumas e recordações não muito boas da vida.

Divino Criador, Pai, Mãe, filho, todos em UM…

Se eu, minha família, os meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o Seu perdão. 

Deixe que isto se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura LUZ. E assim é. Assim está feito!

Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez, durante o meu dia, as palavras-chave do Ho’oponopono.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada de minha vida presente

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Por este espaço sagrado que habito dia-a-dia e com o qual não me sinto confortável.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: Minhas memórias, eu te amo! Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Neste momento, afirmo que TE AMO. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados… TE AMO.

Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento.

SINTO MUITO, EU TE AMO.

Minha contribuição para a cura da Terra:

Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou…

Se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações desde o início de nossa criação até o presente, eu peço o Teu perdão deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, transmute estas energias indesejáveis em pura LUZ e assim é.

Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição, a tua saúde emocional, que é a mesma minha,  então, esteja bem. E na medida em que você vai se curando eu te digo que…

Eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.

Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura.

Te agradeço por estar aqui para mim…

E TE AMO por ser quem você é.

2. ORAÇÃO DE LIMPEZA DO CAMPO ENERGÉTICO, PARA ARREPENDIMENTOS, ACIDENTES, DOENÇAS

Divindade, eu me arrependo de ter sustentado pensamentos incorretos (ou ações) que causaram (…você fala o problema).

Eu sinto muito,

Por favor, me perdoe,

Eu te amo, Sou grato (a).

3. ORAÇÃO PARA QUESTÕES GERAIS, DOENÇAS, RELACIONAMENTOS, ACIDENTES, DESBLOQUEIOS EM GERAL

Divindade em mim,

Sinto muito por…(você fala o problema)

Por favor, me perdoe por qualquer que seja o motivo em mim que se manifesta como…(você fala o problema).

Eu te amo,

Sou grato (a).

4. ORAÇÃO DE LIMPEZA DE PADRÕES HERDADOS GENETICAMENTE

Eu, conscientemente, escolho cancelar toda a herança genética que, de alguma forma,  está bloqueando a minha vida e a de minha família. 

Eu peço ao meu Eu Superior que conduza a energia divina em todo o meu corpo e faça uma limpeza em meu DNA, e que essa limpeza energética se expanda para toda a minha família, por parte de meu pai e de minha mãe.

Eu perdoo os meus ancestrais por transferirem suas crenças, hábitos, vícios ou problemas de saúde.

Eu sei que essa herança genética afeta não só a mim, mas toda a minha família.

Eu sei que vocês fizeram isso sem a intenção de prejudicar.

Eu agradeço o fato de ter herdado coisas boas também.

Eu manifesto, agora,  o perdão, o amor, a compaixão, a gratidão e a luz, para limpar todo esse ciclo que afeta a mim e toda a minha família.

Que a minha mente superior corte todas as crenças negativas criadas e que foram  passadas a mim por meus ancestrais.

Eu sinto e vejo uma luz branca expandir-se pelo meu corpo da cabeça aos pés, limpando as minhas células, os meus tecidos e, assim, limpando todo o meu DNA.

(Fique em silêncio por um momento e deixe que a luz divina guiada por sua mente superior faça a limpeza)

Eu agradeço ao divino e a minha mente superior pela limpeza.

Também, agradeço aos meus ancestrais, porque graças a eles os meus pais nasceram e, como consequência, eu nasci.

Eu manifesto, agora, o amor, a gratidão e a luz!

5. ORAÇÃO DE LIMPEZA DA MENTE INCONSCIENTE

Limpo em mim com gotas de orvalho todas as memórias, sejam elas quais forem, que compartilho com todas as pessoas com as quais convivo: família, amigos, colegas, vizinhos etc.

Limpo em mim com gotas de orvalho as memórias de doença, minhas, de minha família, também as dos que sofrem agora com lares desajustados, com as crianças abandonadas, os velhos desamparados, e todos os que sofrem com alguma desarmonia.

Limpo em mim com gotas de orvalho as memórias que compartilho com os dirigentes de nossa cidade, de nosso estado, de nosso país, assim como, todos os dirigentes do mundo.

Limpo em mim com gotas de orvalho todas as memórias de angústia, tristeza, amargura, medo, raiva e todas as outras que neste momento eu não consiga me lembrar, com todas as pessoas do planeta Terra.

ASSIM ESTÁ FEITO!

6. ORAÇÃO DE PURIFICAÇÃO DE MORRNAH SIMEONA

Espírito, Superconsciente, por favor, localize a origem dos meus sentimentos, pensamentos de … (preencha o espaço com a sua crença, sentimento, pensamento).

Leve todos os níveis, camadas, áreas e aspectos do meu ser até essa origem. Analise-a e resolva de forma perfeita com a verdade de Deus.

Atravesse todas as gerações de tempo e eternidade. Curando cada incidente e seus apêndices, baseados na origem.

Por favor, faça isso segundo a vontade de Deus, até que eu esteja no presente. Preenchido de luz e verdade.

