o poder da gratidao

Os Benefícios da Gratidão e Dicas de Como Praticar

Gratidão é um sentimento simples, porém extremamente forte a ponto de afetar sua vida de forma positiva. Não é apenas dizer “obrigado”, mas sim valorizar, reconhecer e amar alguma coisa, alguém ou uma situação. Segundo pesquisar científicas, quem pratica gratidão diariamente é mais otimista e é mais satisfeito com a vida.

Significado da palavra “gratidão”

A palavra “gratidão” vem do latim gratia, que significa literalmente graça, favor, e de gratus, onde em sua tradução é agradar ou agradável. Diferentemente, da palavra obrigado, forma de agradecimento, que vem do latim obligatus, particípio do verbo obligare, que significa ligar, amarrar, ou ficar obrigado (como se ficasse devendo algo ao outro).

A palavra gratidão não representa nenhuma obrigação ou dívida, e sim, um profundo sentimento de graça e de reconhecimento de algo agradável ou necessário que lhe foi oferecido.

A referência da palavra “obrigado” não é a entrega, mas a troca; não há gentileza espontânea, mas uma obrigatoriedade de retribuição, como se um dos lados ficasse devedor de algo. Já a palavra “gratidão” traz uma outra visão de mundo, onde a pessoa dá sem esperar nada em troca e sem a obrigação de retribuir.

Ambas as palavras originam-se do latim, mas a  “gratidão” sempre esteve relacionada às culturas Zen Budistas, vinculadas à espiritualidade. Indica a graça em um sentido muito amplo.

A gratidão sempre manteve a ligação com aspectos como a bondade, o retribuir, o dar e receber, o ser gentil e generoso, o partilhar.

E a religião manteve a prática dentro de uma visão mais sagrada por muito tempo, mas, nos últimos anos, popularizou-se, o que para muitos, acabou banalizando a gratidão. Há divergências sobre isso, mas é fato que hoje as redes sociais trouxeram o uso da palavra de forma intensa e, muitas vezes, sem sentido.

Gratidão é festejar, comemorar, lembrar cada momento, cada coisa que você conquistou e as que ainda não conquistou. É celebrar cada pequeno ou grande acontecimento, festejar o que tem, o que você quer ter, o que você quer ser. Resumindo, é festejar a vida.

Assim, ser grato ultrapassa o sentido de simplesmente dizer “obrigado”. É uma forma diferente de vivenciar os momentos e as suas dificuldades, além de saber reconhecer o que já recebeu e o quanto lhe faz bem tudo isso.

A gratidão é, definitivamente, a forma de trazer mais para sua vida. (Marci Shimoff)

Afinal, o que é gratidão?

Gratidão é um sentimento simples, forte e extremamente positivo na vida de qualquer pessoa. É um sentimento de reconhecimento amoroso, generoso e positivo, em relação a alguma coisa,  a alguém ou a uma situação.

A gratidão faz com que a pessoa valorize cada momento com as outras pessoas que ama e cada coisa que possui.

É considerada como uma visão de vida, um excelente meio de procurar combater os problemas que bloqueiam o fluxo universal que leva à felicidade. Nesse contexto, como um processo complexo e profundo, atua como uma ferramenta poderosa para chegar à felicidade.

A gratidão está ligada ao afeto, à amorosidade, ao dar sem receber nada em troca, assim, gera um sentimento de afetuosidade entre as pessoas envolvidas. A virtude e o sentimento de gratidão tem o poder de restaurar e manter a saúde física e mental, reduzindo consideravelmente a presença de sentimentos negativos.

A gratidão elimina os bloqueios que impedem a pessoa de viver a prosperidade e a abundância, favorecendo o fluxo universal. Desse modo, o indivíduo entende que o que tem é suficiente, sendo grato pelo que tem e essa postura abre portais para a abundância e a felicidade.

É importante lembrar que o Universo não julga o pensamento das pessoas, se é bom ou ruim, ele entende a energia vibratória. Assim, quanto mais grato o indivíduo é, sentindo verdadeiramente a gratidão em seu coração, reconhecendo a beleza de cada situação que é apresentada, seja boa ou não tão boa, o Universo reconhece a manifestação disso e lhe presenteia.

Agradecer não só pelos bens materiais e situações agradáveis, pela saúde física e mental, pela família, pelo trabalho, pelo alimento, pelos talentos… agradecer, também, pelos dissabores da vida.

O fato de sentir a gratidão favorece o aumento do fluxo de vibração pessoal e traz, segundo a Lei da Atração, muito mais coisas positivas e benéficas para a vida.

Independentemente da crença da pessoa, ou da ausência dela, o sentimento de gratidão vai existir e agir igualmente no desenvolvimento pessoal e no aspecto vibracional da mesma. Fica mais fácil entender quando compreendermos o que acontece no cérebro ao sentir gratidão e qual a sua força quântica.

É verdadeiro dizer, portanto, que a gratidão possibilita rápidas e positivas mudanças na vida das pessoas que a praticam.

A gratidão é a mais saudável de todas as emoções humanas. Quanto mais você expressar gratidão pelo que tem, mais motivos terá para agradecer. (Zig Ziglar)

como praticar gratidao

Gratidão e Fé

A gratidão, na maioria das vezes, está relacionada à fé, no entanto, apresenta-se de forma diferente entre as religiões. Existem crenças e interpretações diversas do que significa ser grato de acordo com as origens das mesmas, mas praticamente todas falam em gratidão.

Sabe-se que a forma mais conhecida de gratidão está vinculada às religiões orientais, especialmente, da Índia, China e Japão.

Na Índia, as doutrinas que estão mais associadas a esse sentimento é o Budismo e o Hinduísmo, assim como, as práticas de yoga e meditação. E é o Budismo a religião que mais está associada à gratidão, mesmo que tenha vertentes diferentes, com visões não exatamente iguais.

As religiões difundidas no ocidente apresentam, também, a ideia de agradecimento, como sendo um padrão de atitude cristã, vinda dos dogmas dessas religiões que direcionam a gratidão a Deus, independente, das particularidades de cada uma delas.

Nesse contexto, pode-se dizer que, apesar das diferentes origens, a gratidão é a mesma, e todas as religiões concordam no aspecto de que o sentimento da gratidão é fundamental.

A gratidão virá naturalmente quando soubermos utilizar situações ruins para nos tornarmos mais sábios e melhores. (Ajahn Mudito, monge budista)

O que é ser grato?

A palavra gratidão tem sido banalizada, seja no relacionamento pessoal, como nas redes sociais, mas, há algo positivo no fato de se falar e ter mais atenção para essa virtude. Falar e repetir a palavra gratidão pode trazer maior entendimento para a internalização dos sentimentos e das atitudes vinculadas à gratidão. De forma consciente ou não, o indivíduo vai estar praticando a gratidão. Claro, que no início a pessoa vai estar no campo mental, que é o que ocorre em nossa vida em sociedade em nosso cotidiano.

No entanto, ao expandir esse sentimento e toda a vibração energética que o cerca, o corpo por inteiro sentirá a reverberação envolvida no processo, onde o sentir mais puro e verdadeiro é uma consequência.

Ao praticar a gratidão, uma pessoa estará levando outras com quem convive a fazer o mesmo (a ser grato). E, quando isso é propagado através das redes sociais tem uma abrangência enorme, espalhando-se rapidamente. O fenômeno é visto de forma positiva pelos profissionais e estudiosos do assunto.

O ser verdadeiramente grato é reconhecer a maravilhosa bênção da vida. E na conexão com a própria essência, resultado do alinhamento mental, compreender tudo o que a vida traz, seja bom ou não tão bom, mas, que é exatamente aquilo que o indivíduo precisa para viver a sua missão de vida.

É colocar em ação o seu poder pessoal ao reconhecer as bênçãos que lhe foram dadas, conectando-se à força criadora.

Ser grato é olhar para todos os detalhes que a vida lhe apresenta e sentir-se agradecido por exatamente tudo, até pelas situações e momentos difíceis ou não tão bons. É encarar todos os momentos como um aprendizado e questionar o que essa situação pode lhe ensinar. Com certeza, há algum aspecto em nós que podemos aprimorar.

Pode ser que a pessoa não consiga enxergar os pontos positivos em alguma situação difícil para ela, nem ao menos reconhecer os motivos por ser grata, porém, não pode desanimar. É importante exercitar o olhar e o sentir para aceitar e reconhecer as dádivas da vida, que na maioria das vezes, estão ligadas à coisas simples, as quais o indivíduo não percebe e só valoriza quando estão indisponíveis.

Assim, ser grato conecta a pessoa à fonte criadora do Universo, a Deus, ao Divino.

Ser grato é olhar o mundo como um lugar onde podemos dar sem esperar nada em troca e receber sem o peso de nos sentirmos ‘obrigados’ a retribuir. (Gaya Machado)

os beneficios da gratidao

O que acontece no cérebro grato

A neurociência vem estudando e mostrando quais as alterações que ocorrem no cérebro com o sentimento de gratidão.

A revista científica Neurolmage publicou uma pesquisa onde relata que o ato de ser grato produz uma maior atividade entre os neurônios no córtex pré-frontal medial, área que interfere no planejamento, na tomada de decisões e no comportamento social.