A paz e o amor de Deus, perdão de mim mesmo, por minhas percepções incorretas. Perdão de cada pessoa, lugar, circunstâncias e acontecimentos que contribuíram para isso, esses sentimentos e pensamentos.

Essa prece de Morrnah é para purificação, dentro do Ho’oponopono da Identidade Própria, onde sua recomendação é de que seja feita por quatro vezes, para cada questão que incomoda a pessoa, ou cada vez que desejar desprender algo.

Essa oração deve ser usada sempre que a pessoa tiver o desejo de purificar questões relacionadas a pessoas ou objetos.

Morrnah dizia que quando se corta as cordas aka (são laços ligados à pessoas e coisas), a pessoa fica livre.

Ferramentas do Ho’oponopono

1. ORAÇÃO DE MORRNAH SIMEONA – ORAÇÃO ORIGINAL

Descrita no ítem anterior ORAÇÕES DO HO’OPONOPONO.

2. RESPIRAÇÃO-HA

A Respiração-Ha é a chamada de “A Sagrada Respiração da Vida”, sendo um método de acumulação de energia vital. Também conhecida como o avô de todas as ferramentas de limpeza do Ho’oponopono. Responsável por fechar portais psíquicos.

Ha significa “Divino”, e no Havaí “O sopro e a água do divino”.

A Respiração-Ha é uma preparação para o processo de Ho’oponopono da Identidade Própria.

Com ela, a energia vital – Mana, é restabelecida e reequilibra toda a energia divina do corpo e da mente. A técnica é simples de ser feita, cancela as memórias e coloca a pessoa em sintonia com o divino. Contribui, inclusive, para curar estados depressivos, limpando o campo energético do indivíduo e libertando espíritos que ainda estão presos ao plano terreno.

É uma respiração profunda e lenta, onde inspira-se, retém-se o ar, expira-se e retém novamente o ar. Ao executar a respiração profunda pelo nariz, o ar vai passar por todas as glândulas (pense aqui na posição dos sete principais chakras), chegando ao Chakra Básico, harmonizando todo o campo de energia. É importante expirar, também, pelo nariz para fechar o ciclo.

Como fazer a respiração: Sente-se de uma maneira confortável, com a coluna ereta, membros relaxados e os pés apoiados no chão. Uma opção para a posição das mãos é juntar os dedos indicador e polegar das duas mãos e transpassá-los, fazendo um elo nessa posição, como o símbolo do infinito (um 8 “deitado”).

Agora, você vai inspirar, contando mentalmente até 4, no seu tempo, percebendo o ar energizando cada parte de seu corpo. Segure o ar que entrou, os pulmões cheios, contando mentalmente até 4, agora expire todo o ar, contando mentalmente até 4, liberando todos os bloqueios de seu sistema.

Mantenha os pulmões vazios, contando mentalmente até 4, sentindo paz e serenidade.

Em seguida, retome a inspiração e, assim, você conclui o ciclo respiratório. E repita o processo todo por 9 vezes (aqui há uma variação, onde cada terapeuta ou autor sugere um número de vezes).

Os 4 “tempos” na prática respiratória, não são 4 segundos, necessariamente. Cada pessoa ajusta ao seu próprio ritmo. Aos poucos, com o treino e à medida que for ficando mais fácil o exercício, a pessoa pode ir aumentando o tempo de contagem, chegando até 7 tempos em cada ciclo.

3. MANTRA DO HO’OPONOPONO – DR. HEW LEN

São as quatro frases que podem ser utilizadas para tudo e para todos. Já descritas anteriormente neste texto.

  • Sinto muito: Admitir em si que algo instalou-se em seu sistema corpo/mente, mesmo que não entenda ou saiba o porquê. Assim como, assumir a responsabilidade pelo problema.
  • Me perdoe: Aceitar e acolher o problema ou questão, mesmo que não concorde com ele.
  • Te amo: Faz a transmutação da energia bloqueada, favorecendo sua fluidez e restabelece o contato com sua essência.
  • Sou grato: Refere-se a expressão de gratidão e de fé, para a harmonização de todos os envolvidos. Também, envia a energia de volta à Fonte Divina.

4. RESPIRAÇÃO HA + LEMINISCATA

Trata-se da execução da mesma técnica da Respiração Ha descrita no ítem “2”, agora associada à posição das mãos em Leminiscata, que é formando o símbolo do infinito. As mãos em Leminiscata fecham um circuito de energia, formando uma “bola energética”.

Neste formato, a técnica deve ser feita em 7 tempos, por 9 vezes, o que deve durar cerca de 3 minutos no total (varia de pessoa para pessoa). É um exercício muito poderoso.

Deve ser feita em local tranquilo, sem intervenção de pessoas ou barulho, para que o indivíduo fique concentrado, de forma que a prática funcione.

5. ÁGUA SOLARIZADA AZUL

É a água que fica exposta ao sol em recipiente azul, que deve ser de vidro ou metal, mas não plástico (este pode liberar toxinas se exposto ao sol).