Essa atividade maior no córtex pré-frontal ativa a região do núcleo accumbens, que é a principal área responsável pelo sistema de recompensas. Esse sistema de recompensas é um processo que premia a pessoa com uma sensação física e mental de prazer, quando as ações têm êxito.

Trata-se da base neurológica da satisfação e da autoestima. Dessa forma, ao ter um pensamento relacionado à gratidão ocorre a ativação desse setor do cérebro.

Ao sentir gratidão, ocorre a liberação da dopamina, que é um dos neurotransmissores incluídos no processo de recompensa. Como também, eleva o nível de serotonina, o hormônio responsável por regular o humor, o sono, o apetite etc.

Esse processo proporciona ao indivíduo um bem estar imenso por muitas horas. Então, ao praticar o sentimento genuíno da gratidão, a pessoa vivencia altos níveis de emoções positivas, de maior vitalidade, de satisfação e de um bem estar geral em relação à vida.

Fora o sistema de recompensa, a gratidão estimula, também, outras vias neurais, que são as vias cerebrais de liberação de ocitocina, o hormônio produzido no hipotálamo, que estimula o afeto, a amorosidade, trazendo tranquilidade, reduzindo a ansiedade, o medo e a fobia, de forma a conter os estados mentais tóxicos. O hipotálamo faz a ligação do sistema nervoso com o endócrino, através da glândula pituitária, que libera a ocitocina na corrente sanguínea.

Segundo um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH), dos EUA, em 2009, toda vez que o indivíduo sente-se grato por realizar um ato altruísta, o hipotálamo é ativado. Lembre-se que o hipotálamo é a parte do cérebro que regula funções corporais como a temperatura, o sono e o apetite.

Nesse contexto, o sentimento de gratidão coloca uma barreira e afasta as emoções nocivas como a raiva, a tristeza, o medo, a irritação, etc.

Os pesquisadores, concluíram, então, que somando esses mecanismos de produção de dopamina e de ocitocina, o indivíduo consegue reduzir a ansiedade, o medo, as angústias, o sentimento de raiva; e estimula a tranquilidade, a paz interior e o afeto. Sendo assim, essa pessoa que pratica a gratidão diariamente é mais otimista, tem mais vitalidade e é mais satisfeita com a vida.

Os cientistas, ainda, observaram o comportamento dos chamados neurônios-espelho, que simplificando, permitem a simulação interna das ações de outras pessoas, na forma de repetições (por exemplo, sentir vontade de bocejar ao ver outra pessoa bocejando).

Esses neurônios são importantes para a socialização, especialmente, para a empatia. Empatia é a capacidade que o ser humano tem de colocar-se no lugar do outro, permitindo a ativação de circuitos emocionais exatamente iguais aos que estão sendo vivenciados pelo sujeito com o qual há uma interação. E, segundo os estudos feitos, em seu âmago, a empatia é o que permite que a pessoa seja grata a sua própria humanidade.

Para tanto, são bilhões de neurônios fazendo sinapses, em alinhamento e consumindo grandes reservas cerebrais, para completar esse processo. Isso é extremamente bonito!

Tudo o que somos é resultado do que pensamos. (Buda)

Gratidão aos olhos da neurociência

Segundo estudos da neurociência, a felicidade está intimamente ligada à gratidão.

Como já foi mencionado, ao sentir-se grata, a pessoa ativa o sistema de recompensa do cérebro, proporcionando uma sensação de bem estar. O cérebro entende que está ocorrendo alguma coisa positiva ali e libera a dopamina, o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.

A partir daí, emerge uma motivação no indivíduo, que sente-se feliz e realizado. Isso o impulsiona a querer realizar mais, indo atrás de seus sonhos e objetivos.

Nesse sentido, a dopamina é determinante nesse ciclo de realização, onde o sujeito que se sente realizado e feliz vai ter necessidade de buscar outras metas para encontrar essas sensações.

É importante ficar atento ao nível de dopamina no indivíduo, pois quando apresenta-se baixo, pode causar falta de entusiasmo e procrastinação.

O pesquisador Prathik Kini, da Universidade de Indiana (EUA), juntamente com outros colegas, realizaram um estudo onde observaram que, com a frequente prática da gratidão, a função cerebral  de indivíduos com depressão se alterava.

Encontraram evidências de que a gratidão tem a capacidade de induzir mudanças estruturais em determinadas partes do cérebro.

Muitos outros estudos têm mostrado os benefícios do cérebro grato, que possibilita a mudança de atitudes e a inclusão de novos hábitos na vida do indivíduo, no seu dia a dia, podendo promover uma vida mais plena e tranquila.

O exercício da gratidão faz crescer os níveis de emoções positivas, de satisfação e de vitalidade. Faz com que a pessoa queira ajudar outras pessoas, também. E o Universo é muito generoso e retribui sempre alguma boa ação praticada.

Os cientistas sociais descobriram que a maneira mais rápida de se sentir feliz é praticando a gratidão. (Chip Conley)

Algumas conclusões de estudos sobre a gratidão

Segundo os psicólogos e neurocientistas, K. E. Bonnie e Sara Algoe,  a gratidão apresenta uma estreita relação com a viabilização e manutenção dos relacionamentos, justamente, pelas ações de dar e receber envolvidas nessa relação mútua.

O psicólogo e estudioso sobre a gratidão, Robert A. Emmons, professor da Universidade da Califórnia (EUA), comprovou que o sentimento da gratidão apresenta uma conexão com a formação da personalidade moral do indivíduo, capaz de gerar generosidade, gentileza, compaixão, desapego e altruísmo. Concluiu, também, que a gratidão induz à felicidade e que, praticada diariamente, proporciona bem estar geral ao indivíduo.

A gratidão é amor, compaixão, tolerância, e está mais do que claro que bons atos levarão a outros bons atos. E seu exercício promove efeitos bioquímicos para todos, não só pra gente mesmo. (Darrell Champlin, antropólogo americano)

A gratidão do ponto de vista quântico

Somos todos energia, com uma pequena parte apenas matéria, assim, a forma como lidamos com nossas emoções nos leva para diferentes tipos de realidade. E, segundo estudos da Física Quântica, somos co-criadores de nossa realidade (cada pensamento nosso cria a nossa realidade).

Do ponto de vista quântico, todo e qualquer pensamento emite uma onda vibratória elétrica. No momento em que pensamos, os neurônios conectam-se por meio de cargas elétricas que, nesse movimento, geram campos magnéticos. É como se nos comportássemos como antenas de rádio, irradiando sinal eletromagnético em certa vibração e frequência.

Isso comprova o fato de termos a tendência de atrair pessoas que estão na mesma sintonia.

Nessa linha de pensamento, a gratidão evidencia a ação de treinar o corpo a viver no estado de presença. Com também, trabalhar o sentimento de gratidão de forma consciente, produzindo a sensação de prazer e bem estar geral.

No momento em que praticamos a gratidão de maneira sincera e verdadeira, ela vai operar não só em nossa vida, mas como estamos interconectados a todos os seres deste imenso Universo, esse sentimento reverbera no Todo.

Assim, aumentando o  grau de felicidade pessoal nesse processo, é certo que esse sentimento será expandido ao redor.

Ainda nesse contexto, quando estamos cercados por pessoas positivas e otimistas, há uma ativação no cérebro das mesmas redes neurais de positividade. Isso favorece o fortalecimento do novo, da abertura de portais energéticos e de uma nova realidade abundante e saudável.

O neurologista Oliver Sacks escreveu que através da gratidão é possível: “alcançar a sensação de paz dentro de nós mesmos”.

Você cria seu próprio Universo à medida que avança. (Winston Churchill)

A gratidão e as leis universais

Segundo a autora de “O Segredo”, Rhonda Byrne, a gratidão atua através das Leis Universais que governam a vida de todo o Universo.

A Lei da Atração, que controla toda a energia existente no Cosmo, diz que “semelhante atrai semelhante”, desde as células que compõem a estrutura humana até qualquer substância que forma um objeto material.

Em nossa vida, a Lei opera em nossos sentimentos e pensamentos, uma vez que são também energia, assim, o que sentimos e pensamos, atraímos para nós. Por exemplo, uma pessoa que pensa “eu não mereço ter dinheiro”, “eu não consigo arrumar um emprego”, “meu filho só causa problemas”, “eu nunca vou conseguir um bom relacionamento” etc, só vai atrair mais dessas experiências e situações.

Por outro lado, ao pensar em coisas e situações pelas quais você é grato, por exemplo, “eu tenho um ótimo trabalho”, “minha família sempre me apoia”, “eu fiz uma viagem de férias incrível”, “eu tenho ótimos amigos” etc, e sentir verdadeiramente a gratidão, segundo a Lei da Atração, você irá atrair mais dessas coisas para sua vida.

Isso porque já foi comprovado em diversos estudos, que o pensamento apresenta uma força extraordinária. Quando você pensa e sente algo, você gera ondas vibratórias em uma dada frequência. Outra questão, comprovada pela Lei de Newton, é que a cada ação há uma reação com a mesma intensidade no sentido contrário.

Assim, tudo o que você pensa e sente gera uma vibração, que por sua vez, cria um campo de energia. Então, se você está envolto por um campo de energia de mágoa, de tristeza, de rancor etc, é justamente isso que terá de volta. Agora, se você estiver cercado por um campo de energia de alegria, generosidade, amorosidade etc, é o que receberá de volta.