A vasilha com água filtrada deve ficar exposta ao sol de 30 minutos a uma hora, no mínimo, e a tampa pode ser um copinho, um guardanapo ou um tecido. Caso não encontre uma vasilha azul, pode utilizar uma vasilha transparente e envolvê-la em  papel celofane azul, prendendo com um elástico ou fita.

Depois, a pessoa deverá beber essa água energizada, pedindo à Divindade que cancele as memórias que compartilha com as outras pessoas. Lembre-se que o corpo humano é composto por 90% de água e, sendo assim, a qualidade da água ingerida acaba influenciando todas as moléculas do corpo. Pesquisas feitas por Dr. Massaru Emoto provaram cientificamente que a água guarda memórias.

Então, é possível mudar a memória celular com a ingestão de água saudável e com o ph básico, acima de 7. Assim, a água vai combater a acidez sanguínea, meio propício para o desenvolvimento de células cancerígenas e o envelhecimento precoce.

De acordo com a prática do Ho’oponopono, a água solarizada azul é uma forma de apagar memórias, assim, pode ajudar no processo de neutralização de memórias onde as pessoas vão combater doenças, melhorar a autoestima e autoconfiança, emagrecer etc.

Além disso, a água solarizada pode ser utilizada em chás e outras bebidas, na preparação de comida e alimentos, nos banhos, nos ferimentos, para lavar roupas, para a limpeza da casa, para borrifar nos ambientes, para aguar as plantas ou onde quiser.

6. COPO D’ÁGUA

Deve-se encher um copo com ¾ de água, duas vezes ao dia e colocar esse copo no ambiente em que a pessoa está ou onde haja necessidade, pode ser a casa ou local de trabalho. Essa água pode ser jogada na terra ou em água corrente.

Já que a água absorve a negatividade, ao ser desprezada, carrega junto a carga negativa que foi absorvida. E, se houver uma situação mais tensa, pode ser feito várias vezes ao dia.

Também, pode-se colocar o nome de uma pessoa que esteja necessitando, debaixo do copo, neste processo, pois as suas ações tenderão a ser mais por inspirações e não por memórias ou reação.

7. EMISSÃO DA PALAVRA ALOHA

 A palavra “Aloha” significa estar na presença do divino (Alo – estar na presença, Ha – divino). Pode ser utilizada para pessoas, situações, lugares e coisas.

É um vocábulo poderoso onde, quando emitido, a pessoa estará imantando o significado na presença do divino. Da mesma forma, que outras palavras havaianas, as quais também originam outros vocábulos que possuem significados específicos de modo a levarem a determinadas ideias, dentro dos princípios Kahunas, que levam a Deus.

8. PILASTRA DA PAZ DO EU

Aqui a pessoa vai usar a força da imaginação criativa, em um local sossegado, imaginando-se em um cilindro de luz, onde a luz divina derrama-se sobre ela, ao mesmo tempo que vai pensar na “Pilastra de Paz do Eu”.

Essa conexão que é feita, traz à pessoa a irradiação da Divindade, onde no mesmo instante, é cercada com um escudo de proteção, protegendo-a de toda e qualquer energia negativa.

Essa técnica poderosa pode ser utilizada para outras pessoas ou situações, onde a pessoa deve apenas pensar na “Pilastra da Paz do Eu”.

9. GOTAS DE ORVALHO

É uma ferramenta poderosa do Ho’oponopono, que pode ser usada para absolutamente tudo, sem limite de uso. A pessoa pode pensar ou repetir a frase “Gotas de Orvalho purifique” (ou purifiquem, por pelo menos 3 vezes), para vários aspectos ou situações da vida: saúde, trabalho, relacionamentos, escola, questões de concentração, para procrastinação, ansiedade, depressão, quando estiver com alguma dificuldade, em alguma emergência etc.

10. APAGADOR/BORRACHA/LÁPIS BORRACHA

A pessoa deve pegar um apagador de borracha real ou imaginar um, como se ele passasse sobre as memórias. Pode, também, escrever em um papel o que desejar resolver, ou um nome, uma palavra que se relacione ao problema em questão, e colocar dentro de um livro ou deixe separado e dobrado, e quando desejar, pode dar umas batidinhas com a borracha ou lápis borracha sobre ele. Sempre concentrando-se na questão que deseja resolver (saúde, trabalho, relacionamento etc). O Dr. Len recomendou, também,  que esta técnica fosse feita antes de ler e-mails, postagens, fazer postagens em fóruns, receber documentos etc.

11. GELO AZUL

É uma técnica muito utilizada para aliviar dores, sofrimentos próprios ou de outras pessoas, tanto de ordem  física como emocional, como para proteção. Pode ser usada, também, para cura da natureza; usada para poda e cortes de plantas. A pessoa tem que dizer, ou pensar): “Gelo Azul… gelo azul… gelo azul…” Por três vezes, ou mais, reforçando o efeito sedativo.

12. CHAVE DE LUZ (INTERRUPTOR)

Ferramenta utilizada com o objetivo de mudar o clima de qualquer situação desagradável, de conflito ou desavença, para melhor. Tem-se que jogar a Luz Divina sobre o momento ou situação, trazendo paz. Isso permite que as recordações que afloram sejam desligadas na mente inconsciente. Trata-se do ligar a Luz.

13. CEEPORT

A sigla que dizer “C” Clean, limpar; “E” Erase, apagar; “E” Erase, apagar; “Port” é while return to Port, ou de volta ao porto. Ou seja, significa “limpa, apaga, apaga, de volta ao Porto”.

Pede-se à Divindade a limpeza, apagando programas na mente inconsciente. A técnica Ceeport neutraliza efeitos nocivos dos campos eletromagnéticos, de forma a trazer clareza para as situações. Podendo ser usada em momentos de tensão, tristeza, depressão, petições e negócios.

Também, pode ser usada para limpeza de ambientes e outras situações como situação financeira, processos na justiça etc. Sequência: limpar, apagar, apagar.

14. CHOCOLATE QUENTE

A sugestão é que a pessoa tome uma xícara de chocolate quente, que pode ser antes de dormir, enquanto pede mentalmente ao sorver o líquido, aquilo que deseja ou necessita.

O ato de beber o chocolate quente apaga as memórias de tristeza, angústia, ou manipuladoras de relacionamentos, que possam causar algum tipo de violência etc, além de propiciar um bom sono.

15. ROLO DE MASSA

A sugestão é que, em situações de conflito em geral ou em família,  a pessoa deve falar ou pensar na seguinte frase: “Estou aplicando o rolo de massa nessa situação”, ou “Aplico rolo de massa nessa situação…” etc. Isso traz paz para a situação.

16. DELETA

A pessoa deve pensar ou falar a palavra “Deleta” para deletar memórias ou pensamentos. Uma sugestão é visualizar-se pressionando a tecla “Deleta” no seu teclado, de modo a ver a memória sendo deletada da sua programação.

17. M&M OU JUJUBA

Ao ingerir os confeitos seja os M&Ms (de chocolate) ou as jujubas estará trabalhando nas curas emocionais, uma vez, que irá cancelar as memórias, principalmente, as que programaram a mente inconsciente na infância.

Trabalha no cancelamento de memórias de ódio, raiva, em relação ao sexo oposto.

Associando a frase “Me perdoe” estará pedindo à Divindade que lhe perdoe e o ajude a perdoar. Também, pode emitir ou pensar na frase “Eu te amo”, ajudando na cura emocional etc.

18. HAVAÍ

Significa sopro e água do Divino. Deve-se emitir ou pensar na palavra “Havaí”, que tem o poder de limpar memórias.

19. MILHO

Uma das sugestões é ingerir o milho cozido, que cancela memórias. Manusear o cabelo de milho ou usar junto ao corpo ou no ambiente, já que ele penetra na mente inconsciente, trazendo para o exterior as memórias relacionadas ao que foi solicitado na limpeza.

Pode, também, colocar um pouco de fubá sobre a comida para limpar memórias. Outro uso é polvilhar amido de milho nas mãos ou no corpo, a fim de trazer à tona memórias genéticas e/ou ancestrais de violência, para que a limpeza seja feita.

20. MORANGOS

Comer morangos favorece o cancelamento de memórias relativas a assuntos do coração.

21. MIRTILO (BLUEBERRY)

Comer mirtilos ajuda a cancelar memórias.

22. MEL

Ao ingerir mel a pessoa favorece o cancelamento de memórias, adocicando a sua vida.

23. LÁPIDE

A pessoa deve visualizar uma lápide derrubada com a luz do sol iluminando a terra exposta, assim como, todo e qualquer detrito, as raízes da plantas, insetos etc, de forma a limpar as memórias profundas.

24. PAPEL MOSCA

Esta ferramenta deve ser usada quando a pessoa se deparar com alguma situação de ansiedade e de conflito, onde vai imaginar que está jogando o papel mosca no ar e que o mesmo vai grudando, pegando todas as memórias responsáveis por acarretar ansiedade nela.

Pode ser utilizada, principalmente, em situações de raiva, crítica ou julgamento. A ferramenta Papel Mosca absorve e prende o pensamento negativo, o sentimento ou emoção, de  modo a impedir que essas memórias sejam compartilhadas. A pessoa deve pensar “Papel Mosca”.

25. ME PERDOE

Quando a pessoa diz “Me perdoe”, está pedindo a Deus para que a ajude a se perdoar e a perdoar o outro.

26. SINTO MUITO

Ao dizer “Sinto muito” a pessoa reconhece que alguma coisa adentrou em seu ser, no corpo e na mente, e deseja o perdão interior pelo que lhe trouxe isso. Normalmente, esse perdão interior é o arrependimento.