Concluindo, então, os estados mentais que habitam em nós formam um campo de energia vibratória, que enviamos ao Universo e, por sua vez, o Universo devolve mais para nós do mesmo. Então, se estamos sentindo amor e gratidão, mandamos isso ao Universo, que nos devolve mais disso.

Funciona da mesma forma que um metal que é atraído por um ímã. Pode-se dizer, que “a gratidão é magnética e quanto mais gratidão você tiver, mais abundância você magnetizará”. E assim rege a Lei da Atração, uma das  Leis Universais.

Todas as pessoas têm o seu  livre-arbítrio, portanto, têm o poder de serem co-criadores de suas realidades.

A mente grata é aquela que atrai para si as melhores coisas.  (Platão)

Como treinar para exercer a gratidão

A gratidão é desenvolvida apenas por intermédio de uma experiência consciente e é considerada por muitos como uma “virtude moral”, porque trata-se de uma qualidade primorosa que está relacionada ao caráter da pessoa.

A gratidão promove sentimentos positivos fazendo com que o indivíduo enxergue a vida como um desafio que vale a pena ser vivenciado. E, nas relações com o mundo e as pessoas, o sujeito reconhece o valor do que recebeu do outro, o esforço que desprendeu e, possivelmente, vai retribuir e reproduzir o ato, propiciando o bem a outros indivíduos.

Com isso, vem o impulso que faz com que o cérebro recompense a mente através das substâncias internas que agem como psicoativos.

A gratidão é uma decisão!

Dessa forma, o cérebro pode ser treinado para exercer a gratidão, fazendo uso desse mecanismo cada vez mais para reforçá-lo. Esse é o caminho mais fácil e imediato para a felicidade, segundo o monge beneditino David Steindl-Rast, palestrante conhecido, que divulga em seu trabalho os benefícios da gratidão.

A prática diária da gratidão é um dos canais pelos quais a riqueza chegará a você. (Wallace Wattles)

como praticar gratidao

9 benefícios da gratidão

A gratidão é um sentimento e virtude que possibilita a mudança da forma de enxergar o mundo e impactar positivamente na qualidade de vida do indivíduo.

De um modo geral, a gratidão melhora a saúde física pelo fato de colaborar na redução da agressividade, proporcionando um equilíbrio mental. Assim, ser grato traz evidências claras da importância desse papel na busca da felicidade.

Abaixo, seguem alguns destaques desses benefícios:

1. Quanto ao aspecto saúde

  • Favorece a liberação dos neurotransmissores dopamina (ligação com a sensação de prazer e bem estar) e ocitocina (regula várias funções corporais, como sono, apetite e temperatura);
  • Combate a depressão, a ansiedade e estados com alterações de humor;
  • Melhora a autoestima;
  • Apresenta relação com os níveis mais altos de HDL (‘colesterol bom”) e com os menores índices de LDL (“colesterol ruim”);
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora a qualidade do sono e do humor;
  • Reduz dores em geral;
  • Diminui o cansaço;
  • Mantém a pressão arterial mais baixa.

2. Favorece a empatia

Um estudo da Universidade do Kentucky (EUA) revelou que as pessoas mais gratas tendem a ser mais amáveis e compreender mais os outros. Fortalece no indivíduo o sentimento de humildade, respeito, humanidade e afetividade.

Pessoas gratas apreciam e valorizam as conquistas dos outros, livrando-se de sentimentos como a inveja, ciúme e cobiça.

3. Solidifica as amizades

Segundo um estudo publicado na revista científica Journal of Personality and Social Psychology, a gratidão apresenta um importante papel no equilíbrio e harmonia entre os indivíduos, pelo fato de favorecer comportamentos sociais positivos e solidários. Como também, fortalece os relacionamentos de uma forma geral.

4. Fortalece e sedimenta relacionamentos

Além de dar sustentação aos laços fortes de amizades, a gratidão é primordial nas relações amorosas. Ser grato pela relação que tem, traz força e valorização ao relacionamento, onde um retribui o amor, o respeito e admiração pelo outro. É mostrar que são importantes um para o outro.

5. Auxilia nas atividades e relações profissionais

O convívio com pessoas mais positivas, otimistas e de bem com a vida é muito mais tranquilo e agradável. E, também, aos olhos do empregador, o indivíduo que apresenta um perfil com características  de pessoas gratas, pode destacar-se no momento da busca por determinado profissional para certa vaga de emprego.

Isso porque, além da capacidade técnica da pessoa, procuram profissionais que saibam encarar e agir diante das adversidades em uma sociedade complexa, principalmente, que busquem conectar-se aos colegas em um ambiente harmônico de trabalho.