27. SOU GRATO

Essa é a expressão de gratidão, onde marca a fé de que tudo será definido para  o bem maior, o seu bem pessoal e o de todos os envolvidos.

28. TE AMO

A expressão “Eu te amo” quando pronunciada, transmuta a energia bloqueada, que é o problema em questão, em energia fluídica, religando a pessoa ao Divino. 

Ferramentas não-oficiais do Ho’oponopono

1. COLIBRI

Esta ferramenta foi criada por All McAllister (Ho’oponopono O Portal) para ser utilizada em questões relativas à falta de dinheiro. Pode ser aplicada toda vez que a pessoa estiver em uma situação negativa relacionada ao fato de não dispor de dinheiro para o que for de sua necessidade.

A palavra “Colibri” traz uma simbologia que relaciona-se à prosperidade, sucesso profissional, lucros inesperados e triunfo sobre alguma dificuldade.

A pessoa deve pensar, escrever ou falar a palavra “Colibri”, de forma a aplicá-la no sentimento envolvido.

É uma ferramenta que dissolve sentimentos de escassez, ou mesmo de angústia, ansiedade, menos valia, não merecimento e traz a vibração da alegria, energia positiva, abundância, prosperidade e vitalidade.

Pode ser associada à Oração Original da Morrnah, onde potencializa a vibração energética envolvida.

2. VITÓRIA

Nesta técnica, a pessoa deve visualizar, escrever e/ou falar a palavra “Vitória”, que cancela todas as memórias de mágoas, de ressentimentos, de melindre e de  sentimento de culpa.

Também, neutraliza as memórias traumáticas, como as de estupro.

3. ALADIM

A pessoa deve escrever e/ou  pensar na palavra “Aladim”, que se for escrita tem que ser em letras maiúsculas, pois cada letra contém um significado que vai agir na limpeza necessária. 

Essa ferramenta apaga, limpa, ascende o Divino Infinito na pessoa, facilitando a ligação com a Unihipili (mente subconsciente). Muito eficaz, também, em sentimentos de baixa autoestima.

Cancela efeitos nocivos de campos eletromagnéticos (como uma versão do CEEPORT do Dr. Len).

Outra forma de uso é em adesivos escritos, onde a pessoa desejar.

4. CARTAZ DO GIRASSOL

Também uma ferramenta criada por All McAllister, onde consiste em um cartaz com a imagem do girassol, podendo conter nele escritas as quatro frases do Ho’oponopono original, ou somente a imantação com a energia do significado  delas ao confeccionar o mesmo. Trata-se de uma assinatura poderosa.

A pessoa deve olhar para a imagem do girassol e já irá cancelar a memória que carrega a origem do problema.

Há vários significados para o girassol, em diferentes culturas. É tratada como a mais “feliz” das flores, onde dentro de seus significados estão a lealdade e a longevidade. É uma flor singular, que tem a habilidade de prover a energia vibracional como um espelho do sol, captando sua luz e calor, de forma a invocar sentimentos de calor, alegria, conforto e felicidade.

Para alguns, o girassol está relacionado a fama, sucesso e felicidade. Para outros, tem características ligadas à função de nutrição, de poder e de calor, como também, está ligado à altivez.

Quase todo o trabalho feito no caminho espiritual consiste em duas coisas: limpar obstáculos e atingir um nível mais profundo de consciência. Dessa forma, abre uma conexão com seu verdadeiro eu e remove a resistência do ego. (Deepak chopra)

Os 12 passos da Morrnah Nalamaku Simeona

1. A CONEXÃO INTERNA (Uhane – Mente Consciente)

Divino Criador, Pai, Mãe Criança em UM:

Oh, minha criança interior…. Você perdoa todos os meus erros em pensamentos, palavras, atos e ações, que acumulei e submeti a você ao longo das eras?

Hoje eu como sua Mãe, te perdoo por todos os seus erros, medos, ressentimentos, inseguranças, culpas e frustrações.

Venha, segure minha mão e respeitosamente peça ao Pai, nosso Aumakua, para se juntar a nós e de mãos dadas, como uma unidade de dois, por favor, peça novamente ao Pai para nos unir e fazer de nós três uma unidade.

Deixe o amor fluir de mim para você e de nós para o Pai.

Deixe o Divino Criador nos abraçar no círculo do Amor Divino.

2. PORQUE “EU” SOU A PAZ (Unihipili – Mente Inconsciente)

EU SOU A CRIANÇA DE DEUS, permitindo o Amor Divino e a Inteligência Divina se moverem e expressarem em mim e através de mim, dos meus negócios, tanto pessoais como universais, o equilíbrio, ideias perfeitas, relacionamentos perfeitos e ambientes perfeitos, na hora certa.

Eu estou e sempre estarei no lugar certo e hora certa, para o meu crescimento individual, sucesso pessoal e felicidade, me permitindo usar totalmente os meus talentos nesta vida para o meu bem e de outros.

Condições certas, relacionamentos e ideias para um futuro construtivo, podem e serão alcançados, através da minha completa aceitação, entusiasmo,fé e humildade de espírito com o meu Divino Criador, Pai e Unicidade da Vida – meu Alpha e meu Omega.

Vou conhecer e compreender verdadeiramente, a experiência de vida satisfatória, da água da vida que mereço ou equivalente para me sustentar agora, sempre e eternamente.

POIS EU SOU A PAZ!

3. RESPIRAÇÃO HA

  • Inale (Energia Divina), por uma contagem de 7
  • Segure a respiração por uma contagem de 7
  • Exale por uma contagem de 7
  • Segure a respiração por uma contagem de 7

Isto é considerado uma rodada. Faça 9 rodadas.

IMPORTANTE: Você não pode respirar por qualquer outra pessoa no mundo que tenha uma necessidade para sobreviver. Certifique-se de respirar primeiro para você mesmo, depois para os outros. Uma vez que o corpo respira e a circulação flui, sua reserva não deve ser esgotada usando para os outros.

Cuidar de si mesmo em primeiro e em último, é sempre essencial.

4. PETIÇÃO DE ABERTURA – “EU” SOU O “EU”

“Eu” Sou o “Eu”

“Eu” venho do vazio à luz,

“Eu” sou o sopro que nutre a vida,

“Eu” sou aquele vazio, o oco além de todas as consciências,

O “Eu”, o Id, o Todo.

“Eu” reteso meu arco dos arco-íris atravessando as águas,

O continuum de mentes com matéria.

“Eu” sou a inspiração e a expiração do sopro,

A invisível, inabalável brisa,

O indefinível átomo da criação.

“Eu” sou o “Eu”.

SUPLEMENTO: Este é um novo passo para as pessoas que têm usado o processo Ho’oponopono continuamente por pelo menos um ano.

1) Faça 7 rodadas de RESPIRAÇÃO HA

  • Inale (Energia Divina), por uma contagem de 7
  • Segure a respiração por uma contagem de 7
  • Exale por uma contagem de 7
  • Segure a respiração por uma contagem de 7

Isto é considerado uma rodada. Faça 7 rodadas.

2) Diga mentalmente:

Deixo a Inteligência Divina manifestar boa saúde, em todos os meus sistemas: respiratório, circulatório, glandular, coronário, digestivo excretor e áurico… Que todos os desequilíbrios sejam transmutados e colocados, no seu tempo e locais certos, para proporcionar uma maior oferta, de abundância, saúde e limpeza espiritual. Que todos os desequilíbrios sejam transmutados ao seu tempo certo. Meu envolvimento e paz de espírito não têm limitações.

ASSIM ESTÁ FEITO!

Ao usarmos a frase “ASSIM ESTÁ FEITO” significa que o trabalho do ser humano termina para que o de Deus se inicie.

5. PETIÇÃO DO ARREPENDIMENTO (Entre o indivíduo/grupo e o Divino Criador)

Divino Criador, Pai, Mãe Criança em UM,

Se Eu… (diga seu nome),  a minha família, parentes e ancestrais Lhe ofendemos em pensamentos, palavras, atos e ações desde o início da nossa criação até o presente, nós pedimos seu perdão.

Por favor, limpe, purifique, liberte, corte e libere todas as energias e vibrações indesejáveis que temos criado, acumulado e/ou aceitado, desde o início da nossa criação até o presente.

Por favor, transmute todas as energias negativas e/ou indesejáveis para a Pura Luz.

ESTAMOS LIVRES! ESTAMOS LIVRES! ESTAMOS LIVRES!

ASSIM ESTÁ FEITO!

6. A. HO’OPONOPONO – FORMA LONGA (Limpeza e Solução de Problemas)

1ª Vez

Parte I – Você

Divino Criador, Pai, Mãe, criança em UM,

Se Eu, ____(diga seu nome),  minha família, parentes e ancestrais Lhe ofendemos, a sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações desde o início da nossa criação até o presente, humildemente, pedimos a todos o perdão por todos os nossos medos, erros, ressentimentos, culpas, ofensas, bloqueios e apegos que criamos, acumulamos e aceitamos desde o início da nossa criação até o presente.

Deixe a inteligência Divina incluir todas as informações pertinentes que Nós, consciente ou inconscientemente, omitimos.

VOCÊ NOS PERDOA POR TUDO?

Parte II – Eles

Sim, nós te perdoamos. Deixe a água da vida nos libertar de todo laço espiritual, mental, físico, material, financeiro e escravidão cármica. Retire do nosso banco de memória, libere, corte e elimine as memórias e bloqueios indesejáveis ou negativos que se ligam, e nos mantêm juntos.

Limpe, purifique e transmute todas estas energias indesejáveis em Pura Luz. Preencha os espaços destas energias indesejáveis com a Luz Divina.

Deixe que a ordem Divina, a luz, o amor, a paz, o equilíbrio, a sabedoria,a compreensão e a abundância se manifestem para todos nós em nossos negócios através do poder divino, do DIVINO CRIADOR, PAI, MÃE, CRIANÇA EM UM, em quem nos apoiamos, respeitamos e temos nosso SER, agora, sempre e eternamente.