6. Auxilia na construção da resiliência emocional

Ao ser grato diante das dificuldades da vida, expressando uma atitude positiva e de agradecimento, a pessoa fortalece a resiliência. Consegue mudar posturas em sua vida, torna-se mais integrada socialmente e mais saudável também. Emerge a capacidade de renovar-se.

7. Revigora o campo emocional

O sentimento de gratidão é agradável, traz bem estar através da liberação de dopamina e do fortalecimento da imunidade, como também, dá sustentação ao sistema imunológico emocional, de acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Utah (EUA). Isso porque, a pessoa que é mais grata, sente-se fortalecida e é mais otimista, conseguindo encarar as adversidades de forma mais suave, não dando tanta importância a elas, e superando-as mais rapidamente.

As pessoas mais gratas são mais energéticas, mais inteligentes emocionalmente, mais tolerantes, e com menos propensão a terem depressão, ansiedade ou serem solitárias.

Um dos maiores pesquisadores sobre o poder da gratidão, Robert Emmons, observou que ser grato funciona como um antídoto contra a depressão. Isso porque com a prática da gratidão, o cérebro foca em pensamentos positivos, exalando alegria, respeito, amor e perdão.

Uma pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology, em 2003, relatou que a gratidão foi uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento da resiliência em vítimas do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, em Nova York (EUA).

8. Possibilita uma outra forma de enxergar o mundo

O hábito de praticar a gratidão faz o indivíduo refletir mais. É um exercício diário, onde a pessoa vai criar mecanismos para enfrentar as dificuldades de forma mais harmônica. Os sentimentos e pensamentos mais positivos começam a fazer parte do dia a dia, assim, o campo de energia vibracional da pessoa encontrará uma frequência tal onde o Universo ao entender, vai devolver mais do mesmo. Lembre-se, “semelhante atrai semelhante”.

9. Favorece o caminho para a felicidade

Praticar a gratidão gera na pessoa uma sensação de bem estar, de paz, de reconhecimento, de agradecimento, de serenidade, de conexão com as pessoas, com o meio e com o Divino. Denota uma sensação de plenitude total, de leveza ao lidar com as coisas da vida. Isso porque, a pessoa que é mais grata está mais conectada com o momento presente. Com isso, vai enxergar o outro, a realidade que a cerca, o valor de cada ação, situação e de cada pessoa.

Essa abertura para as possibilidades que a vida apresenta, para a abundância que há no Universo, vivendo o  momento presente, em equilíbrio com seu ser, juntamente com o sentimento de leveza, amor e plenitude, é a conexão com a felicidade.

Reconhecer o bem que você já tem em sua vida é a base para alcançar a abundância. (Eckhart Tolle)

O caminho para a gratidão

Desenvolver o sentimento de gratidão – ser grato, e também, adquirir os importantes resultados disso, está relacionado à necessidade da expansão do pensamento para tal.

Segue abaixo algumas ideias e ações importantes para a prática da gratidão, sem uma ordem de execução e aplicação:

  • Observar e analisar tudo o que está acontecendo em sua vida.
  • Fazer uma reflexão.
  • Avaliar sobre o que há de bom, cada coisa pela qual você pode ser grato, não só coisas materiais, mas por circunstâncias e situações pelas quais passa.
  • Esse comportamento positivo direciona para que se torne um hábito.

A gratidão é capaz de neutralizar emoções e sentimentos negativos como inveja, raiva, hostilidade, irritação etc.

Uma dica é fazer uma meditação, com exercícios respiratórios, preparando o cérebro para essa reflexão sobre o ser grato.

  • Visualizar algo que você almeja, antecipadamente, agradecendo antes de obter ou alcançar o que for.

Uma vez que o cérebro não sabe diferenciar o que é real do que é imaginário, a forte e convincente visualização faz com que a mente inconsciente tenha a missão de transformar esse desejo em realidade.

  • Buscar o autoconhecimento.

Mergulhar para dentro de si é uma forma eficaz de conhecer e entender os sentimentos, como a generosidade, o amor, a compaixão, a consideração, a empatia etc. Há uma estreita relação com a gratidão, que envolve o saber dar e receber.

  • Abandonar o hábito de reclamar e de se queixar de qualquer coisa ou situação.

Lembre-se que “reclamar é clamar duas vezes”, ou seja, pedir mais daquilo. Então, para mudar a consciência de sua vida, é importante deixar de reclamar e trazer a positividade no treino diário da gratidão.

  • Exercitar o perdão.