ESTAMOS LIVRES! ESTAMOS LIVRES! ESTAMOS LIVRES!

ASSIM ESTÁ FEITO!

2ª Vez

Parte I – Eles

Divino Criador, Pai, Mãe, criança em UM,

Se Eu, minha família, parentes e ancestrais Lhe ofendemos, e a ____(diga seu nome), sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações desde o início da nossa criação até o presente, humildemente, pedimos a todos o perdão por todos os nossos medos, erros, ressentimentos, culpas, ofensas, bloqueios e apegos que criamos, acumulamos e aceitamos desde o início da nossa criação até o presente.

Deixe a inteligência Divina incluir todas as informações pertinentes que Nós, consciente ou inconscientemente, omitimos.

VOCÊ NOS PERDOA POR TUDO?

Parte II – Você

Sim, nós te perdoamos. Deixe a água da vida nos libertar de todo laço espiritual, mental, físico, material, financeiro e escravidão cármica. Retire do nosso banco de memória, libere, corte e elimine as memórias e bloqueios indesejáveis ou negativos que se ligam, e nos mantêm juntos.

Limpe, purifique e transmute todas estas energias indesejáveis em Pura Luz. Preencha os espaços destas energias indesejáveis com a Luz Divina.

Deixe que a ordem divina, a luz, o amor, a paz, o equilíbrio, a sabedoria, a  compreensão e a abundância, se manifestem para todos nós em nossos negócios através do poder divino do DIVINO CRIADOR, PAI, MÃE, CRIANÇA EM UM, em quem no apoiamos, respeitamos e temos nosso SER, agora, sempre e eternamente.

ESTAMOS LIVRES! ESTAMOS LIVRES! ESTAMOS LIVRES!

ASSIM ESTÁ FEITO!

6. B. HO’OPONOPONO –  FORMA BREVE (Purificação e Solução de problemas)

Divino Criador, Pai, Mãe, criança em UM

Eu, minha família, parentes e ancestrais desejamos fazer um Ho’oponopono, incluindo todos os meus medos, erros, ressentimentos, culpas, ódio, violência, apego com as pessoas, especialmente lugares, vidas passadas, laços familiares que contribuem para a causa dos meus problemas.

Limpe, purifique, corte e libere todas as memórias negativas e indesejáveis, bloqueios e energias que criamos, acumulamos e aceitamos desde o início da nossa criação até o presente. Divindade, por favor, transmute todas estas energias indesejáveis em Pura Luz.

Nós liberamos as memórias à Pura Luz, assim como elas nos liberam.

ESTAMOS LIVRES! ESTAMOS LIVRES! ESTAMOS LIVRES!

ASSIM ESTÁ FEITO!

6. C. HO’OPONOPONO – NOSSA CONCEPÇÃO (Abortos Espontâneos/Abortos Provocados)

Divino Criador, Pai, Mãe, criança em UM,

Eu, minha família, parentes e ancestrais desejamos fazer um Ho’oponopono entre nós e nossos filhos adotados, filhos substitutos, biológicos, mães, pais, avôs, avós, bisavôs, bisavós e todos os nossos antepassados a partir do momento da nossa concepção até o presente.

Nós incluímos todos os abortos espontâneos e abortos provocados em nossa família e em nossos antepassados e também aqueles relacionados e/ou afiliado com este processo. Nós também incluímos os hospitais, funcionários, rituais, a parte ou as partes responsáveis por abortos provocados ou não, abortos espontâneos, suicídios, infanticídios, os abusos e os endereços onde foram realizados.

Por favor, limpe, purifique, separe, corte, libere e transmute todas as memórias indesejáveis, dolorosas, traumáticas, bloqueios e energias negativas em Pura Luz.

Mesmo amando vocês, queridas memórias, nós a libertamos.

Libertamos todas para a Pura Luz, assim como vocês nos libertam !

ESTAMOS LIVRES! ESTAMOS LIVRES! ESTAMOS LIVRES!

ASSIM ESTÁ FEITO!

6. D. HO’OPONOPONO MAHIKI (Limpeza e liberação das vibrações negativas de pessoas, entidades, átomos e moléculas)

Divino Criador, Pai, Mãe, Criança em UM,

Eu, minha família, parentes e ancestrais desejamos fazer um Ho’oponopono das seguintes propriedades, lojas, pessoas, objetos, transações, átomos e moléculas, famílias, parentes e ancestrais.

Se houver espíritos presos à terra e/ou vibrações negativas dentro ou em torno deles, ou se houver pessoas falecidas que ainda estão presas à terra, nós humildemente pedimos perdão em seus nomes e pedimos a Divindade para que elas sejam limpas, purificadas e liberadas para o caminho da Pura Luz. Elas não mais vão ficar presas à terra. Nós as liberamos para o caminho da Luz Divina, da mesma forma que elas nos liberam.