É fundamental saber perdoar e agradecer por cada aprendizado adquirido. Quanto mais você fizer isso, mais paz interior você terá, irradiando boas energias e, consequentemente, atraindo mais energias positivas. Em toda a questão ou pessoa que tiver que ser perdoada, propiciará o desbloqueio de qualquer possível obstrução no fluxo de prosperidade e abundância. É essencial, porém, aprender a perdoar-se e a se amar, para atingir a transmutação necessária para seguir o fluxo natural e universal.

  • Manter o  foco no momento presente.

Ao praticar a gratidão, estabelece-se um estado de presença, agradecendo por todas as conquistas e mostrando-se pronto para receber mais.

  • Praticar a doação em todos os seus âmbitos.

Entender que o Universo é abundante e amigável. Há em abundância para todos, a questão é estar com disponibilidade e respeitando todas as Leis Universais, especialmente, a Lei da Gratidão e Apreço, que possibilitam sentir a gratidão reverberando em todo o seu ser. A gratidão é um sentimento motivador da benevolência, favorecendo a manutenção da estabilidade em uma comunidade fundada na boa vontade.

Quando a pessoa doa com gratidão, frequentemente, coloca-se no fluxo da vida, onde o Universo é abundante, recebendo suas bênçãos.

A gratidão dá sentido para o que passou, traz paz para o agora e cria uma visão sobre o amanhã. (Melody Beattie)

13 sugestões de como praticar a gratidão

Falar sobre gratidão parece ser algo fácil, principalmente, no mundo virtual. No entanto, colocá-la em prática no seu cotidiano, junto às pessoas com as quais convive, requer um pouco mais de treinamento, foco, disciplina e determinação.

Existem vários métodos e práticas para exercitar o comportamento de agradecer, que deve ser um exercício diário, para que na repetição da ação e sentimento positivo, a virtude torne-se um hábito.

É preciso esforçar-se para viver no momento presente, no aqui e agora, que traz maior visão da realidade. Um ponto primordial é a importância de sentir a gratidão expandindo-se em seu coração e reverberando por todo o seu ser. É um desafio lindo de se viver.

Segue uma lista de sugestões e práticas indicadas para o treino e o exercício da gratidão, inserindo-a no seu dia a dia, verdadeiramente:

1. Centenas de motivos para ser grato

Pegue um papel onde você vai escrever, inicialmente, 100 (cem) motivos pelos quais é grato. Sim! É isso mesmo. Comprometa-se com esse exercício e você vai ver como ficará mais fácil o treino de gratidão. Não pule esta etapa, ela é muito importante. Depois, guarde esse papel com carinho, no seu caderno de gratidão.

2. Diário da gratidão

Você vai separar um caderno, onde você vai, diariamente, no começo ou final de seu dia, listar as coisas ou fatos pelas quais sente-se grato (exemplo: pelo ar que respira, pelo banho que tomou, pelo café da manhã, pelo trabalho que tem, pela saúde, pela família etc).

O interessante é determinar-se e estabelecer um número, por exemplo, escrever pelo menos 10 ítens diariamente (aí, você pode acrescentar o quanto quiser, mas é importante ter um número determinado como objetivo para agradecer). Pode ocorrer um cenário desfavorável, com coisas ou situações desagradáveis, onde você deve refletir e agradecer, também, por isso. E questionar-se o que você tem a aprender com o que aconteceu.

3. Viver o dia com positividade – olhar o lado bom da vida

Cultivar diariamente a alegria, o otimismo, o bom humor e a gentileza. É se dispor a focar nas coisas boas e aprender a lidar com qualquer adversidade, sem cair na tristeza e no sofrimento. É ser grato e celebrar o momento presente, pois reduz as emoções negativas. Coloque em seu caderno da gratidão quantas “estrelinhas” forem necessárias para cada situação que você conseguiu encarar de forma positiva. Presenteie-se com isso. Ao final de cada semana, faça uma avaliação e reflexão sobre isso.

4. Caixa de memórias

Você vai separar uma caixa, do tamanho e tipo que quiser, inclusive pode enfeitá-la dando-lhe um toque especial e pessoal. Nela você vai guardar ítens que lhe tragam boas lembranças como cartões, ingressos, fitas, fotos, papel de rascunho, panfletos, guardanapos, tickets de metrô, pequenos objetos etc. Determine-se e separe um dia por semana para visitar essa caixa, de maneira a sentir-se grato e recordar as situações bacanas que viveu.

5. Três melhores momentos do dia

Enquanto se prepara para dormir, ou mesmo tomando banho ou escovando os dentes à noite, pare e pense nos três melhores momentos vividos naquele dia. Foque nos acontecimentos positivos, apenas (exemplo, um encontro com um amigo, um agradecimento do chefe, um sorriso etc).

6. Troque o orgulho pela gratidão

No dia a dia, quando surgir o sentimento de orgulho por ter conseguido algo ou estar de tal jeito, aproveite e substitua esse sentimento pelo da gratidão. Agradeça por ter conseguido tal coisa, por ser afortunado e abençoado por tudo isso (por exemplo, orgulho de ter conseguido uma promoção no trabalho, orgulho por ter emagrecido tantos quilos, por ter comprado um carro novo, por seu filho ter entrado na universidade etc – sinta-se grato!).

7. Comemore as suas conquistas

Procure sempre comemorar diversas coisas que vão lhe impulsionar a ir adiante, a criar mecanismos de agir com gentileza,  amorosidade, respeito e altruísmo. Comemore, por exemplo, ao atingir uma meta, ao comprar algo que queria, a visita inesperada de um amigo que não via há tempos, a compra de um bem material, o aniversário de namoro ou casamento, o término de um projeto etc. Celebre as pequenas conquistas do dia a dia.

8. Seja grato pelo que ainda não tem

Isso mesmo. Tenha o hábito de agradecer diariamente por coisas que quer e ainda não obteve (pode inclusive escrever no seu caderno de gratidão). Você vai enviar uma mensagem poderosa ao Universo, de que já tem aquilo e é grato por isso agora. Faça dessa postura um hábito.

9. Lista das coisas das quais você está disposto a doar – desapegar

Escreva uma lista de coisas que você vai doar, como roupas, calçados, livros, objetos de decoração etc. Seja um doador alegre, positivo, solidário e você vai perceber o quanto essa atitude será um sinal enviado ao Universo, de que há espaço para o novo.

10. Contemplação de objetos e lugares

Um outro exercício é a contemplação de objetos e lugares pelos quais você sente gratidão, pode ser na sua casa, trabalho ou local público. Procure mostrar a um amigo ou familiar, para compartilhar esse comportamento e aproveitar esse momento e refletir sobre isso. Por exemplo: coleção de livros e músicas, álbuns de fotos, DVDs de filmes favoritos, coleção de cartões de festividades, a horta que você mesmo fez em casa etc.

11. Reconheça um pensamento ingrato e o substitua por um pensamento de gratidão 

Trazer em todos os momentos a  positividade e a alegria pela vida. Quando ocorrer um pensamento não grato ou negativo, transmute imediatamente, substituindo-o por um pensamento de gratidão. Inclusive, porque o pensamento virá sempre acompanhado de sentimentos. Por exemplo: “Meu marido esqueceu o nosso aniversário de casamento.” Substitua-o por algo como: “Meu marido é sempre prestativo.” E assim por diante.

12. Expresse gratidão diretamente à pessoa

É a ação de expressar gratidão, diretamente, a uma pessoa por meio de carta, telefone ou pessoalmente. Se escrever uma carta (“a carta da gratidão”) escreva todos os detalhes pelos quais é grato a essa pessoa etc. Seja sincero e expresse todo o seu sentimento de gratidão. O benefício é enorme para as duas partes, segundo estudos do psicólogo e pesquisador Robert Emmons.

13. Exercício respiratório de ativação da gratidão

Concentre a gratidão na respiração. Procure um local e momento em que esteja tranquilo, sem ocupação, para estar focado no exercício. Desacelere um pouco o ritmo e foque sua atenção na respiração. Observe e perceba quanto de esforço você faz para respirar. Você não precisa fazer esforço para respirar, pois respirar é algo natural e automático. Continue respirando normalmente. Inspire e, ao soltar o ar na expiração, você vai emitir a palavra “gratidão”. E repita pelo menos três vezes (“gratidão.. gratidão… gratidão”). Gratidão por respirar, gratidão pela vida!

Lembre-se que, segundo a Lei da Atração, tudo o que você agradece verdadeiramente, sentindo no coração a gratidão, retorna a você na mesma intensidade, obtendo mais do mesmo.

No entanto, no caminho a ser percorrido aqui, lutas e desafios se farão presentes. E, ao entendermos e sermos gratos por tudo, por nossas vidas e experiências, chegamos à compreensão de que essas dificuldades são oportunidades de crescimento e de evolução.

A gratidão é uma luz que nos faz enxergar a beleza da vida e nos conecta à fonte criadora do Universo.

Devemos ser gratos a todos aqueles que nos fazem felizes; eles são os jardineiros responsáveis por fazerem a nossa alma florescer. (Marcel Proust)

Se é nova para você a ideia de que a gratidão coloca sua mente em maior harmonia com as energias criativas do Universo, pense bem nisso, e você verá que é verdade. (Wallace Wattles)

Podemos sempre escolher sermos gratos, não importa o que aconteça. (Dieter F. Uchtdorf)

Fontes e Referências