Nós, incluindo as propriedades, lojas, pessoas, famílias, parentes e ancestrais, objetos, rituais, as transações, os átomos e moléculas…

ESTAMOS TODOS LIVRES! ESTAMOS TODOS LIVRES! ESTAMOS TODOS LIVRES!

ASSIM ESTÁ FEITO!

7. LIBERAÇÃO

Divino Criador, Pai, Mãe, Criança em UM,

Eu, minha família, parentes e ancestrais mentalmente nos desapegamos de todos os envolvidos neste processo de limpeza incessante. Cortamos todos os cordões Aka.

ESTAMOS LIVRES! ESTAMOS LIVRES! ESTAMOS LIVRES!

ASSIM ESTÁ FEITO!

8. PURIFICAÇÃO

Vamos repetir por 7 vezes a seguinte afirmação:

Estamos mentalmente nos banhando do topo da cabeça aos pés com as seguintes cores: Azul índigo, verde esmeralda, Azul Gelo e Branco.

9. TRANSMUTAÇÃO

Deixe a Divina Inteligência aprovar a liberação e transmutação de todas as toxinas e as vibrações negativas em Pura Luz. Deixe a Divina Inteligência manifestar harmonia, amor, sabedoria, ordem, equilíbrio, relacionamentos perfeitos e corretos, idéias, fontes de riqueza, sustento e energias.

Pedimos, humildemente, para sermos cercado por círculos dourados.

ESTAMOS LIVRES! ESTAMOS LIVRES! ESTAMOS LIVRES!

ASSIM ESTÁ FEITO!

10. PETIÇÃO DE ENCERRAMENTO – A PAZ DO “EU”

A PAZ DO “EU”

Que a Paz esteja com você, Toda a Minha Paz,

A Paz que é “Eu”, a Paz que é “Eu Sou”,

A Paz contínua, agora, sempre e eternamente.

A Minha Paz “Eu” dou para você,

A Minha Paz “Eu” deixo com você.

Não a paz mundial, mas, apenas a Minha Paz,

A Paz do “Eu”.

11. RESPIRAÇÃO HA 

  • Inale (Energia Divina), por uma contagem de 7
  • Segure a respiração por uma contagem de 7
  • Exale por uma contagem de 7
  • Segure a respiração por uma contagem de 7

Isto é considerado uma rodada. Faça 7 rodadas.

12. AGRADECIMENTO

Nós agradecemos ao Divino Criador, a nossa família interior – Pai, Mãe e Criança, as Forças Divinas de todos os universos, as Forças Divinas do reino mineral, reino vegetal e reino animal. 

A Fundação do Eu, e todos os Aumakuas, Uhanes e Unihipilis que foram levados para o caminho da Pura Luz. Nós incluímos os seres animados e inanimados, como moedas e seus meios de troca, documentos, cartas, equipamentos, objetos, sons da fala, pensamentos, atos e ações, até mesmo uma célula microscópica ou partícula de poeira que participaram ou foram incluídas nesse processo de limpeza incessante.

Nosso reconhecimento aos Amakuas do Ritmo, Paz, Liberdade Equilíbrio; o Cristo redentor, o Amakua do Brasil, o Rei Kamehameha I (Kah-may-hah mayhah), o Amakua do Havaí, os Amakuas de cada nação da terra, do mundo, dos universos e dos Cosmos que o “EU” possa sempre abençoar todos os envolvidos no processo do Ho’oponopono.

ESTAMOS LIVRES! ESTAMOS LIVRES! ESTAMOS LIVRES!

ASSIM ESTÁ FEITO!

Estamos agora, sempre e eternamente dentro do ABRAÇO DO DIVINO CRIADOR!

Considerações Finais

O Ho’oponopono é uma técnica maravilhosa, poderosa, simples e eficaz. E neste texto agrupei informações que retirei de livros que li, assim como, de artigos diversos e vídeos explicativos, onde aprendi algumas orações e ferramentas.

Para o Ho’oponopono, somos parte do criador, Ele está em Nós, e Nós estamos NEle. Nesse sentido, somos divinos criadores, onde co-criamos a nossa realidade.

Temos, também, o poder de apagar as memórias de dor e sofrimento, para que busquemos o equilíbrio, a paz, a felicidade e o encontro com nossa verdadeira essência. Basta entrarmos na vibração desse entendimento e agir de acordo com as Leis Universais, utilizando técnicas que nos auxiliem nesse processo de cura.

Grata por estar comigo neste processo de autoconhecimento e autocura.

Gratidão! gratidão! Gratidão!

Namastê!

Se podemos aceitar que somos a soma total de todos os pensamentos passados, emoções, palavras e ações, e que nossas vidas e escolhas atuais são coloridas ou sombreadas por esse banco de memórias do passado, então começamos a ver como um processo de corrigir ou definir corretamente pode mudar nossas vidas, nossas famílias e nossa sociedade. (Morrnah Nalamaku Simeona)

Fontes e Referências